É difícil conseguir clientes de verdade em meio a tantos curiosos que aparecem apenas para sugar seus conhecimentos e fazer suas cotações.
O pior é que esses cotadores tomam o tempo que já é escasso e resta pouco desse tempo para conseguir clientes qualificados.
Mas é possível direcionar seus esforços e seu tempo justamente para os clientes que você deseja. Com baixo custo e sem depender do marketing de indicações, marcando presença na maior ferramenta de busca do mundo que é o Google.
Portanto, se a sua advocacia ainda não está presente no Google, certamente é o motivo de seu escritório não alavancar como gostaria.
Vou relevar agora 7 motivos incontestáveis para todo advogado estar no Google.
1) A OAB não pode proibir o advogado de anunciar no Google
Existem formas de usar o Google que podem estar totalmente dentro do código de ética da OAB.
Então mesmo que você ainda se sinta inseguro em começar, pode iniciar de forma simples gerando conteúdo informativo e educativo que não infrinja nenhuma ética da sua profissão.
No entanto, mesmo que haja investimento em anúncio pago e compra de palavras-chaves, não pode haver proibição da OAB se o advogado souber fundamentar o seu uso de forma estratégica.
No Artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que “todo ser humano tem direito de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.”
Uma proibição da OAB nesse sentido seria contra a Declaração Universal dos Direitos Humanos que também é defendida pela nossa Constituição.
O advogado pode promover conhecimento e informação para uma população que em sua maioria é leiga sobre assuntos jurídicos, mesmo que faça uso de links patrocinados.
Democratizar o conhecimento é um dever e um direito garantido que a OAB não pode proibir.
Veja bem o que diz a Emenda de 16 de junho de 2011 do Código da OAB:
“Não viola a ética a contratação, por advogado, de publicidade divulgada em site de buscas que remeta o usuário ao website do próprio advogado. (…) A publicidade na internet deve conter informações objetivas apresentadas com descrição e moderação. Pode o advogado divulgar em links patrocinados na Internet seu nome, ou da sociedade de advogados a qual pertença, endereço, telefones e áreas de atuação, dentre outras informações objetivas que entenda pertinentes. É vedada a utilização de expressões imprecisas ou exageradas, ou que extrapolem a modicidade e o caráter informativo com o intuito de chamar a atenção do usuário para seu website. Inteligência do Provimento 94/2000 e do artigo 31 do Código de Ética e Disciplina.”
Além do mais, utilizar anúncios no formato "rede de pesquisa" é permitido pelo código de ética, pois ele não atinge público incerto e aleatório, mas tão somente aquelas pessoas que estão buscando advogados ou escritórios de advocacia.
Portanto, qualquer advogado pode usar o Google para divulgar seu escritório bem como qualquer conteúdo informativo.
2) Investir nos curiosos e conquistar mais clientes qualificados.
Ao invés de criar uma barreira para bloquear os curiosos da sua advocacia, crie uma barreira para extrair seus clientes deles.
Todos os dias temos pessoas pesquisando no Google sobre tudo.
Se surge uma dúvida recorrem ao Google.
Vão consumir o máximo de informações até saciar sua necessidade de conhecimento e esclarecimento sobre o assunto.
Advocacia é um dos assuntos mais complexos para a maior parte da população.
Curiosos ou não, precisam de ajuda.
Pare para pensar, se existem tantos curiosos então existem pessoas querendo saber mais sobre o seu serviço. Dê a elas o que precisam.
São motivo suficiente para você gerar conteúdo no Google, pois provam que existe demanda.
Aqueles que tomam seu tempo que deveria ser do cliente qualificado apenas para ter informações, já terão essas informações no seu site.
O fluxo de curiosos que fazem isso pode reduzir drasticamente. E mesmo ao entrarem em contato você já pode direcionar para as informações detalhadas do site.
Quando você ajuda alguém em suas dúvidas e necessidades, mesmo que não esteja promovendo diretamente seu escritório ou serviço, você se conectará com ele.
No momento de decidir por fechar um contrato com alguém experiente é provável que procure por você.
Se você não está no Google no momento que essas pessoas precisam, nunca vai gerar essa conexão e certamente não será uma opção na mente delas.
Certamente o advogado que já está no Google está ajudando pessoas, ganhando visibilidade e gerando conexão. Enquanto outros ainda estão se decidindo ou esperando o melhor momento.
No entanto, quem faz o simples tem mais resultados do que quem não faz nada.
3) Há demanda para todas as áreas do Direito
Tem sempre alguém procurando algo na internet e quando buscam por advogado não acontece de forma aleatória ou porque é interessante.
Sejamos honestos: Direito não é interessante.
Assuntos que envolvem direito, leis, deveres e por consequência advogados, são chatos, desconfortantes e muito complexos para a maioria das pessoas que são leigas.
Então preste bem atenção: Quando procuram por esses assuntos é porque realmente estão precisando.
Nem todas as fontes são confiáveis mas precisam que alguém ao menos explique o básico. Pois precisam tomar uma decisão importante ou contratar algum serviço e não fazem ideia de como proceder nesses casos específicos.
Na internet há todos os tipos de pessoas e com certeza neste exato momento há muitas tentando resolver algum problema na sua área de advocacia.
Se o direito como um todo já é bem complexo para a maioria da população, imagine a legislação específica para cada área diferente.
Para cada tipo de processo é preciso um tipo de advogado, isso gera uma confusão muito grande na mente das pessoas.
Precisam recorrer mais uma vez ao Google para sanar suas dúvidas e buscar esclarecimentos sobre seus problemas jurídicos.
Então sim, há espaço e demanda para todas as áreas de direito competirem no Google Ads.
Claro que há áreas específicas com mais procura do que outras, mas ainda assim existem outras necessidades jurídicas que também precisam de atenção.
Por exemplo, para uma pessoa está passando por um processo criminal e não se sente tão à vontade em falar com alguém sobre isso, é melhor ir na internet e fazer uma boa pesquisa antes.
E é uma das áreas da advocacia que tem mais pesquisas no Google.
Foram 18100 pesquisas por advogado criminal só em fevereiro de 2021.
As pessoas precisam de esclarecimento muito pontuais em cada situação e processos jurídicos que se encontram.
E vão recorrer às pesquisas para entender os detalhes desses processos antes de entrar em contato com um especialista.
Se as pessoas procuram por todas as áreas no Google é porque elas precisam e se precisam você pode ser a resposta.
Dessa forma, gerar autoridade e conexão com elas.
Aumentar sua posição na mente de mais pessoas do que hoje e assim ter mais fluxo de clientes chegando quando precisam fechar serviço.
4) Não perder tempo com clientes que não são do seu interesse
Com o Google Ads você pode direcionar seus esforços apenas para os tipos de clientes que deseja.
Como o direcionamento por região ou localidade:
- Se sua área é trabalhista, por exemplo, é inteligente direcionar seus esforços para atingir áreas comerciais ou industriais da cidade.
- Se deseja ser referência na sua cidade, então pode mapeá-la em seus anúncios.
- Ou se o caso for expandir sua área de atuação, também é possível com o Google.
Agora sem o Google certamente isso se torna bem lento e trabalhoso.
Se você deseja fechar clientes de um ticket mais alto, então precisa direcionar às pessoas com rendimentos adequados.
Ao combinar esse interesse com o direcionamento por região na sua estratégia de Google Ads você pode atingir exatamente o cliente que tanto deseja.
- Áreas comerciais que possivelmente trabalham.
- Localidades residenciais de maior poder aquisitivo.
- Ou condomínios voltados a esse público.
O Google pode fazer isso e você será indicado especificamente para essas pessoas em suas pesquisas.
Veja abaixo um vídeo de como segmentar seu público no Google Ads para atrair apenas seus clientes ideais:
Você consegue disponibilizar o link do seu telefone no escritório ou o whatsapp de atendimento para que qualquer interessado possa fazer contato direto.
É um cartão de visita que você não precisa erguer a cada instante e sim deixar ativo só para quem está procurando por ele.
E sempre que precisarem vão recorrer a você, pois sabem que vão encontrar soluções confiáveis.
Por conta disso, ao entrarem em contato é mais provável que já seja para negociar um serviço.
O seu tempo é melhor aproveitado, pois será destinado aos clientes mais qualificados que foram filtrados no Google.
Se aplicar seus esforços com precisão em quem deseja e tem potencial para ser seu cliente, então terá mais chances de fechar um fluxo maior de clientes..
5) Ter um fluxo de clientes mesmo com baixo custo
O Google possibilita marcar presença para sua audiência de formas diferentes e de baixo custo.
Pode ter um site ou blog para gerar informações relevantes sobre sua área de atuação e atrair a atenção de pessoas interessadas no assunto.
Por exemplo: se você é um advogado de família, especializado em divórcios, você criaria artigos de blog ajudando o visitante a resolver problemas comuns enfrentados ao se divorciar. Aí vão alguns exemplos de títulos que você usaria:
- "Como se divorciar sem dores de cabeça"
- "Quanto custa um processo de divórcio e como obter justiça gratuita"
- "O que fazer quando o cônjuge não quer assinar o divórcio"
Neste caso, o seu conteúdo serviria para te posicionar com autoridade e fechar mais contratos – eles confiam em você, logo, você será a primeira opção que ele tem em mente.
Publicar mais peças de valor no seu Blog, não custa nem 1 real à mais.
Há custos mensais a partir de 39 reais para manter um site no ar.
Outra possibilidade é marcar a localização do seu escritório no Google Maps.
Ou criar um perfil gratuito no Google Meu Negócio com localização, horário de funcionamento, link para contato direto com escritório.
E por último, o Google Ads, onde de fato você investe dinheiro diretamente em anúncios para se posicionar melhor nas buscas que seus potenciais clientes fazem no Google.
Sem contar que no Google Ads você só paga quando clicam nos seus anúncios.
A grande sacada é que vai patrocinar links para quem está buscando por você.
Sendo assim, será apenas um facilitador para que te encontrem de forma mais rápida e tenham a possibilidade de uma solução para seus problemas.
Ou seja, em nenhum momento está atacando seu cliente agressivamente numa prospecção forçada.
Apenas disponibilizando informações para quem deseja te encontrar depois de consumir conteúdos em seu site.
Todo o investimento é bem direcionado, e dessa forma não perde tempo e nem recursos com clientes que não são do seu interesse.
Pelo Google Ads também é possível ter acesso direto ao controle de gastos e do retorno que estão gerando.
- Quantas pessoas estão sendo alcançadas
- Quantas estão abrindo suas páginas e consumindo seus conteúdos
- Quantas estão fazendo contato direto com o escritório pelo link
- Quais os interesses dessas pessoas
E não pense que é preciso custos altíssimos para ter resultados com anúncios, pois para algumas palavras-chave, você pode competir por até R$1 por clique.
A OAB argumenta que quando advogados usam o Google Ads estão sendo desleais com os mais recentes na profissão. Mas a verdade é que o Google possibilita as mesmas condições para todos.
Se você faz um bom trabalho estratégico, consegue se posicionar bem, independente do valor investido em anúncios.
Basta saber se posicionar com estratégias de Google Ads direcionadas para Advogados.
Você pode investir pouco e ter muito retorno.
Manter o investimento para manter esse fluxo constante.
6) O futuro do advogado depende do Google.
Se você tem uma loja, certamente vai projetar a vitrine mais encantadora para atrair interessados.
Mas se essa vitrine está no meio de um deserto, quantas pessoas vão se interessar?
Não adianta querer um fluxo constante de clientes se você não está onde eles estão.
Richard Granat, advogado e empreendedor norte americano, foi o primeiro a criar um escritório de advocacia totalmente virtual, e previu ainda em 2011: “A advocacia on-line é o futuro.” Uma década depois, essa previsão de Granat está em vigor e o Google é a porta de entrada.
A verdade é que o mundo está cada vez mais on-line e precisamos estar onde as pessoas estão e o Advogado tem grandes chances de mergulhar nesse universo.
Deixar para trás o posicionamento distante da realidade das pessoas e adotar uma postura moderna e mais tecnológica. E até mesmo voltada para situações jurídicas do mundo virtual que antes não existiam.
É ter um escritório que atende às dificuldades atuais de um cidadão atual.
Não apenas transformando a sua forma de fazer negócio, mas como se relaciona com as pessoas. O cliente precisa de um atendimento direcionado às suas necessidades e não há como resistir à transformação que precisa ocorrer na nossa advocacia.
Nem a OAB pode evitar isso.
A nova advocacia precisa se adequar aos interesses da sociedade e a sociedade está em constante evolução.
Por enquanto existe espaço para os que não estão no on-line, mas em breve ficará defasado e quem não entrar agora certamente estará perdendo o jogo.
O Google é o caminho para marcar presença nessa evolução.
Além de alavancar um fluxo de clientes agora, garante um fluxo de clientes no futuro.
7) A procura por advogados no Google superou as indicações.
Uma pesquisa realizada pela Thomson Reuters e Findlaw, nos Estados Unidos, revela uma clara inversão na forma como as pessoas procuram por advogados.
Em 2005 apenas 7% das pessoas buscavam advogados na internet, contra 65% que preferiam pedir indicações.
A virada aconteceu já em 2014, pois o percentual daqueles que preferiam as indicações despencou para 29% enquanto as buscam por advogados na internet evoluiu de 7% para 38%.
Agora, imagine qual seria o resultado dessa pesquisa em um cenário pós-pandemia?
O crescimento desse percentual como tendência mundial é inevitável.
É importante ressaltar que se uma pessoa irá investir em alguém para defendê-la, precisa ao menos ser confiável.
Analisar os resultados e certificar que está confiando no advogado certo. O famoso “tem experiência?” acontece na mente das pessoas quando precisam de um profissional desse porte.
- "O que os outros falam sobre ele?"
- "Qual conhecimento ele tem?"
- "Até que ponto pode ajudar no meu problema?"
Uma indicação não garante isso, mas no Google é possível verificar as avaliações dos atendimentos anteriores.
Porém, nem sempre o que vale é a credibilidade e qualidade do serviço indicado, mas a privacidade.
Um desconhecido é garantia de privacidade.
Só o fato de um conhecido saber que precisa de um advogado, já pode ser desconcertante para algumas pessoas.
Onde é mais discreto buscar um advogado?
Perguntando para um vizinho ou parente?
Ou sozinho pesquisando no Google?
Se ainda não está convencido de que precisa estar no Google, permita-me colocar o dedo na sua ferida: Parar de depender do marketing de indicações e conseguir clientes qualificados é o que você realmente deseja?
Caso seja apegado demais em indicações, faça seu público indicar também.
Gere conteúdo que encante sua audiência:
- Quando um deles precisar de um advogado, você será lembrado.
- E quando algum conhecido também precisar, é você que será lembrado novamente.
No mínimo, aumentará seu público alcançado.
No entanto, entenda que essa procura por advogados no Google superou a procura por indicações.
Todos os meses, são em média 100 mil buscas pela palavra “advogado”.
Se esse número é tão grande, logo, as possibilidades de ter mais potenciais clientes entrando em contato no escritório também são.
Enquanto alguns esperam por indicações de conhecidos, outros estão sendo indicados pelo próprio Google para milhares de pesquisas que são feitas diariamente.
Conclusão
A importância de seu negócio de advocacia marcar presença no Google é incontestável.
Muitos advogados já despertaram para essa realidade.
Se você ainda não é um deles, certamente está perdendo clientes.
Quem está fora do digital está mergulhando no esquecimento.
Imagine ter o seu fluxo constante de clientes qualificados sem depender do marketing de indicações.
Ou parar de perder tanto tempo apenas com os curiosos e investir o necessário com aqueles que te interessam.
Para isso, invista no Google, onde eles estão e procuram por você.
Comece pelo simples, mas comece já.
Quem faz o simples tem mais resultados do que quem não faz nada.
Logo, encontrará o posicionamento adequado para alavancar sua advocacia.
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