sexta-feira, 30 de setembro de 2022

AS MUDANÇAS NA BMW S 1000RR PARA 2023

 

No melhor estilo MotoGP, BMW S 1000RR 2023 ganha asas e apresenta motor de 210 cavalos de potência



Apresentada na Europa, a nova versão da superesportiva BMW S1000RR chega com várias inovações que passam pelo motor, chassi e eletrônica embarcada. No melhor estilo MotoGP, a superbike alemã ganhou um novo bodykit, com asas nas laterais da carenagem. A rabeta também foi redesenhada. Enfim, o conjunto exibe linhas mais radicais para esta supermáquina. Segundo a montadora, as asas dianteiras aerodinâmicas, que foram introduzidas na versão topo de linha, a M1000RR, trazem benefícios na aceleração ao favorecer a tração, já que deixa a moto “colada” no chão.

O motor de quatro cilindros em linha, 999 cc, ganhou fôlego extra. Aumentou a potência máxima em três cavalos, gerando agora 210 cv a 13.750 rpm – a versão anterior tinha 207 cv para 13.500 giros. Por outro lado, o torque máximo permaneceu inalterado, declarado em 113 Nm às 11.000 rpm, porém a velocidade máxima de rotação o pico aumentou para 14.600 rpm.

A BMW S1000RR 2023 também apresenta evolução no quadro de liga de alumínio, que utiliza o motor como parte integrante da estrutura. Já o ângulo de inclinação foi aberto em 0,5°, recurso adotado pela BMW para oferecer um melhor feedback ao motociclista e aumentar a precisão na pilotagem. O sistema de ABS também recebeu inovações, que em sua opção ‘Pro’ conta com uma nova atuação do Brake Slide Assist, para auxiliar de desvios e frenagem ao se aproximar de curvas. Discos de freio e rodas continuam com as mesmas medidas.

Por fim, melhorias também na eletrônica. Por exemplo, o controle de tração conta agora com uma nova gestão da função do controle deslizante da roda traseira, para derrapagens enquanto acelera, que é acionado por meio de um sensor de ângulo de direção, que trabalha com outros dados aos da plataforma inercial. Para alimentar o sistema elétrico, a nova S 1000 ganhou uma bateria mais leve, herdada da série M. Tudo em prol do controle e da segurança. Para quem não lembra, a S 1000RR foi lançada em 2009.






       Fonte: Revista Duas Rodas.


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