sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

AUTOCONHECIMENTO LIBERTA



No dicionário, autoconhecimento é, nada mais, do que conhecer a si próprio. E, se pararmos para analisar, para empreender em vários aspectos de nossas vidas, nada melhor do que nos autoconhecermos.

Semana passada, fui procurada por este veículo, o Diário da Região, para contribuir em uma reportagem - publicada no sábado (7/01) - sobre o preparo que aqueles que querem empreender precisam ter para alcançar êxito nessa empreitada. Especificamente para essa matéria, foquei mais na estrutura financeira.

Mas, depois, pensando sobre o assunto (e aproveitando esse gancho super estratégico e perfeito para um primeiro artigo de 2023 - vocês me conhecem, né), pensei em falar sobre um tema extremamente relevangte e que, para mim, é a chave do sucesso profissional e pessoal, complementando o que afirmei na reportagem - e que, analisando profundamente, vem antes de qualquer outra questão - o autoconhecimento!

No dicionário, autoconhecimento é, nada mais, do que conhecer a si próprio. E, se pararmos para analisar, para empreender em vários aspectos de nossas vidas, nada melhor do que no autoconhecermos. De nada adianta sabermos sobre tudo, mas são sabermos do mais importante: nós mesmos.

Acredito muito que resultados - sejam de quais áreas forem - só são produtivos quando vêm de dentro para fora.

O autoconhecimento nos permite entender o que gostamos, o que nos motiva, nossos pontos fortes e fracos, nossos limites e, acima de tudo, o quão resiliente nós somos. Aliás, resilência é palavra-chave nesse processo. A vida ensina, dia a dia, que a nossa fortelza é o que nos leva a cair e levantar repetidas vezes. Quando temos conhecimento de nós mesmos, sabemos bem quais as nossas virtudes nesse processo e até onde podemos ir. E temos capacidade suficiente para direcionar nossos objetivos e conquistá-los com a estrtégia certa. Afinal, temos consciência do território em que estamos pisando!

Muita gente faz inúmeros curos, lê inúmeros livros, ouve podcasts todos os dias no caminho para o trabalho, tenta se preprar da melhor forma para as adversidades do seu negócio - e da sua visa. Mas, na maioria das vezes, nos esquecemos de olhar para o óbvio: dentro da "nossa" casa, é a mais importante: 'o que eu preciso para conquistar meus objetivos?', 'quais habilidades tenho ou preciso para me tornar um empreendedor de sucesso (ou qualquer outra profissão que você queira)?', 'o que eu preciso melhorar?; 'o que preciso buscar?'. Ouça, observe, entenda a si mesmo!

Essa é a reflexão mais importnate da sua vida. Esse é o caminho que permite o acesso à verdade, a verdade sobre nós mesmos. Acreditar em si faz com que você, trabalhe de forma mais eficaz e eficiente e, uma vez entendendo esse mecanismo, você conseguirá realizar um trabalho ainda mais produtivo e assertivo. Percebe? O autocinhecimento desata amarras.

Encerro meu artigo com uma frase famosa - e absolutamente importante nesse contexto - atribuída a Sócrates, que tenho certeza de que todos já ouviram/leram: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses".

Alguém duvida que o autoconhecimento liberta? Ent]ao, bora lá, nesse início de ano, buscar essa reflexão dentro de suas tarefas diárias? Tenho certeza de que, se (re)conhecendo, você saberá qual estrada deve seguir!

Fonte: ADRIANA NEVES - Empresária em Rio Preto, escreve quinzenalmente neste espaço às quintas-feiras - Jornal Diário da Região.


(SJRP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário