quarta-feira, 21 de junho de 2023

NÃO FIQUE NA ESTRADA!

 

O fusível protege a moto de curto circuito e sobrecargas elétricas que podem ocorrer por vários motivos, entre eles a bateria mau fixada



A bateria é um dos componentes fundamentais da sua moto. Ela garante a energia necessária para ligar o motor, o funcionamento dos acessórios e a parte eletrônica.
A maioria das pessoas se preocupa apenas com a carga da bateria, porém ela pode apresentar problemas mesmo quando totalmente carregada e em perfeitas condições.

E tal problema é percebido nas piores condições: quando a moto para totalmente por falta de energia. 

Não pode ficar solta

Muitas vezes a moto "avisa antes"  e o primeiro sinal são falhas aleatórias. A moto falha como se faltasse combustível ou as luzes do painel se apagam.

Outro sintoma (e o mais complicado) é o motor apagar junto com a parte elétrica, mesmo girando a chave não há qualquer sinal. Buzina, seta, farol… Nada funciona, literalmente a moto morreu.

O primeiro cuidado é verificar a caixa de fusível. Comece olhando o principal, geralmente de 20 amperes, se estiver queimado (com o filamento rompido) é sinal de carga  em excesso, mau contato ou curto circuito.

Verifique os contatos dos polos da bateria. Chamados de bornes exigem uma fixação sem folgas para evitar o mau contato e a passagem irregular da corrente. Caso estejam soltos, basta apertar os parafusos. Claro, fixe a bateria que não pode ficar balançando. Depois, se você tiver um fusível de reserva, basta fazer a troca e ligar a moto.

Ah, não deixe de comprar um novo fusível e deixar no local adequado ou junto com as ferramentas, boa viagem!!!

Fonte: Revista Duas Rodas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário