A maquiagem certa ajuda a destacar os pontos fortes do rosto e disfarçar os defeitinhos. Saiba mais e acerte no make!
Um bom make-up é a maneira perfeita de deixar toda mulher muito mais bonita. Afinal, sua função é justamente acentuar os pontos fortes de cada rosto e disfarçar o que incomoda na aparência. Usando truques fáceis, é possível conseguir um visual impecável.
Para começar, a pele deve estar totalmente limpa e hidratada (o protetor solar também deve ser passado nessa etapa). Depois, é a vez do corretivo, que tem como objetivo esconder espinhas, machas e olheiras. Escolha uma base de boa qualidade e cobertura e espalhe bem para que não haja concentração do produto em determinadas partes do rosto. Finalize com o p´[o compacto e aplique o blush.
Com a pele pronta, você já pode investir nos olhos (lápis, sombra, delineador, máscara para cílios) e lápis (batom e gloss), com as cores e estilo que combinam com sua pele e gosto.
DISFARÇANDO AS ESPINHAS
Quem sofre com acne ou eventuais espinhas pode usar a maquiagem para disfarçar o problema (lembre-se de sempre usar produtos que não obstruam os poros - os não comedogênicos. Senão, a situação pode piorar).
De acordo com a especialista em make do i9 Hair, Claudia Soares, o uso de um pincel fino ou de uma haste flexível é essencial para aplicar o corretivo (que deve ser da cor da pele). O ideal é optar pelos pastosos, que garantem uma cobertura maior.
"Depois de aplicar o corretivo com o pincel, basta dar leves batidinhas com a ponta dos dedos em volta da espinha para não deixar marcado e, logo em seguida, aplicar a base, também com leves batidinhas. Para finalizar, é preciso aplicar o pós", ensina Cláudia , que complementa: "Já as espinhas inflamadas pedem corretivos verdes, que têm como função neutralizar a vermelhidão".
REFORÇO NOS OLHOS
Para quem deseja um olhar marcante, os cílios postiços são perfeitos. "Eles são poderosos, e existem em diversos tamanhos, volumes e até cores, fazendo com que o make-up fique ainda mais personalizado", explica a maquiadora e designer de sobrancelhas Ana Paula Basílio.
A especialista destaca ainda que o importante é sempre adequar o tamanho da base dos cílios, que será aplicada na pálpebra, ao formato dos olhos e também ao tamanho dos fios, de acordo com o efeito desejado para o olhar.
Para não haver erros na aplicação e garantir um resultado magnifico, é preciso, primeiro, colocar um pouco de cola (específica para cílios) no dorso da mão e depois aplicá-la na raiz dos cílios postiços. Após esse processo, é fundamental aguardar a cola secar por cerca de 20 segundos antes de aplicar o cílio na pálpebra.
Depois é preciso deixá-los secar por alguns segundos e aplicar o rímel, unindo os cílios naturais aos postiços, além de garantir mais volume e naturalidade ao olhar.
BB, CC OU DD CREAM?
Em se tratando de cosméticos, a nova febre do momento são os BB (blemish falm) creams, que evoluíram para os CC (color control) creams, até chegarem aos DD (daily defense) creams.
"É preciso conhecer um pouco os três produtos. Eles não são a mesma coisa. Cada um tem uma função e uma área específica do corpo onde deve ser aplicado. É indicado procurar um especialista para que ele identifique qual o seu tipo de pele e, assim, o produto recomendado para ela", explica Dra. Cristiane Dal Magro, dermatologista de Brasília.
Hidratação da pele, proteção solar, primer, anti-idade e clareamento são algumas das funções que esses cosméticos carregam. Além, é claro, de funcionarem como base para receber a maquiagem. Dra. Cristiane ainda vê outras vantagens nos multi cosméticos, mas com ressalvas: "Esses produtos agem como grandes aliados para pessoas que não costumam ter nenhum cuidado com a pele e precisam começar por algo. São práticos, pelo fato de se usar um único produto para várias funções, mas, na maioria das vezes, insuficientes quando o objetivo á alcançar algum resultado terapêutico", finaliza.
FIQUE SEMPRE LINDA
Já os estilos de corte estão democráticos. Segundo o hairstylist do Yushô Hair Spa e Estética, de São Paulo, Marcel Miyata, "o comprimento vai do médio ao longo com a base mais reta com pontas repicadas, e as franjas aparecem maiores, predominando o já famoso 'franjão'".
Fonte: Revista Ponto de Encontro - março - 2014