segunda-feira, 23 de novembro de 2020

SAÚDE - Número de casos de depressão aumentam 70% em Rondônia

 

Porto Velho, apontou um dos maiores números de casos de depressão. Em seis anos aumentou de 4 mil casos para 21 mil casos da doença.


Na última semana a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgou que o número de casos de depressão em pessoas acima de 18 anos aumentou cerca de 70% em Rondônia, entre 2013 e 2019.

Para se ter uma ideia, em 2013, 67 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença no estado. Já no ano passado o número de casos com depressão aumentou para 113 mil pessoas.

A Capital, Porto Velho, apontou um dos maiores números de casos de depressão. Em seis anos aumentou de 4 mil casos para 21 mil casos da doença.

De acordo com os dados da PNS 36,2% dos pacientes com depressão usaram medicamento para a doença, 21,9% faziam psicoterapia e 16,1% possuíam grau intenso ou muito intenso de limitações nas atividades habituais.

Segundo os dados do IBGE, Rondônia tem a maior proporção de pessoas com mais de 18 anos com diagnóstico de doença mental (como esquizofrenia, transtorno bipolar, psicose ou TOC) entre os estados da região norte,

Sinais como falta de ânimo ou energia incapacitante; não se sentir capaz para se arrumar, tomar banho; não se sentir capaz de executar pequenas atividades domésticas ou de home office; automutilação; ter pensamentos obsessivos, podem ser indicativos de depressão.

Para buscar ajuda para a doença existem as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e os Centros de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. Além disso também existe uma entidade chamada Centro de Valorização da Vida – CVV, que realiza atendimentos pelo telefone 188 e ajuda com orientações sobre depressão e ansiedade de forma gratuita e sigilosa.

Fonte: Redação/Diário da Amazônia.



 

Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite a depressão é muito séria assim a ansiedade e outros sinais e sintomas...Realmente mesmo com essas ajudas tbem precisamos nos cuidar ir ao psiquiatra, psicólogo e procura ajudar de familiares e amigos e realmente se acreditar nessas pessoas e ajudá-las

Postar um comentário