De janeiro a abril deste ano, laboratório de cibersegurança bloqueou uma média de um perfil falso em redes sociais a cada hora
Uma rede de perfis falso com quase 500 contas criadas nas redes sociais Twitter, Facebook, Tik Tok e Instagran foi identificada pelo laboratório de cibersegurança da Psafe, o dfndr lab, na última semana de maio. O levantamento aponta que as páginas disseminam e aplicam golepes utilizando indevidamente a imagem de plataforma de estreaming, como Netflix, Amazon, Prime Video e Disneuy Plus.
Todos esses perfis, juntos, somam mais de 654 mil seguidores e 2.5 milhoes de curtidas. Através dessas páginas, os cibercriminosos oferecem assinaturas gratuitas falsas nas plataformas de streaming por um cadastro em um site, criado para pegar informações pessoais e disseminar malwares.
O executivo-chefe de segurança da PSafe, Emilio Simoni, afirma que os cibercriminosos enviam mensagnes de "phishing" que podem chegar via SMS, aplicativos de mensagem ou e-mail. "Ao clicar, a vítima é direcionada para um site falso, onde há um formulário de cadastro para ela receba o código da suposta assinatura grátis. Porém, as informações fornecidas pela vítima nesse falso cadastro serão utilizadas posteriormente para aplicar novos golpes", explica.
Emilio afirma que, de janeiro a abril deste ano, foi bloqueada uma média de um perfil falso em redes sociais a cada hora. Dentre os possíveis prejuízos, ele destaca o furto de perfis nas redes sociais , a clonagem de cartões de crédito e até empréstimos em nome da vítima.
Como dicas de segurança, o laboratório ressalta que o usuário deve verificar a página que está seguindo, se é confiável; evitar clicar e compartilhar links duvidosos e não informar dados pessoais em links de procedência duvidosa. Importante ainda buscar informações em redes oficiais, com selo de verificação.
Fonte: Jornal Diário da Região / São José do Rio Preto-SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário