terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Manter-se hidratado ajuda a eliminar 60% das causas do mau hálito

O consumo adequado de água pode eliminar as causas da halitose, geralmente relacionada à problemas bucais. De acordo com um estudo publicado no International Journal of Dental Hygiene, a hidratação pela manhã pode reduzir o mau hálito matinal em 60%. O mesmo é válido para bochechos, que também possibilitam a eliminação das causas do problema.
Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Halitose (ABHA), cerca de 30% da população, equivalente a 50 milhões de pessoas, sofre do problema no Brasil. A halitose tem cerca de 60 causas distintas e, em mais de 90% dos casos, a origem vem da cavidade bucal, com ou sem alteração sistêmica.
A cirurgiã-dentista Ana Paula Tokunaga (CROPR 19056) explica que a ingestão de água logo ao acordar rompe um longo período de salivação baixa, umedecendo as mucosas e reidratando o organismo. “Quando você está de boca fechada, acaba tendo uma proliferação maior de bactérias anaeróbicas, que precisam de pouco ou nada de oxigênio. E essas bactérias acabam aumentando o mau hálito”, esclarece. Ela afirma que quando a pessoa fica em um longo período de jejum, o organismo queima mais gordura do que glicose, liberando compostos com base de enxofre. “O gás de enxofre, que tem cheiro ruim, é absorvido pela corrente sanguínea e expelido na respiração”.
Ana Paula explica que a hidratação adequada, de forma geral, aumenta o fluxo salivar e isso acarreta na limpeza bucal. De acordo com a profissional, a saliva, composta em 95% de água, auxilia na redução do mau hálito. “Se você estiver sempre se hidratando, vai ajudar a aumentar o fluxo salivar. Além própria água agir dentro da cavidade bucal e fazer essa limpeza”. 
O consumo de água contínuo, dessa forma, é um aliado na redução da halitose. A principal forma de combater o problema é realizando a higiene correta dos dentes, gengivas, língua e garganta, responsáveis por no mínimo 90% dos casos. “É difícil falar em acabar com o mau hálito, porque a gente não sabe a causa, mas a água pode ser uma aliada no combate ao mau hálito”, salienta Ana.
Fonte: MSN
COMENTÁRIO DO BLOG: O tradicional e conhecido popularmente como "bafo de onça", com todo respeito ao lindo animal.  No entanto um "bom bafo" não é  mole...!







Nenhum comentário:

Postar um comentário