quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Coluna do Heródoto - PASSADO SEMPRE PRESENTE

Não é de hoje que os americanos se consideram excepcionais. Há muito que consideram que os Estados Unidos são uma nação predestinada. Guiam-se através de seus valores políticos, econômicos e religiosos. É a base de que se convencionou chamar de excepcionalismo. Dai a definição de Lieven : “ A América é mais do que um país, é uma ideologia.”  Há uma convicção que se consolidou através dos tempos que os Estados Unidos são o produto de uma trajetória única e que os americanos são os detentores de uma missão diferenciada no mundo. É uma missão sagrada que tem caráter universal e potencialmente revolucionário. Daí para o nascimento do Credo Americano foi um passo. Ele foi divulgado mundialmente também através dos meios de comunicação, entre eles o rádio, depois o cinema, televisão e finalmente na miríade de plataformas digitais. Não há lugar no mundo que não se saiba da existência do país e alguma característica ligada a música, como o rock, vídeo, como o capitão América,  moda, como o jeans, e suas proezas no mundo das conquistas tecnológicas, políticas, sociais e .... imperialistas. A escolha de um presidente da república é motivo para notícias, debates, críticas e envolvimento em todo o planeta.

O americanismo é uma ideologia, por isso  é um “ismo” como tantos outros, comunismo, socialismo, nazismo, anarquismo, liberalismo.... A América se considera como a única nação do mundo fundada sobre uma crença. Ela está presente na Declaração da Independência. George Washington acreditava que Deus era fundamental para a fundação do páis e que favorecia a causa americana por sua vontade divina. IN GOD WE TRUST. O American Creed fundamenta-se nos valores liberais como liberdade, individualismo, livre comércio, e igualitarismo, com ênfase na meritocracia. O nacionalismo, que nasceu na Europa, é elemento que compõe as ideologias do século 19, mas por mais importante que fosse, uma pessoa não pode deixar de ser um não inglês, um não alemão, ainda que tenha a nacionalidade cassada.Não se pode cassar a nacionalidade cultural de uma pessoa. Todavia para ser considerado americano é preciso mais do que ser nacionalista, é  se envolver em um compromisso ideológico. Daí o sucesso do slogan AMERICA FIRST, tão perigoso como o fatídico DEUTSCHLAND  ÜBER ALLES.

O excepcionalíssimo considera que ser um americano envolve um compromisso que vai  além do nacionalismo. É um compromisso existencial. Portanto o fato de uma pessoa nascer no Estados Unidos não faz dela essencialmente americana, é preciso se comprometer com os valores tradicionais . Rejeitar o valor é deixar de ser americano ainda que tenha passaporte, cidadania ou Green card.Esse olhar do mundo proporcionou o aparecimento da  Doutrina Monroe  ou seja a pré disposição da América em assumir  a “proteção “ de todo o continente americano e  impedir  as influências do Velho Mundo. Nessa época nasceu o Destino Manifesto ou seja a missão americana de estabelecer na Terra a dignidade moral e a salvação do homem. Esses valores são desfraldados em momentos de crise, como a ameaça externa, ou em processo eleitoral. Reúnem os tradicionalistas que têm acesso ao Colégio Eleitoral e podem decidir uma eleição, ainda que o voto popular decida o contrário. Se consideram  herdeiros dos founding fathers, depositários dos valores do americanismo. Desta vez venceram e escolheram Donald Trump.

Fonte: Heródoto Barbeiro - Record News/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário