Vocês já pararam para pensar em como
os meios de comunicação influenciam em nossas vidas? Vivemos em um mundo cuja
globalização atingiu tal ponto que são poucas as comunidades que não tem acesso
a algum meio de comunicação. O momento atual tem sido chamado de era das
comunicações, já que o avanço tecnológico e o crescimento do acesso aos
veículos de comunicação trouxeram inúmeras implicações para o ser social.
Um dos meios mais influenciadores é a
TV. No Brasil, um país em desenvolvimento, onde a exclusão social,
caracterizada pelo não-acesso a fatores de qualidade de vida (como educação,
saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, etc.), a TV é o veículo de
comunicação social mais acessível, mais presente, assumindo um importante papel
na vida cotidiana.
A TV, nesse estágio está acessível a
milhares de pessoas ao mesmo tempo, e forma multiplicadores de sua realidade
ideologicamente montada envolvendo assim, todo o corpo social. É evidente a
maneira que a televisão tem alargado sua influência em quase todas as partes do
mundo. Ela é tão atuante na vida familiar que tem sido considerada um membro
permanente.
De acordo com dados de 2003
divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 11,6% da
população brasileira com 15 anos ou mais é analfabeta, ou seja, tem a televisão
como uma das únicas fontes de informação. Aquilo que é apresentado na telinha
torna-se verdade absoluta para aqueles que não possuem outros referenciais
informativos ou repertório que lhes permita fazer uma leitura crítica do meio.
Os meios de comunicação são
responsáveis por passarem a informação e muitos detêm poderes de manipulação e
alienação das massas; sugerindo produtos e maneiras de agir, tanto de forma
direta como indireta. A publicidade sempre nos mostra modelos perfeitos de ser,
de vida ideal e que o expectador pode adquirir, desde que compre determinado
produto.
Os próprios programas de TV e
as novelas chegam a mudar as formas de comunicação das pessoas, são adotados conceitos
que antes a pessoa não tinha, chegam a alterarem hábitos, posturas, gostos e
comportamentos. Quem nunca usou a marca “x” porque a personagem da novela
estava usando, ou nunca disse determinada “palavra” ou “expressão” porque
determinada pessoa usou na novela? A publicidade na mídia atua de tal forma que
vende o “produto”, mas para garantir o Ibope, entreter e fidelizar o público,
vende também idéias, valores e conceitos.
Torna-se necessário que sejamos
pessoas críticas e não nos deixemos influenciar por tudo aquilo que vemos.
Reconheço a importância dos meios de comunicação como parte de nossa evolução
pessoal, entretanto não podemos estar sempre predispostos à eles. Devemos
possuir nossa própria autonomia, nossa própria identidade.
Fonte:
Taiane Martins – Midia e Meios de Comunicação.com
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