quarta-feira, 12 de julho de 2017

Opinião de Primeira - AS PESQUISAS NÃO MUDAM E OS NOMES, ATÉ AGORA, TAMBÉM NÃO!

As pesquisas para o governo continuam pululando em todo o Estado. Os mesmos nomes têm aparecido entre os primeiros: Maurão de Carvalho, Ivo Cassol, Acir Gurgacz e Expedito Júnior estão em todas. O presidente da Assembleia, nome do PMDB à sucessão de Confúcio Moura, tem aparecido bem em todas as regiões e já se pode afirmar com segurança que é um nome consolidado entre os pré candidatos para 2018. Ivo Cassol é uma espécie de fenômeno da política de Rondônia. Mesmo com tudo o que enfrentou, mesmo com sérios problemas que teve com a Justiça (incluindo condenações das mais injustas) e ainda com um grupo opositor muito forte, é ele quem aparece liderando em várias regiões, revezando-se com Maurão, que lidera em outras. Acir ainda aparece numa posição secundária, mas é um nome muito forte, com uma estrutura enorme e pode sim, chegar lá. Outro pré candidato, nesse momento contexto de grandeza política, é Expedito Júnior. Ele deve disputar vaga ao Senado e, se a eleição fosse hoje, já poderia mandar fazer o terno da posse, porque uma das vagas seria sua. Confúcio Moura e Valdir Raupp vão concorrer também. Confúcio ainda não confirmou, mas Raupp está sempre em campanha. Marcos Rogério, do DEM, deve disputar o Senado também. Por enquanto, o quadro é esse...

Há menos de um ano e meio para a eleição, há muita água ainda a correr embaixo da ponte. Até porque, mais à frente, vão surgir nomes que até agora nunca fizeram parte do rol da política tradicional do Estado. Dois deles, ao menos, já estariam arregaçando as mangas, chamados por importantes segmentos da sociedade, para que entrem na disputa. Um deles é o desembargador Gilberto Barbosa, do Tribunal de Justiça do Estado, personagem que se torna comum em citações sobre futuras candidaturas. Na mesma situação que ele, está o promotor Héverton Aguiar, um dos mais destacados do Ministério Público rondoniense. Ambos se aposentam de suas funções públicas em dezembro e a partir de janeiro do ano que vem, se quiserem (e parece que querem!), poderão entrar sim no jogo, como novidades para o eleitor, que, aliás, está ávido por elas. Da “velha guarda”, surge ainda a possibilidade de que o ex prefeito de Ariquemes, ex deputado estadual; ex deputado federal e ex Senador, o hoje vereador Ernandes Amorim seja candidato ao Governo. Ele mesmo confirmou isso em entrevista ao site Rondônia Dinâmica, recentemente. Só que para concorrer, ele terá que trocar de partido. No PTB de Nilton Capixaba, onde está hoje, Amorim não tem chance de ser indicado...

EDGAR É O PREFEITO!
Não houve solenidade, nem discurso, nem apertos de mão ou troca de assinaturas. O titular saiu, o suplente entrou. Foi assim que Porto Velho ganhou, por menos de um mês, seu novo Prefeito.  Edgar Tonial, conhecido como Edgar do Boi, vice prefeito da cidade, assumiu o comando com a viagem ao exterior do prefeito Hildon Chaves, que não tirou férias, apenas pediu afastamento para tratar de assuntos particulares, numa estratégia muito tucana de explicar as coisas. A posse de Edgar não ocorreria, se dependesse do Prefeito titular. Há alguns dias, houve um acordo, inclusive com o OK do próprio Edgar, que quem assumiria a Prefeitura na ausência do prefeito titular, seria o jovem Maurício Carvalho, presidente da Câmara Municipal. Menos de 48 horas depois do acerto, Edgar voltou atrás e decidiu que ele iria assumir sim. Enfim, foi o que ocorreu. O Prefeito titular esperava que Edgar não assumisse até que fossem esclarecidas as denúncias da Operação Lava Jato, contra seu vice. Como não tem impedimento legal e sequer houve até agora qualquer denúncia formal contra ele, o vice achou que deveria assumir o posto. É o prefeito interino, então, durante a viagem de Hildon aos Estados Unidos e à França.

COVARDIA DE SAIAS
A palhaçada protagonizada nesta terça no Senado, por senadoras do PT e outros partidos aliados (as mesmas que estiveram juntas ou se omitiram na mais incrível roubalheira já perpetrada contra os cofres públicos do país em toda a sua História), tentando se dizerem defensoras da população, é mais um ato triste e lastimável nesse país onde as leis só são feitas para alguns. Todas deveriam ser punidas, por desrespeito não só aos demais pares, mas também ao próprio mandato, querendo impor regras ideológicas e partidárias a um Poder que deveria ser independente e da qual elas fazem parte. É essa gente, só que agora de saias, que destruiu o Brasil, que quer voltar a fazê-lo, mantendo seus tentáculos sobre leis que beneficiam bandidos; que obriga crianças de seis anos a aprenderem sexo na sala de aula; que ensina sobre como tomar conta do dinheiro público para impor sua vontade, comprando votos para fazer de conta que compactua com a democracia. Tivesse um pingo de seriedade essa terra, todas elas seriam denunciadas por falta de decoro parlamentar e assim seriam julgadas. Além disso, sublinhe-se, é a mais pura covardia, usar o fato de serem mulheres, que sabiam, não seriam contestadas e nem tiradas à força, para obrigar aos demais pares a se curvarem ante elas e suas teorias  antipatrióticas. Pobres de nós!

O POVÃO ATACA
O povo não suporta mais. E está reagindo. Como não se mexe nas leis produzidas  para proteger bandido, a população está tomando nas suas mãos, lamentavelmente, a decisão de punir os criminosos. Só para ser ideia da situação, num só dia, em Porto Velho, com diferença de poucas horas, três bandidos foram atacados e só não morreram porque a polícia apareceu e salvou a pele deles. Num caso, dois criminosos assaltaram uma pessoa e fugiram na contramão pela BR 364. Foram perseguidos, bateram numa outra moto e ainda foram atropelados por um motorista que os perseguia. Ficaram feridos e só não foram linchados porque, outra vez, foi a polícia, que não estava por perto para salvar as vítimas deles, quem salvou a pele dos bandidões. No Orgulho do Madeira, onde o crime toma conta dos prédios, um daqueles presos com tornozeleira eletrônica, que roubou uma TV de uma vizinha, teve seu apartamento invadido e foi surrado, com socos e pontapés, por vários moradores. Ladrão contumaz, solto por essa legislação que deveria envergonhar nossas autoridades, mas que muitas delas defendem com unhas e dentes, o bandido foi preso de novo. Em poucas horas, estará livre novamente. 

LULA E AÉCIO SÃO IGUAIS
Se dependesse apenas da ala mais jovem (até nem mais tão jovem) dos tucanos, como a deputada federal rondoniense Mariana Carvalho, o PSDB já teria desembarcado do governo há muito tempo. Outro jovem deputado da bancada federal, Expedito Neto, do PSD, partido da base governista, já quebrou o pau com seu partido e avisou que não fica ao lado de Temer de jeito nenhum. Mas, no tucanato, quem manda é a turma peso pesada, que segue à risca a principal lei do partido: ficar em cima do muro. Nessa semana, depois de fazer um alarde de que o partido deixaria o ainda Presidente Temer pendurado no pincel, a cúpula tomou uma nova decisão: não iria decidir nada. Mesmo depois de quase quatro horas de reunião, que acabou não só em pizza, como quase numa pizzaria. Os jovens tucanos querem marcar posição fora do governo, para que, quando Temer cair (e vai cair!), eles esteja bem distantes do foco da queda. Já a turma mais velha, quer tirar todo o proveito do governo até o último momento, como, aliás, é típico dos tucanos. O partido, aliás, mantém silêncio total sobre Aécio Neves. Como se ele fosse um santo. O PSDB perdeu a moral para denunciar Lula, se tem um igual a ele, da sua porta para dentro!

“QUE SE FAÇA A LUZ!”
Ficará só no projeto, como os eternos viadutos inacabados da Campos Sales, sobre a BR 364? O otimismo com que foi apresentado o projeto de iluminação (no sistema LED, com postes modernos e sem risco de roubo de fios, como têm ocorrido seguidamente) da BR 364, desde o rio Candeias até a Unir, indica o contrário. Num encontro com o deputado Luiz Cláudio; com o deputado estadual Ribamar Araújo e com o vereador Bengala, todos do PR, além do superintendente do Dnit no Estado, Sérgio Mamede, o prefeito Hildon Chaves anunciou a novidade, essa semana. A intenção é de que, até o final do ano, conforme o próprio Luiz Cláudio, que conseguiu os recursos (já liberados), de mais de 9 milhões e 700 mil reais para a obra, tudo esteja funcionando, acabando de vez com a escuridão que predomina em todo o trecho da rodovia, que atravessa a área urbana da Capital. No encontro, Hildon Chaves agradeceu a Luiz Cláudio e aos demais membros do PR pelo apoio que estão dando à Porto Velho e disse que está fazendo uma gestão suprapartidária, preocupada unicamente em unir esforços para melhorar a vida da população da  cidade. Hildon está saindo melhor que a encomenda, tanto como administrador quanto como político. Vai longe...

SEM FRONTEIRAS EM RONDÔNIA
São 40 dentistas e 10 estudantes de Odontologia. A equipe do programa internacional “Médicos Sem Fronteira”, está em Rondônia desde o início do mês, atuando em várias regiões de difícil acesso e onde normalmente não há atendimento algum. Os trabalhos foram direcionados para ribeirinhos e áreas indígenas e prosseguem até a terceira semana deste julho. Um dos momentos que mais emocionou a todos os membros da troupe, habituados a realizar serviços sociais em várias partes do país e do mundo, foi a visita feita às aldeias das  etnias Uru Eu Wau Wau e Paiter Surui, no interior de Rondônia. Ali, foram atendidos dezenas de índios, pré selecionados para o trabalho dos membros da equipe. Na segunda fase do trabalho social, que começou na última segunda-feira, o grupo está prestando serviços de atendimento às populações ribeirinhas de vários distritos da Capital. O esforço se soma a outras iniciativas – como o Barco Hospital do Governo do Estado – que vai às regiões mais distantes, para levar um pouco de saúde e cidadania aos rondonienses que vivem tão longe das zonas urbanas das cidades.

PERGUNTINHA
Qual o seu sentimento ao assistir as lamentáveis cenas de um grupo de mulheres, eleitas democraticamente, tentando na marra impedir a votação de leis importantes, que estavam na pauta do Senado?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires - Porto Velho/RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário