Muitas pessoas confundem o conceito de inovação acreditando que para algo ser inovador é necessário ter algum tipo de tecnologia na solução, porém, esse conceito pode estar equivocado
Em um mundo globalizado onde a competividade é alta em todos os ramos de atuação, existem muitas empresas que não se preocupam em inovar. No entanto, se esse conceito não for introduzido, independentemente do porte da empresa, estão fadadas aos fracasso.
Muitas pessoas confundem o conceito de inovação, acreditando que para algo ser inovador é necessário ter algum tipo de tecnologia na solução, porém, esse conceito pode estar equivocado.
Diante do dicionário encontramos a seguinte definção - inovação: ação ou efeito de inovar; aquilo que é novo, coisa nova, novidade.
Inovação remete a algo novo ou novidade. Mas a pergunta é: novo para quem? Novidade para quem? Inovação precisa, necessáriamente, ser algo que nunca existiu ou algo que nunca foi criado antes? A resposta é: com certeza não!
Segundo o saudoso economista Joseph Schumpeter, inovação é o motor do crescimento econômico. Assim, verifica-se que dentro de um ambiente empresarial, exitem quatro tipos de inovação: inovação de produtos e serviços; inovação de marketing; inovação organizacional e inovação de processos. Vamos descrever a seguir cada um destes quatro tipos.
Inovação de produtos e serviços: consiste na ideia de formação de uma solução nova ou reformulação de algo que já existe. Segundo pesquisas, cada vez mais os consumidores estão mais exigentes ao adquirir algo e com a facilidade de interação com a internet a competividade aumenta, por isso é importante conhecer o perfil do seu cliente para poder agregar valor nos produtos e serviços que você oferece.
Inovação de marketing: a forma de captar clientes evoluiu acada vez mais novas formas de interagir com o público estão surgindo. As redes sociais estão a todo vapor e a empresa não pode ficar de fora. Identificar quais redes devem estar presentes e implementar é algo primordial.
Inovação organnizacinal: estão ligados a mudanças estruturais e práticas que aumentam muito a produtividade da empresa. Por exemplo, os softwares de gestão e chatbot são ferramentas que contribuem com o dia a dia da empresa.
Inovação de processos: ao inovar na maneira de executar processos você cria padrões e sistematiza a forma ideal de trabalho para o negócio e assim terá estratégias mais eficazes e um maior controle na produação.
É importnate dizer que a inovação não é algo pontual, mas sim constante. A empresa precisa tornar a invoação um pilar estratégico dentro da sua organização.
Para isso o Sebrae tem o programa de Agentes locais de Inovação, ou ALI. Este programa consiste em um acompanhamento de seis meses em sua empresa, onde serão identificados os pontos a serem melhorados.
Posteriormente, será aplicada a metodologia de inovação, ajudando o empreendedor a atingir uma mudança de visão e mentalidade em relação a sua empresa. Vale salientar que este progrma ofereciedo pelo Sebrae é 100% gratuito, subsidiado pelo governo federal.
Fonte: DRIELE NHOATO / Agente de inovação do Sebrae-SP - Jornal Diário da Região
Nenhum comentário:
Postar um comentário