Com o mesmo motor da Pan America, modelo da Harley-Davidson chega no primeiro semestre de 2023 repleta de eletrônica e muita potência
O nome Sportster sempre esteve ligado ao modelo de entrada da americana Harley-Davidson, simples e mais barata era a escolhida de quem chegava ao “mundo” HD. A linha foi descontinuada e gora o modelo ganhou vida nova e está longe de ser o “patinho feio” da marca, ganhou um motor poderoso e muita eletrônica.
Ela é equipada com o motor Revolution Max 1250T V-Twin, com 121 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm. É o mesmo propulsor da revolucionária Pan America, porém recebeu alterações como redução de potência e ganhou torque em baixos e médios giros - o torque máximo é de 12,74 kgf.m a 6.000 rpm.
Repleta de eletrônica traz controle de tração e ABS que, antes de atuar, recebem informações da IMU, com isso o sistema entra em ação dependendo da condição da moto – inclinação, aceleração, marcha engatada etc... O piloto tem cinco modos de pilotagem (Sport, Road e Rain) e mais dois customizáveis podendo programar de acordo com sua tocada ou condições do piso.
Curso reduzido
O sistema de suspensão traz um receita interessante para percorrer estradas e ruas com bom asfalto. A grife Showa está presente no garfo invertido na frente (com 92 mm de curso) e na traseira mono amortecida com 51 mm de curso e também regulável.
A suspensão está ancorada no motor e traz no subquadro uma das novidades do modelo. Um suporte, que sustenta a lanterna traseira e piscas, faz a vez do paralama traseiro. Na verdade este componente é bem pequeno e termina junto com banco do piloto. Por falar em banco, a Harley priorizou apenas o piloto, o banco da garupa é opcional e vendido como acessório. Ela é fácil de pilotar e apoiar os pés no chão. O assento está a 76,5 cm do solo e permite manobrar seus 238 kg (em ordem de marcha) com naturalidade.
Assim como a velha Sportster, a versão “S” traz um tanque diminuto, sua capacidade de apenas 11,8 litros mostra que a pretensão do modelo não são as viagens. Quem quiser arriscar deverá controlar a mão do acelerador para conseguir um pouco mais autonomia. Em testes na Europa, seu consumo ficou na casa dos 22 km/litro.
Se usar a moto esportivamente o piloto contará com o sistema de freio da marca Brembo. Na frente um disco 320 mm mordido por uma pinça, com fixação radial, de quatro pistões. Na traseira o sistema traz disco de 260 mm com pinça de dois pistões. Claro que o ABS está presente nas duas rodas forjadas em alumínio e calçadas com pneus da marca Dunlop/Harley-Davidson® Série GT503. Na dianteira usa 160/70 – 17 enquanto a traseira recebeu um enorme 180/70 – 16.
Iluminação Full LED e o farol, arredondado, estilo Daymaker, são a assinatura da nova linhagem Harley. O modelo também traz a chave de presença e carregador USB. Segundo a Harley, o modelo chegará ao Brasil no primeiro semestre e seu preço será de R$ 125.900.
Fonte: Revista Duas Rodas.
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