quarta-feira, 28 de junho de 2023

CONHEÇA AS TRIUMPH 400 QUE SERÃO VENDIDAS NO BRASIL

 

Inéditas TR-Series Speed 400 e Scrambler 400X são apostas da Triumph para trazer uma nova geração de pilotos para a marca


Clássicas modernas com estilo urbano e aventureiro impressionam pelo nível de acabamento e trazem novo monocilíndrico de 400cc que rende 40 cv e é fruto da aliança com a indiana Bajaj. Triumph confirma produção no Brasil em esquema CKD e chegada para o público no primeiro trimestre de 2024.

Depois de muita especulação, enfim, acabou o suspense. A Triumph lança hoje, 27 de junho, em um evento global em Londres, UK, suas duas apostas para atrair uma geração de novos fãs: Speed 400 e Scrambler 400X. Concebidas e desenhadas do zero em Hinckley, Reino Unido, na sede da centenária marca inglesa, e projetadas em parceria com a indiana Bajaj Auto, fabricante de motos mais valiosa do mundo, avaliada em mais de um trilhão de rúpias indianas, o equivalente a mais de 11 bilhões de euros, de acordo com o site alemão Motorrad. Trata-se de uma plataforma completamente inédita que deu origem a, inicialmente, dois modelos que vêm se juntar à linha de clássicas modernas da Triumph, são irmãs menores diretas da Speed Twin 900 e 1200 e Scrambler 900 e 1200.

Novo Motor TR-Series 

Fruto da parceria com a indiana Bajaj Auto nasceu o coração das novas Triumph, um motor monocilíndrico de 398cc com injeção de combustível e refrigeração líquida. São 40 cv de potência a 8.000 rpm com torque de 3,82 kgf.m a 6.500 giros.
O cabeçote é do tipo DOHC de quatro válvulas e, segundo a marca, o virabrequim foi equilibrado para otimizar a inércia para a pilotagem em baixa velocidade. O sistema de acionamento de válvulas conta com balancim de massa otimizada e possui revestimento DLC (Diamond Like Carbon) que reduz o atrito e contribui para uma mais rápida elevação de rotação. 
O câmbio é de seis velocidades e o tanque tem capacidade para 13 litros. A Triumph promete entrega de potência responsiva e um motor cheio de personalidade, assim como o som do escape, mas isso só vamos poder confirmar durante o test ride dos modelos, que ainda não tem data definida. 

Speed 400 versus Scrambler 400X

Pela silhueta reconhecemos de longe que trata-se de modelos Triumph, a presença no DNA é indiscutível. As duas novidades têm estilos diferentes, uma mais urbana e a outra aventura, mas convergem, segundo a marca, ao oferecer uma pilotagem divertida, ágil e confiável para pilotos de todas as idades e níveis de experiência. A Speed 400 é mais amigável para pilotos de baixa estatura com 790 mm enquanto a Scrambler 400X tem 835 mm de altura do assento. O baixo peso de 170 kg/ 179 kg (em ordem de marcha), respectivamente, também ajudará o piloto nas pequenas manobras. Cada modelo tem um chassi específico, com uma nova estrutura, subquadro traseiro aparafusado e braço oscilante de alumínio fundido com configurações de suspensão adaptadas a cada caso de uso.

Chama atenção na Speed 400 grandes garfos dianteiros invertidos de 43 mm anodizados em dourado com curso de 140mm, a suspensão traseira é monochoque com reservatório externo, ajuste de pré-carga e 130 mm de curso. As rodas são de liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus Metzeler Sportec M9RR e ela conta com poderosos freios dianteiros radiais de quatro pistões com um disco dianteiro de 300 mm.  
A Scrambler 400 X possui uma distância entre eixos mais longa, suspensão com 150 mm de curso na frente e atrás, pneus Metzeler Karoo Street, roda dianteira maior de 19 polegadas e guidão largo para maior estabilidade. As pedaleiras são mais parrudas e em aço posicionadas mais para baixo visando uma posição de pilotagem mais natural no offroad e o banco é bipartido. Na dianteira também pinças radiais de quatro pistões e um disco de freio de 320 mm.
Ambas oferecem acelerador ride-by-wire, embreagem deslizante e assistida, controle de tração comutável, ABS de duplo canal Bosch, toda a iluminação em LED e painéis de instrumento que combinam um relógio analógico a um mostrador digital em LCD com tacômetro digital, marcador de combustível restante e indicador de marcha. Uma conveniente tomada de carregamento USB-C também está disponível de série, além de trava de direção e transponder na chave. Sem dúvida, a Triumph caprichou na ficha técnica. 
A Speed 400 tem pintura em dois tons nas cores Carnival Red, Caspian Blue e Phantom Black, enquanto a Scrambler 400 X vem nas opções Matt Khaki Green e Fusion White, Carnival Red e Phantom Black, além de Phantom Black e Silver Ice. Uma linha de mais de 25 acessórios também será oferecida ao cliente. 
Público alvo, quando e quanto? 

A marca mira em três tipos de público: uma nova geração de pilotos, pessoas que têm uma moto de entrada e que querem dar um upgrade para uma moto premium, pilotos experientes que querem ter uma segunda moto para o dia-a-dia. Um ponto interessante é que, além do Brasil, elas serão fabricadas na Índia e Tailândia, e nos mercados asiáticos as motos de 400cc são consideradas motos grandes.  
Embora a ficha técnica seja extremamente sofisticada para a capacidade cúbica desses lançamentos - o que nos coloca uma pulga atrás da orelha quanto ao preço que será praticado no Brasil -, a marca garante que quer desmistificar as questões de custo de manutenção com seu “novo” cliente. Por isso, os intervalos de manutenção mais longos, 16.000 km, e uma garantia mais extensa, são dois anos sem limite de quilometragem. Com isso, a Triumph reforça que os novos modelos serão opções de ótimo custo benefício com o nível de acabamento, a qualidade e o desempenho inerentes à marca. 

Para o mercado indiano as TR-Series chegam em agosto, para o resto do mundo em dezembro e podemos espera-las no Brasil logo na sequência, mais precisamente no primeiro trimestre de 2024. Os valores não foram revelados ainda.

Para finalizar, a Triumph tem a ambição de conquistar um mercado ainda inexplorado com suas novas motos de entrada e está chamando a linha de TR-Series. O nome celebra a linhagem de pilotos Triumph Trophy inspirados pelas corridas Six Day Trial, um enduro de seis dias contra o relógio que acontecia no início do século XX. Pra nós fica o spoiler, se é uma nova linha, podemos esperar mais modelos oriundos dessa plataforma no futuro. 

Fonte: Por Karina Simões, 27/06/2023 - www.revistaduasrodas.com.br







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