domingo, 21 de julho de 2019

DEUS NOS FALA

Evangelho de João 16, 12-15

A manifestação de Deus na vida do ser humano é sempre forte e desafiante. É tão rica que não consegue suportar. Temos uma certeza que Ele, o nosso Deus, quer falar com a gente. Porém, o problema é que temos dificuldade de entender, suportar. Sabedor disso, da nossa fragilidade em relação às coisas de Deus, Jesus, o Cristo, promete nos ajudar para não desanimar. O ser humano sozinho não tem capacidade de tomar a iniciativa de entrar em relação com Deus. É sempre Deus que age primeiro para vir ao encontro de nós, pobres seres humanos.

Parece que os nossos esforços humanos são sempre insuficientes para chegar a Ele. Justamente, como os primeiros cristãos ainda hoje a dificuldade de viver a vocação cristã, sobretudo em certas circunstâncias da vida, é garantida a sua presença através da ação do Espírito Santo. Sozinhos não damos conta. Eis a força do Espírito da Verdade: vai sustentar a gente nos caminhos da vida.
Nesse sentido, as palavras de Jesus não são simplesmente palavras, mas palavras de vida. São Espírito e Vida. Por isso, estamos vendo, discernindo como a obra do Pai continua com a ação do Filho Jesus e se torna presente hoje com o Espírito Santo. Esta unidade de Deus, Uno e Trino, se manifesta no seu grande amor por nós. É nisso que compreendemos e acolhemos o nosso Deus Trindade. Porque é a nossa profunda e total verdade de Deus Amor. É a sua obra existencial. Somente vivendo esse Amor, podemos entrar nessa lógica de um Deus Uno e Trino. De fato, insiste Jesus: “O Espírito da Verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.”

Esta unidade de Deus nos ajuda a viver a nossa condição de filhos e filhas de Deus. É sempre o mestre Jesus que nos revela essa grande verdade de um Deus Pai, de um Deus Filho e de um Deus Espírito Santo. Tudo isso para nos garantir a presença de Deus na nossa vida. É essa realidade que enaltece o ser humano, lhe propõe horizontes novos e de suma esperança. Finalizando Jesus, o Filho: “Tudo o que pertence ao Pai, é meu também. Por isso, é que eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.” Naturalmente, sendo essa vida trinitária um dinamismo infinito, vai infundir em nós a obra missionária.

Assim sendo, não podemos estar parados na nossa vida de cristãos e tanto menos de Igreja. Testemunhar requer ação viva para estar presente em qualquer lugar. As pessoas desejam e aguardam com ardor o testemunho missionário da boa notícia do Senhor. Assim, a verdade do Senhor nosso Deus, o seu ser comunhão e missão, se torna a verdade do ser humano, a vida de toda a humanidade. A esse ponto, é de suma importância que cada cristão viva em comunhão e em missão. É, sim! Se Deus é comunhão e missão de Pessoas, nós o que queremos ser? Contemplando a Santa Trindade, apreendamos a viver o verdadeiro amor.

Fonte: Claudio Pighin -  Sacerdote doutor em teologia - Belém/PA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário