quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

VIDA SAUDÁVEL SOBRE DUAS RODAS

O homem inventou a bicicleta para transpor distâncias, facilitar a vida, numa época em que exercícios físicos como os praticados nas academias de hoje, não estavam em voga. A sobrevivência era tão difícil que as pessoas já se exercitavam naturalmente. Hoje, 500 anos depois, em plena era dos controles remotos e dos sofás, onde refastelamos depois de churrascos e feijoadas, a realidade do homo sapiens é bem outra. E a bicicleta, que agora também atende por bike, ganha funções inovadoras, como a de resguardar ou restituir nossa saúde física e mental, além de vantagens outras bem contemporâneas como a economia de combustível, ausência de ruídos e poluentes. Vou de bike!

 BIKE & SAÚDE
O homem não é uma máquina para ficar parada. Funciona muito melhor se estiver em movimento e a bike se apresenta como uma grande aliada nesse desafio: fazer o corpo funcionar no seu todo. Pedalar faz bem para a cabeça, pulmão, coração, musculatura, coluna, pernas, intestinos, ajuda na imunidade e por aí vai. Dá vontade conferir? Ótimo. Mas não basta comprar uma bike. Tem que usá-la.

O primeiro passo aliás, nem é comprar uma bike, mas consultar um médico para ele avaliar se nossas condições físicas estão alinhadas com a nossa intenção de pedalar. Exames de rotina vão mostrar as condições do corpo. Bike não é ideal para quem tenha insuficiência respiratória, por exemplo. Se o médico liberou ou até indicou, vamos ao segundo passo.

Uma conversa com amigos, conhecidos que já pedalam, pode dar dicas importantes sobre locais, grupos de pedal e assim você não estará sozinho no seu desafio. Fazer amigos e companheiros de passeios pode ser decisivo para ajudar a vencer a preguiça inicial e adquirir prazer e disciplina.

O preparador físico, Euler José Souza, explica que é importante saber começar para não desanimar. “Se a pessoa não anda de bicicleta há anos, não vai conseguir acompanhar um grupo bom de pedal nos primeiros passeios. Vai ficar para trás, dar trabalho ou passar mal”, alerta. O importante, segundo ele, é ter calma e persistência. “Se a pessoa está muito enferrujada, uma boa dica é associar a bike a outra atividade esportiva, para ganhar fôlego e força. Caminhar, nadar, ir à academia, tudo ajuda. O importante é a pessoa se dispor a fazer alguma dessas alternativas”, aconselha. Alongar o corpo, andar por dez minutos antes de subir na bike, também ajuda a evitar aquela “batedeira” no coração e cansaço além da conta. O fôlego e a força nas pernas, vem com o tempo. “E nem demora muito”, garante.

BIKE É PARA OS FORTES
Quer adotar um estilo de vida mais saudável e ter a bicicleta como parceira neste desafio? Ok. Vai precisar de mais que decisão. Vai ter que cumprir compromissos com você mesmo com aquela mesma eficiência que se dedica ao seu trabalho, por exemplo. Não é assim que as coisas funcionam na empresa e as conquistas vêm? Com responsabilidade e disciplina? Então, compromisso é compromisso e os que assumimos com nossa saúde, não podem ficar por baixo em grau de importância. Então não vale amarelar. Vamos lá!
Euler explica quem está começando, deve ir devagar. Vinte minutos por dia, uma voltinha no quarteirão, já é o suficiente. Mas todo dia. “Nosso organismo precisa se acostumar com a novidade. Depois de uma semana a gente estica o passeio para meia hora, quarenta minutos e de repente em 20 dias já estamos prontos para sair com um grupo de amigos num pedal coletivo, sem ficar para trás”.

1417587_543139352435880_1233504285_o
                         
 ESPORTES & SAÚDE
Quem pedala, tem vocação para atleta e desenvolve com ela o gosto por cuidar melhor da saúde. Presta a tenção ao que come a vai dormir mais cedo, mesmo que não tenha pedal marcado para a madrugada de amanhã. “Você nem percebe mais vai entrando num outro ritmo, vai adotando naturalmente outros hábitos alimentares e tem sono mais cedo”, garante Rosana Fernandes.
Em uma hora de pedalada queimamos entre 300 e 500 calorias, numa situação normal. Quem subir uma ladeira vai dobrar o desafio e multiplicar por estes números por dois.

OUTROS BENEFÍCIOS:
Pedalar é um dos melhores antidepressivos que existe. Quem pedala sabe disso. O hábito tem o poder de substituir muitas idas ao médico e muitas caixas de remédios. Pedalar reduz o mal colesterol e portanto o risco de enfarte em até 50%. Por ser um exercício aeróbico, pedalar faz bem ao coração, pois estimula a frequência cardíaca e o músculo do coração.

O exercício do pedal estimula os músculos das vértebras dorsais, fazendo com que se estendam e comprimam constantemente. Adeus dor nas costas.
O pedal não força os joelhos, pois o peso do corpo fica quase todo sob o selim. E endurece as coxas e os glúteos, estimulando o desejo e a capacidade sexual.

IMG_1815
 CUIDADOS EXTRAS:
Ajuste o selim de forma que fique na horizontal em relação ao solo. Nada de ficar inclinado para baixo.
Não pedale com as pernas muito dobradas, mas ajuste o selim de maneira que fiquem quase totalmente eretas. Quando parara a bicicleta, apenas a ponta de seus pés deve tocar o chão.
Posição errada pode causar dores e lesões.
Não se esqueça de se vestir com roupas adequadas, confortáveis e bem coloridas. Isso vai ajudar motoristas de veículos a enxergar você e sua bike de longe.

Não esqueça os óculos, capacete, protetor solar (se for de dia). Proteção nunca é demais.

Leve remendo para pneus, bomba para encher, remedinho p/ irritações e assaduras (se for andar muito).           Não use fones de ouvido quando pedalar em ruas movimentadas. Sua atenção deve estar focada no trânsito.

Não esqueça a garrafinha d’água. E bom passeio!

Fonte: Revista Vida Saudável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário