Fomos para a pista com a indiana Bajaj Dominar 400. Confira as primeiras impressões
Muito bom ver o mercado crescendo com mais opções para os consumidores.
A chegada da Bajaj era esperada há algum tempo, pois não foi segredo todo o investimento no Brasil.
O próprio diretor é um velho conhecido de todos, liderou por um bom tempo a Triumph, fazendo um excelente trabalho. Waldyr Ferreira se dedicou nos últimos anos para estruturar a empresa e sair já com grupos fortes de concessionárias. A marca indiana é a terceira maior fabricante de motos do mundo.
Fora isso, apostou no desenvolvimento da linha Dominar, com modelos 160, 200 e a 400, que foram o foco de nossa matéria.
Vamos falar rápido das duas menores. A 160 vem com alguns atrativos ao mercado. Primeiro, pela potência de 17 cv, as rodas de liga leve, freios a disco nas duas rodas e ainda sistema ABS. O valor também é um grande incentivo! Com tudo o que oferece, já incluso o frete, sai por R$18.680,00. A suspensão dianteira é invertida e a traseira monoamortecida.
Já a 200 chama ainda mais a atenção, pois custa pouco a mais: R$19.637,00. E ainda desenvolve satisfatórios 24,5 cv com câmbio de seis marchas.
Mas foquei mesmo em andar com a Dominar 400. Após muitas perguntas sobre o modelo eu também estava curioso em saber mais sobre a moto.
Para quem precisa de uma parceira para o dia a dia, vários pontos chamam a atenção antes mesmo de andar!
Primeiro, sem dúvida nenhuma, é o preço. R$24.200 com motor monocilíndrico de 40cv! As similaridades entre a 200 e a 400 com a KTM não são à toa, já que a Bajaj é montadora da KTM em modelos menores e detém 49% das operações da marca Austríaca.
Além do valor, a bolha alta, apoio da coluna do garupa, farol full led, protetores de mão e proteção lateral de motor são mais atributos a deixarem o consumidor empolgado.
Pilotando
Opinião, cada um tem a sua! A moto chama atenção de longe. De perto, ainda preciso me acostumar, parece uma mistura de alguns estilos.
Mas, quando sentei, o conforto me impressionou! Os bancos são muito confortáveis e a ergonomia também é boa. Encaixei com folga, lembrando que em uma Yamaha MT03 me falta um pouco de espaço.
Liguei a moto. O painel digital é bonito, tem mais outro abaixo com indicador de marchas, mas de difícil visualização.
Saí com a moto e gostei do motor de um cilindro! Achei que seria explosivo como o da KTM Duke 390, porém é bem mais suave de baixa, com menor vibração e mais progressividade. Vai muito bem, mas não empolga igual a Duke.
A posição de pilotagem e baixa vibração me chamaram a atenção para um uso diário, até a bolha eu curto muito para pegar estrada.
A frenagem também me agradou, boa potência e durabilidade na máxima performance, pois dispõe de mangueira de aeroquipe.
No quesito estabilidade também foi muito bem.
Ao esquentar, comecei a curtir a pista, mesmo alto desempenho não sendo o foco de todos os consumidores, eu estava em um autódromo.
Raspando a pedaleira
Senti uma limitação grande em inclinação. Basta deitar um pouco que a pedaleira começa a raspar muito fácil, limitando a tocada mais esportiva.
Novamente, em um uso normal pode ser que a gente não sinta. Porém, estamos falando em um mercado “porreta”. A nova Honda Twister é animal, MT03 deixa muita moto grande falando sozinha e a Kawasaki Z400 então, faz milagre!
Mas eu olhava o pneu e ele ainda tinha muito a oferecer de inclinação. Ela vem com pneus de medidas grandes, tgrazendo segurança e visual mais esportivo. Na dianteira é um 110/70-17 e 150/60-17 na traseira.
Lógico que em breve colocaremos todas lado a lado!
Mas na minha sensibilidade, posso dizer que a moto é focada naquela pessoa que precisa ir trabalhar todo dia, com bastante deslocamentos em estrada. Aí, ela entrega muito.
Mas para aquele outro consumidor que gosta de acelerar, ela não será o foco.
Ela tem potência, mas a MT03 tem mais conjunto e a Z400 mais desempenho em geral.
Foi muito bem colocada ao custar como uma Yamaha Fazer 250 e Twister, chegando próximo à entrega das Premium, que tirando a KTM, MT e Kawasaki tem motores de dois cilindros.
Em breve, colocaremos todas as opções lado a lado para concluir toda essa história.
Se a marca fizer um ótimo trabalho de pós venda e dar segurança que seu trabalho no Brasil será duradouro, a Dominar 400 é sim uma boa opção ao nosso mercado!
Fichas técnicas
Dominar 160
Motor Monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado a óleo, duas velas, FI
Cilindrada 160,3 cm3
Potência máxima 17 cv @ 9.000 rpm
Torque máximo 1,488 kgf.m @ 7.250 rpm
Câmbio 5 velocidades
Quadro Perimetral
Suspensão Dianteira Telescópica, garfo invertido (USD), 31 mm (curso)
Suspensão Traseira Monochoque c/ Nitrox (curso)
Freio Dianteiro ABS, disco 260 mm
Traseiro Disco 230 mm
Pneu Dianteiro 90/90-17 49P s/ câmera
Pneu Traseiro 120/80-17 61P s/ tubo
Tanque 12 litros
Comprimento 2.017 mm
Largura 803,5 mm
Altura 1.060 mm
Distância livre do solo 170 mm
Distância entre eixos 1.372 mm
Peso 151 kg (ordem de marcha)
Dominar 200
Motor Monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado a líquido três velas, FI
Cilindrada 199,5 cm3
Potência máxima 24,5 cv @ 9.750 rpm
Torque máximo 1,889 kgf.m @ 8.000 rpm
Câmbio 6 velocidades
Quadro Perimetral
Suspensão Dianteira Telescópica, garfo invertido (USD), 33 mm
Suspensão Traseira Monochoque c/ Nitrox
Freio Dianteiro ABS, disco 300 mm
Freio Traseiro Disco 230 mm
Pneu Dianteiro 100/80-17 52P s/ câmera
Pneu Traseiro 130/70-17 62P s/ câmera
Tanque 12 litros
Comprimento 2.015 mm
Largura 803,5 mm
Altura 1.075 mm
Distância livre do solo 167 mm
Distância entre eixos 1.363 mm
Peso em ordem de marcha 157 kg
Dominar 400
Motor Monocilíndrico, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas, refrigerado a líquido, três velas, FI
Cilindrada 373,27 cm3
Potência máxima 40 cv a 8.800 rpm
Torque máximo 3,569 kgf.m a 6.500 rpm
Câmbio 6 velocidades, embreagem assistida e deslizante
Quadro Perimetral
Suspensão Dianteira Telescópica, garfo invertido (USD), 43 mm
Suspensão Traseira Monochoque c/ Nitrox
Freio Dianteiro ABS, disco 320 mm
Freio Traseiro ABS, disco 230 mm
Pneu Dianteiro 110/70 R17 54S s/ câmera
Pneu Traseiro 150/60 R17 66S s/ câmera
Tanque 13 litros
Comprimento 2.156 mm
Largura 863 mm
Altura (mm) 1243
Distância livre do solo 157 mm
Distância entre eixos 1.453 mm
Peso em ordem de marcha 192 kg
Fonte: Leandro Mello Fotos: Mario Villaescusa / Revista Duas Rodas.
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