Confira as mudanças do modelo que ganhou mais potência, troque e controle de tração
Conheça as mudanças na scooter mais vendida do Brasil, a PCX. O modelo começou a ser fabricado em abril de 2013. Nesse período, até agosto de 2022, foram produzidas 259.124 unidades, na planta da marca em Manaus (AM). Prestes a completar uma década de sua chegada ao Brasil, o modelo recebeu inúmeras melhorias e mudanças na sua terceira geração já lançada como modelo 2023. Confira algumas da PCX 160:
1) Motor
O motor passou de 149,3 cc para 156 cc e ganhou a tecnologia SP+ com novos rolamentos e injeção de lubrificante para garantir menor atrito entre as peças. As medidas de diâmetro x curso passaram de 57,3 x 57,9 mm, para 60,0 x 55,5 mm.
2) Potência
O novo modelo atinge 16 cv a contra os 13,2CV a 8.500 rpm da versão anterior, observe que a potência máxima chega na mesma faixa de giro.
3) Torque
O torque também aumentou, passou de 1,38 kgf.m a 5.000 rpm para 1,5 kgf.m. Porém para atingir o torque máximo o motor precisar girar mais: 6.500 rpm.
4) Ciclística
Em relação à ciclística, a versão 2023, traz novo quadro e mudanças importantes no conjunto pneus/rodas. No PCX atual o pneu da frente era 100/80 – 14 e passou para 110/70-14. Na traseira, a roda passou de 14 para 13 polegadas e agora usa pneu 130/70-13 contra os 120/70-14.
5) Espaço & mordomias
A versão 2023 ganhou mais espaço sob o banco, aumentou sua capacidade de 28 para 30 litros. Outra mudança é a adoção da saída USB no porta-luvas dianteiro e suporte para a tampa do tanque.
6) Controle de tração
O modelo ganhou controle de tração. Com base na leitura da velocidade das rodas (via sensor do sistema ABS). Se a roda traseira estiver girando mais rápido que a dianteira, o sistema corta a injeção de combustível para reduzir o giro do motor e igualar as velocidades.
7) Novo painel com mais informações
Painel ganhou novo design e luzes de alerta para a troca de óleo ou levar a PCX para revisão
8) Peso
Apesar das mudanças os pesos (a seco) continuam os mesmos: 126Kg nas versões equipadas com sistema ABS e 124Kg (na versão CBS)
9) Quanto custa
Conheça preços e cores dos novos modelos (sem frete, com base Distrito Federal): CBS: R$ 15.460,00 - Cinza metálico
PCX ABS: R$ 17.000,00 - Branco perolizado
PCX DLX ABS: 17.400,00 – Azul metálico
A verão Sport deixou de ser produzida.
Fonte: Revista Duas Rodas
Nenhum comentário:
Postar um comentário