O fusível protege a moto de curto circuito e sobrecargas elétricas que podem ocorrer por vários motivos, entre eles a bateria mau fixada
E tal problema é percebido nas piores condições: quando a moto para totalmente por falta de energia.
Não pode ficar solta
Muitas vezes a moto "avisa antes" e o primeiro sinal são falhas aleatórias. A moto falha como se faltasse combustível ou as luzes do painel se apagam.
Outro sintoma (e o mais complicado) é o motor apagar junto com a parte elétrica, mesmo girando a chave não há qualquer sinal. Buzina, seta, farol… Nada funciona, literalmente a moto morreu.
O primeiro cuidado é verificar a caixa de fusível. Comece olhando o principal, geralmente de 20 amperes, se estiver queimado (com o filamento rompido) é sinal de carga em excesso, mau contato ou curto circuito.
Verifique os contatos dos polos da bateria. Chamados de bornes exigem uma fixação sem folgas para evitar o mau contato e a passagem irregular da corrente. Caso estejam soltos, basta apertar os parafusos. Claro, fixe a bateria que não pode ficar balançando. Depois, se você tiver um fusível de reserva, basta fazer a troca e ligar a moto.
Ah, não deixe de comprar um novo fusível e deixar no local adequado ou junto com as ferramentas, boa viagem!!!
Fonte: Revista Duas Rodas.
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