Oportunidade de lembrar medidas que podemos tomar para proteger o meio ambiente
Nesta segunda-feira, 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO) a fim de conscientizar a sociedade para os benefícios da redução e reciclagem de resíduos.
Segundo levantamento do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês), o Brasil é o quarto produtor de lixo plástico do mundo. Das 11.355.220 toneladas, apenas 1,28% são destinados à reciclagem. Nosso país só “perde” para os Estados Unidos, China e Índia. Os aterros sanitários continuam sendo o destino da maior parte dos resíduos, ocasionando graves prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população.
Apenas 18% dos municípios brasileiros possuem um sistema que promova a reciclagem. E nas cidades onde ele existe, há falta de informação e conscientização das pessoas. A Agenda 2030 da ONU, em seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 (ODS 12), declara:
“Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”, sendo que o Planeta deve “até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso”.
A partir de 2010 o Brasil passou a contar com a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, a qual fornece diretrizes para que as instituições criem seus planos de gerenciamento desses resíduos, com o objetivo de conscientizar a maior parte da população sobre a maneira correta de descartar o lixo. Estas diretrizes começam com a ideia de diminuir a produção dos resíduos até que, ao final, o que não pode deixar de ser produzido, deverá ser encaminhado para a reciclagem sempre que possível. Para que isso ocorra, é necessária a preocupação de que cada vez mais municípios passem a contar com sistemas que permitam a coleta seletiva além de instruir, tanto a população em geral quanto às empresas da região, sobre a importância que essa seleção seja realizada.
Se dispostos em aterros sanitários, os resíduos sólidos emitem gases de efeito estufa (GEE), principalmente o metano. Alguns materiais levam anos ou décadas para se decompor, como os descartáveis (fraldas e copos plásticos, por exemplo).
No caso do lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, seu descarte incorreto pode provocar graves danos ao meio ambiente, já que os elementos químicos que os compõem, altamente tóxicos, podem ser liberados, quando em contato com o solo e com lençóis freáticos. Há também outros vilões contaminantes, como as lâmpadas, baterias em geral, televisores, geladeiras e micro-ondas.
A Política de Responsabilidade Socioambiental, a Sustentável 17 a qual está implementada através do Plano de Logística Sustentável 2021 do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo, preconiza a gestão sustentável dos recursos naturais, mediante a redução do consumo, uso eficiente de insumos e materiais procurando minimizar a geração de resíduos e poluentes. Desde 2018 o TRT-ES credencia cooperativas interessadas na coleta de materiais recicláveis, possibilitando a geração de renda para famílias que sobrevivem da coleta de materiais recicláveis. É um serviço que viabiliza uma fonte de renda e auxilia na preservação do meio ambiente, evitando o descarte incorreto de resíduos gerados pelo Tribunal.
Como cidadão, você pode ser parte da solução. Em Vitória, os postos de entrega voluntária (PEV), instalados em vias públicas, podem ser localizados através do link:
https://www.vitoria.es.gov.br/cidade/coleta_seletiva
Neste Dia Mundial da Reciclagem, que tal aderir aos três “Rs” da Sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Neste Dia Mundial da Reciclagem, que tal aderir aos três “Rs” da Sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Reduzir:
Consiste em ações que visem à diminuição da geração de resíduos, seja por meio da minimização na fonte ou através da redução do desperdício. Que tal apenas comprar bens e serviços de acordo com a nossa necessidade e evitar o excesso e o desperdício?
Reutilizar:
Quando um produto é reutilizado, é aproveitado na mesma função ou em diversas possibilidades de uso. Papéis viram blocos de rascunho e garrafas, objetos de decoração. Antes de jogar algo no lixo, verifique se ele pode ser utilizado para um outro fim. E não se esqueça, antes de jogar algo fora, que tal doar para alguém aquele objeto que não tem mais utilidade para você?
Reciclar:
A reciclagem envolve o processamento de um material com sua transformação física ou química, seja para sua reutilização sob a forma original ou como matéria-prima para produção de novos materiais com finalidades diversas. Pneus antigos podem virar asfalto e latas de alumínio podem ser fundidas para darem origem a novas latas.
***
Quer ajudar? Participe e incentive a coleta seletiva de lixo. Descarte o seu lixo sempre da maneira correta. Lembre-se de separar os resíduos em duas categorias: Resíduos secos (latas, papel, plástico e vidro) e úmidos ou orgânicos (restos de comida).
Quer ajudar? Participe e incentive a coleta seletiva de lixo. Descarte o seu lixo sempre da maneira correta. Lembre-se de separar os resíduos em duas categorias: Resíduos secos (latas, papel, plástico e vidro) e úmidos ou orgânicos (restos de comida).
Vamos aproveitar o dia de hoje e acrescentar novos hábitos e práticas que façam a diferença a favor da vida e do meio ambiente.
Pequenas mudanças de rotina podem garantir uma vida muito melhor para as gerações futuras.
Fonte: Texto: Comissão de Responsabilidade Socioambiental
Foto: Ingimage -
Pequenas mudanças de rotina podem garantir uma vida muito melhor para as gerações futuras.
Fonte: Texto: Comissão de Responsabilidade Socioambiental
Foto: Ingimage -
Nenhum comentário:
Postar um comentário