segunda-feira, 20 de junho de 2022

Níveis de aprendizagem

A falta de competência, habilidades e atitudes assertivas aliadas à falta de autoconhecimento e autocrítica, levam o sujeito a responsabilizar outras pessoas e as circunstâncias externas por seus fracassos.



Nos indivíduos adutltos, o processo de aprendizagem passa por quatro níveis básicos: incompetência incosciente, incompetência consciente, competência consciente e competência inconsciente.

No primeiro estágio, incompetência inconsciente, o sujeito encontra-se despreparado para lidar com relações complexas ou divergentes, não dispõe de competência suficiente para obter êxito no ramo em que atua, agnora estrágeias de administração financeira pessoal ou de negócios, não tem constrole sobre a própria ansiedade, não sabe lidar com frustações, ou com outras demandas esperadas para a idade adulta.

A falta de competência, habilidades e atitudes assertivas aliadas à falta de autoconhecimento e autocrítica, levam o sujeito a responsabilizar outras pessoas e as circunstâncias externas por seus fracassos. Ele, realmente, acredita em "energias negativas" impeditivas de sucesso e que existam pessoas capazes de invenjar fracassos. Fazer o quê, né?

O segundo estágio, incompetência consciente, é a fase em que a pessoa reconhece e assume a responsabilidade por seus erros, porém, continua cometendo as mesmas falhas. A única diferença, em relação ao estágio anterior, é a tomada de consciência. Os comportamentos erráticos são mantidos, não por gosto ou intenção de errar, mas por desconhecimento de um modo de agir mais adequado.

O terceiro estágio, competência consciente, é um programa de modificação comportamental, ou melhor, um treino. É o momento de assimilação e prática de novos comportamentos. É a fase mais longa e supreendente do processo de aprendizagem. Aqui há uma maior demanda de empenho e comprometimento. É preciso um esforço contínuo, consciente e perseveração. Tudo deve ser pensando e planejado com antecedência. Os prós e os contras devem ser muito vem avaliados.

A melhor parte do terceiro estágio é a observação dos resultados positivos. A modificação de atitudes tem implicações diretas e, na maioria das vezes, imediatas nos resultados das ações. A percepção do acerto é um estímulo para prosseguir na transformação de si, da qualidade das relações interpessoais, e dos resultados profissionais.

O quarto estágio, incompetência inconsciente, ocorre naturalmente. É o nível de domínio completo de novas habilidades cogntivas e dos comportamentos assertivos. Nesse nível, a mente se percebe habilitada para fazer sozinha a análise dos processos, sejam eles quais forem, e responder da melhor mandira possível, de modo automático ou inconsciente.

Em resumo, é preciso ter inteligência para admitir a própria ingnorância, disposição para mudar, capacidade para aprender, motivação para praticar e, por fim, desfrutar a tranquilidade de quem não culpa a si e nem ninguém pelas circunstâncias da vidas, mas aprende sempre.

Fonte: Mara Lúcia Madureira / Psicóloga Cognitivo-comportamental em Rio Preto - Jornal Diário da Região-São José do Rio Preto-SP.

(SJRP)


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