segunda-feira, 29 de março de 2021

Nova CB 350: uma Honda que queremos no Brasil

 

O segmento das motos clássicas está em alta, tanto mundialmente quanto no Brasil. Como exemplo podemos citar os lançamentos da Triumph e da Royal Enfield que em breve irão chegar ao nosso país. Bem que a nova Honda CB 350 poderia aproveitar a carona e desembarcar por aqui.


Nova CB 350 alia o estilo clássico à tecnologia. Conta com ABS de dois canais, computador de bordo, controle de tração, conectividade com smartphone e mais

Aliás, a Honda tanto observa o crescimento do nicho que desenvolveu o modelo justamente com o propósito de ser seu representante nele. Por isso, está sendo oferecido inicialmente no mercado asiático, onde o segmento é mais consolidado, o que inclui, não por acaso, a Índia, ‘terra natal’ da Royal.

Como é a nova CB 350

A nova CB 350 possui duas versões, a de entrada H’ness e a RS. A primeira é mais tradicional, com direito a cromados nos dois paralamas, enquanto a segunda recebe notas de esportividade. Há tons foscos, grafismo exclusivo, assento próprio, escapamento elevado, nova traseira e pneus mais largos. No restante, são iguais.

H’ness é a versão de entrada, mais conservadora e com muitos cromados

Com linhas saudosistas e estilo clássico, a CB 350 alia tecnologia ao conservadorismo. Assim, o design que remete aos anos 1950 divide espaço com itens como iluminação full LED, controle de tração, embreagem assistida e deslizante, ABS de dois canais, computador de bordo e conectividade com smartphone via bluetooth. Há, inclusive, controle por voz do sistema.

CB 350 RS é a versão com pitada esportiva, numa leve inspiração scrambler

Sua principal rival é a Meteor 350, da Royal Enfield, e assim como ela é movida por um motor monocilíndrico arrefecido a ar. Com 348 cm³, aqui ele gera 21 cv a 5.500 e 3,05 kgf.m de torque a 3.000 rpm, priorizando a entrega de força desde as baixas rotações, como a proposta clássica solicita. Para comparação, a RE entrega 20,4 cv a 6.100 rpm e 2,75 kgf.m de torque, a 4.000 rpm.

Esta é a Meteor 350, principal concorrente da CB 350 lá fora. Aliás, a Royal Enfield já está confirmada para vir ao Brasil

Preço e vinda ao Brasil

O preço de uma CB 350 é de 192 mil rúpias na Índia, enquanto a RS sai por 196 mil. Em conversão direta, estamos falando de algo na casa dos R$ 15.100 e R$ 15.500, respectivamente. Para comparação, lá uma CB 500X parte de 687 mil rúpias (ou R$ 54.200), enquanto aqui seu preço sugerido é de R$ 32.510.

Bom nível de acabamento e conceito visual agrada aos saudosistas. Equipamentos ganha pontos com quem não abre mão de tecnologia

A Honda ainda não se pronunciou sobre uma possível vinda da 350 ao nosso país, mas certamente acompanha as movimentações do mercado, o que incluirá a chegada da Meteor por aqui. Ainda, a CB representaria a fabricante em um nicho onde atualmente não está presente, já que oferece a street CB 250F Twister e o próximo degrau é a CB 500F. Além disso, a marca não oferece nenhuma clássica aqui – o mais perto disso é a CB 1000R Neo Sports Cafe, mas aí já é outro conceito.

Apesar de adequado à proposta, números do motor causam impressão negativa. Monocilíndrico arrefecido a ar gera ‘apenas’ 21 cv e 3,05 kgf.m

Mas há um porém. As restrições impostas pela pandemia têm obrigado as montadoras a diminuir seu ritmo de produção, adiando ações e lançamentos. A Honda, por exemplo, já havia antecipado o lançamento das CBR 1000RR-R FirebladeForza 350 e Africa Twin 1100 para 2021 mas até agora não pode apresentar nenhuma delas de fato.

Pandemia ‘engasgou’ calendário de lançamentos da Honda, que já tinha confirmado a vinda de três modelos aos país ainda em 2020

Quem sabe a boa recepção que a CB 350 encontrou no exterior tenha colocado o modelo nas discussões dos diretores da subsidiária brasileira. Quem sabe ela inclusive seja exposta no Salão Duas Rodas, previsto para novembro deste ano. Quem sabe, ainda em virtude da pandemia, o Salão sequer ocorra. Por enquanto o que temos são tendências e indefinições.

Fonte: Guilherme Augusto / Motonline.



Nenhum comentário:

Postar um comentário