Reportagem do portal Folha de São Paulo mostra que o Governo Federal prepara um super pacote de benefícios para os caminhoneiros. Os detalhes oficiais devem se apresentados nas próximas semanas. O plano deverá conter um voucher para amenizar os efeitos das oscilações do valor do diesel, linhas de crédito e até um possível programa de renovação de frota.
De acordo com pessoas ligadas aos Ministérios da Economia e da Infraestrutura, o plano deverá ser batizado de Gigantes do Asfalto, e é a realização de um pedido direto do presidente, que não quer “ficar refém” dos caminhoneiros.
Os seguidos reajustes no valor dos combustíveis tem afetado drasticamente os ganhos dos caminhoneiros, já que o custo do diesel chega a ser 40% do total de custos do transporte.
Para o presidente, um possível nova greve de caminhoneiro, de grande adesão, como aconteceu em 2018, poderia comprometer ainda mais a economia, que já sofre efeitos por conta da pandemia.
O Ministério da Economia preparou um programa de compensação de preços para o diesel. O sistema poderá ser desenvolvido com a criação de um voucher, uma espécie de cartão de crédito, que poderá ser usado sempre que houver alteração nos valores do diesel.
O sistema deverá ser operado pela Caixa Econômica Federal, que também trabalha para lançar produtos financeiros para os caminhoneiros, com empréstimos com juros mais baixos, e também oferta de crédito para donos de postos nas rodovias, que queiram transformar os locais em áreas de descanso e atendimento para os caminhoneiros.
Outra medida será aditada pelo BNDES, oferecendo empréstimos com juros mais baixos para os caminhoneiros, voltado à compra de caminhões e manutenção de veículos.
Em 2019, o Governo Federal apresentou um pacote de financiamento para caminhoneiros, de R$ 30 mil, sendo ampliado para até R$ 100 mil, para manutenção e compra de equipamentos para os caminhões. Apesar da oferta total de R$ 500 milhões do BNDES, as instituições financeiras se negaram a realizar os empréstimos para os caminhoneiros.
Outra possibilidade é a criação de um programa amplo para renovação de frota, em parceria entre o Governo Federal, Estados e a iniciativa privada. O governo deve oferecer recursos do Finame, dando crédito ao dono de caminhões antigos, onde os veículos seria destruídos, e o proprietário poderá comprar um veículo novo. A adesão nesse programa não será obrigatória.
Outro destaque é a adoção definitiva do DT-e. O documento eletrônico do transporte irá reduzir a burocracia e eliminar a exigência de cerca de 40 documentos em papel para o transporte de cargas.
A reportagem da Folha também cita que o governo estuda a alteração da Lei da Balança, alterando a tolerância do limite de peso por eixo.
A tabela de frete também deve ganhar novas modalidades e ter sua sistemática de cálculo validada entre embarcadores e transportadores no Supremo Tribunal Federal.
Fonte: Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro
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