sábado, 8 de julho de 2017

Opinião de Primeira - SAPARIA SEM FIM: DEU ZEBRA ATÉ NA LOCOMOTIVA DO ESPAÇO ALTERNATIVO

Continua a sina da saparia (o coletivo de sapos) no Espaço Alternativo. Uma obra grandiosa, que mesmo sem estar concluída até hoje, mesmo depois de iniciada há vários anos, amada pelo porto velhense, parece que sofre da Síndrome da Azar, porque a cada dia, por ali, surge um novo problema, um novo obstáculo, uma pá de cal no sonho de que ela seja concluída. Primeiro foi a interrupção por suspeita de superfaturamento, desvios e outras acusações, até hoje não comprovadas, já que ninguém foi condenado por qualquer ilegalidade. Pode até ter havido, mas a única punição até agora só foi dada à comunidade, que nunca vê uma obra de tal vulto, paga com seu dinheiro, ser entregue. E completa. Foram paralisações em cima de paralisações, problemas sobre problemas, promessas de que o Espaço seria entregue em uma data, depois noutra, depois numa quarta, numa quinta, enfim... Claro que nada foi cumprido. Agora, quando parecia que as coisas andariam em paz e que estaria toda a estrutura ficaria pronta até dezembro, aparece mais uma daquelas trapalhadas que não se sabe a quem culpar, para trazer novo risco de atraso. Até porque, é bom que se diga, assim como a população quer ver o Espaço Alternativo pronto logo, há forças muito importantes, em todos os poderes e também em várias instituições, fazendo todos os esforços para que ela nunca chegue ao fim. Todos sabem a quem se está referindo.

Logo depois de comemorações de pelo menos uma ação simpatia do Iphan, o instituto histórico que só vive para si mesmo e não para a coletividade, que até que um dia se integrou a Porto Velho e autorizou a transferência de uma locomotiva da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, para integrar a estrutura do Espaço, deu zebra de novo! É que a tal locomotiva, que para lá foi levada antes do amanhecer da última quarta-feira, não é a que deveria ter sido tirada da EFMM. Pois não é que a turma do DER levou a locomotiva errada? Levou sim. A autorização do Iphan era para colocar no Espaço uma máquina que está jogada a mais de sete quilômetros do centro da cidade. Um engenheiro da Associação dos Ferroviários, que acompanhou todo o trabalho e inclusive teria intermediado o apoio do Iphan, para liberar a máquina, foi quem a apontou ao pessoal do DER. Eles foram ao local, muito mais próximo à cidade e ergueram a locomotiva errada, que foi transportada, até com alguma dificuldade, ao local onde ficará exposta. Até essa sexta, Iphan, DER e o grupo dos ferroviários que apoiam a ida da locomotiva histórica para o Espaço Alternativo, estavam em constante contato, tentando achar um denominador comum para o problema. É má vontade demais! É sapo enterrado demais!!!.

UM DIA HISTÓRICO
A notícia foi dada com exclusividade pela jornalista Édina Silva, do site TV do Povo, que sucedeu o antigo TVJornet. No dia 1º de agosto, uma data abençoada, que entrará para a história de Rondônia, começará a funcionar oficialmente o novo Hospital do Câncer de Porto Velho. A informação foi confirmada pelo diretor geral do HC, Henrique Prata, uma personalidade a quem toda a população rondoniense sempre reverenciará, certamente. O novo hospital, construído totalmente apenas com  doações (nessa semana, um dos seus benfeitores, o rei do aço do país, Jorge Gerdau Johannpeter, do Grupo Gerdau, visitou a fase final das obras, em Porto Velho, acompanhado por Prata, pelo vice governador Daniel Pereira; pelo secretário Williames Pimentel e pela deputada Marinha Raupp), vai dar tratamento inicial a 10 mil doentes. Apenas dois mil dos tratamentos continuarão sendo feitos na estrutura de Barretos, já que são casos mais complexos. Henrique Prata confirmou a inauguração e sintetizou numa frase, o grande benefício para tanta gente:”agora, todos serão tratados perto de casa!”

ESCOLAS, NÃO PRESÍDIOS....
Tem armas de brinquedo, mas iguais às de verdade. Tem soco inglês. Tem cachimbo para fumar crack e vários outros tipos de drogas, escondidas dentro de latinhas e em outros locais.  Canivetes, facas, facões e até aquele conjunto de armas brancas, comprados pela internet, também têm. Ah, não falta também celular roubado. Tudo isso foi encontrado nos presídios, após revista às celas? Nada disso. O arsenal, drogas e outros materiais para prática de crimes e para as constantes brigas, foram descobertas pela Patrulha Escolar da Polícia Militar...nas escolas de Porto Velho. Foram quase 1.500 ações em 56 escolas da Capital. Tudo isso apenas entre os meses de fevereiro e junho deste ano. Não fosse a ação rápida (há um grupo de watts app onde os diretores podem chamar diretamente os PMs da Patrulha), a violência teria estourado em vários educandários. A Patrulha Escolar merece aplausos. Agora só falta mudar as leis, para punir com rigor esses bandidos, muitos deles “dimenor”,  que vão às escolas e ao redor delas para prática de crimes...

DUPLA NACIONALIDADE
O Brasil está prestes a ter seu terceiro Presidente da República em menos de um ano e meio. São poucos, hoje, os que imaginam que Michel Temer suportará a pressão e que será protegido por um congresso que já está tão vulnerável, que não quer dar aval a quem está com um dos menores índices de popularidade, desde que a democracia voltou ao país. Se não acontecer alguma espécie de milagre, para salvar a pele de Temer, em breve deverá ocupar sua cadeira o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que tem dupla nacionalidade. Nasceu em Santiago do Chile, quando seus pais estavam exilados, mas também é brasileiro, porque foi registrado na Embaixada do nosso país. Tem, portanto, o direito de assumir, por ser considerado brasileiro nato. Com o PSDB caindo fora do barco que está afundando, Temer tende a ficar solitário, pendurado no pincel. Não vai durar muito.

CÉSAR CASSOL E O CALCÁRIO
O calcário é vital para a melhoria da produção no campo. Fonte de magnésio, cálcio e outros nutrientes, é ele que dá qualidade ao solo, revitalizando as lavouras e ajudando o agronegócio a se expandir. Mas não é só aí que o calcário é fundamental. Ele pode ser usado para melhorar a qualidade do PH da água, na criação de peixes, setor em que Rondônia se transformou no número 1 em todo o país. Na iniciativa privada, o grande destaque para a produção de calcário é a empresa liderada por César Cassol, com visão de futuro, empreendedor, de uma família de pioneiros, que investiu e criou  uma usina de calcário, em Parecis, interior do Estado. Com uma produção diária de três mil toneladas, a usina, inaugurada em 2015, faz uma parceria de grande sucesso com os produtores rurais. Atende a demanda do Estado e outras regiões próximas, com um insumo que qualifica a produção, a preços acessíveis e que ajuda, em muito, a expansão qualificada do agronegócio. César, como sempre fez, está dando importante contribuição para que Rondônia continue a crescer.

O CINQUENTENÁRIO DO RONDON
Uma solenidade especial marcou os 50 anos do Projeto Rondon aqui no Estado. A festa, com a presença de mais de 300 universitários, que vieram para atendimento às comunidades mais carentes, como os pioneiros do projeto o fizeram desde 1967, quando ele iniciou, foi prestigiada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, que permaneceu dois dias em Porto Velho. A Operação chamada de “Rondônia Cinquentenário”,  será desencadeada em 15 cidades, durante 12 dias. O trabalho de assistência às famílias que vivem na floresta, em áreas mais distantes e mais pobres, normalmente sem apoio algum, começa nesse domingo, dia 9 e vai até o dia 23. Dezenas de participantes do Projeto Rondon, no final da década de 60 e início das de 70 e 80, vieram para participar da ação social e acabaram se apaixonando pela terra e ficando por aqui mesmo. Vamos ver quantos dos mais de 300 participantes desse ano acabarão seguindo o mesmo caminho! O projeto Rondon já atendeu mais de 2 milhões de pessoas e teve a participação direta de mais de 21 mil  universitários, vindos de todas as regiões do Brasil.

MÉDICOS ABREM A BOCA
 Ao contrário dos médicos rondonienses, cuja associação (Cremero), raramente se pronuncia, nem quando para defender seus associados, no Rio Grande do Sul, o Conselho Regional de Medicina é atuante e não lava as mãos em nenhuma situação que envolve os direitos dos médicos e da população. Por exemplo: uma campanha lançada pela entidade gaúcha, com o slogan “A Verdade Faz Bem à Saúde!”, ataca duramente o atendimento a detentos em postos de saúde ou clínicas públicas, seja em que circunstâncias forem. A alegação é óbvia: o grande risco que correm não só os profissionais de saúde, como o povo em geral, que vai aos mesmos postos onde bandidos perigosos são atendidos, ficando à mercê deles. Já houve mais de um caso de morte de médico, assassinado por criminosos, durante esses atendimentos. O sindicato médico gaúcho diz que muitos profissionais da saúde pública saem de manhã de suas casas, sem saber se voltarão. Aqui em Rondônia, o Cremero não abre a boca, ao menos publicamente, sobre o assunto. Já a OAB corre para publicar notas de apoios aos direitos humanos dos bandidos, porque os coitadinhos ficam algemados ou acorrentados durante os atendimentos.

PERGUNTINHA
Você concorda ou vaiaria o Presidente Michel Temer, por sua afirmação, em viagem à Europa, de que o Brasil não está vivendo nenhuma crise nem econômica e nem política?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires - Porto Velho/RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário