terça-feira, 11 de julho de 2017

BMW e Harley-Davidson lideram as vendas de motos de viagem de média e alta cilindrada no Brasil

Fabricante alemã e americana na frente das japonesas... 

No que tange as vendas de motos acima de 500cc, modelos touring, custom e big trails, as fabricantes BMW e Harley-Davidson disparam na liderança de vendas no primeiro semestre de 2017. 
Num mercado onde a japonesa Honda lidera em absoluto nas vendas gerais (com quase 80%), é louvável que outras fabricantes consigam abocanhar ao menos aquelas motos que mais gostamos de usar para viajar. 
No primeiro trimestre de 2017, no segmento das Big Trails, a BMW vendeu mais de 1850 unidades dos modelos R1200GS e F800GS. Já a Harley-Davidson, comercializou nos segmentos Custom e Touring mais de 2070 unidades dos seus modelos. 

 A inglesa Triumph, com a Tiger 800, no segmento das Big Trails ocupa a segunda colocação em vendas, com 861 unidades. O que é exclusividade do mercado brasileiro, visto que na Europa, continente de origem da fabricante, as vendas dos seus modelos da família Tiger não chegam perto, como no Brasil, aos modelos da família GS da fabricante alemã. E as colocações entre o segundo e quinto lugares se pulverizam com modelos das fabricantes japonesas, como a Africa Twin, V-Strom, Versys, etc. No Brasil, devido ao bom marketing e certamente outros fatores, como o preço dos modelos concorrentes, a Triumph consegue ocupar uma posição de bastante destaque em vendas. 
Já a americana Indian Motorcycles, concorrente direta da Harley-Davidson, está longe, mas muito longe mesmo, de incomodar nas vendas. Dos cinco modelos custom mais vendidos no país, 4 são da Harley e o quinto é da Kawasaki (Vulcan S). Já no segmento das motos 'Touring', as quatro primeiras posições em vendas também são da Harley e a quinta mais vendida da Indian, com apenas 23 unidades comercializadas (Roadmaster). 
A Suzuki que há poucos anos emplacava bastante seu tão querido modelo V-Strom, atualmente, mesmo com as renovações do modelo, não consta vendas nas primeiras cinco posições, em qualquer que seja a categoria de motos. Aliás, a fabricante no geral, detém menos de 1% do mercado, bem atrás da Shineray que tem quase 2% . Talvez por isso que seu representante no Brasil, a J. Toledo, tenha há alguns meses iniciado a venda de modelos chineses e taiwaneses nas concessionárias da Suzuki e interrompido as vendas de mais de uma dezena de motos da própria Suzuki. 
No geral, das 10 motos mais vendidas no país, 9 são da Honda. E 10 entre as 10 mais vendidas são de até 300cc. 
Todos os dados acima se referem as vendas do primeiro semestre de 2017, com dados divulgados pela Fenabrave. 

Fonte: RockRiders.com.br, com dados da Fenabrave. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário