segunda-feira, 22 de março de 2021

Nova moto de 300 cc chegará ao mercado… mas não ao Brasil

 

Para quem roda com pequenas, as motos médias representam um sonho possível. São mais potentes, divertidas e versáteis, sem onerar muito o consumo, manutenção ou valor a ser investido na compra. E é por isso que o mercado internacional está acompanhando a chegada de uma nova moto de 300 cc.

Como é a nova Benelli 302R

Estamos falando da Benelli 302R. A nova geração do modelo acaba de aparecer pela primeira vez em imagem vazada dos dados de registro da motocicleta ao mercado chinês – num processo bem parecido com o que aconteceu com a ‘nova Harley’, outra moto de 300 cc prestes a desembarcar por lá.

Imagem de homologação do produto na China mostra como será a nova Benelli 302R, única esportiva à venda pela marca ítalo-chinesa

A marca italiana, atualmente comandada pelo grupo chinês Qianjiang (o mesmo com quem a Harley-Davidson estabeleceu parceria, aliás), deu nova cara à sua pequena esportiva. O design é inédito, mais esguio e vazado, com a missão de passar a impressão de leveza ao conjunto. Assim, há novos faróis sobrepostos e em LED, carenagem com aberturas maiores e novo assento, bem como nova identidade visual – que lembra a KTM.

mecânica conserva a base da atual 302R, conhecida do mercado europeu, asiático e até sul americano, já que o modelo está à venda em países como Argentina, Chile e Uruguai. Trata-se de um motor de 2 cilindros em linha, arrefecido a líquido, DOHC e exatos 300 cm³, que gera 38 cv e 2,6 kgf.m de potência e torque máximos. Para atingir os números o propulsor gira alto, 11.000 e 9.750 rpm, respectivamente.

Geração enterior tinha design ultrapassado, marcado pelos longos farois. Motor de 300 cc e 38 cv foi mantido

Na verdade, segundo os dados ao registro chinês, a potência foi reduzida em menos de 10%, caindo para 35 cv. A redução provavelmente se deu para enquadrar o modelo à nova Euro5. O conjunto conta com câmbio de 6 velocidades e injeção eletrônica.

Na ciclística há chassi em treliça, suspensão dianteira invertida e freios ABS da Bosch, com disco de 260 mm na frente e 240 mm atrás. O peso total a seco é de 182 kg, pouco abaixo dos 190 kg da antiga geração desta moto de 300 cc.

Sem esperanças de vir ao Brasil, Benelli 302R está à venda em países vizinhos como Argentina e Uruguai

Mais uma moto de 300 cc no Brasil?

Infelizmente, não há qualquer esperança de vermos a nova 302R no Brasil, a começar pelo fato da marca ítalo-chinesa sequer possuir representação no país. Se a tivéssemos em concessionárias, aqueceria a briga no decrescente mercado de esportivas no país, lutando no primeiro degrau ao ladodas YamahR3 e Kawasaki Ninja 400

No Brasil temos boas (mas poucas) opções de esportivas de entrada. Ninja 400 entrega 48 cv e custa pouco mais de R$ 30 mil nas lojas

Curiosamente, as três mantém a mesma arquitetura de motores. São usinas de dois cilindros em linha, comando de válvulas duplo no cabeçote e arrefecimento a líquido, mas, claro, há diferenças nos deslocamentos e potências.

Yamaha R3 recebeu atualização no ano passado, ganhando novas carenagens, painel e suspensões. Nas concessionárias, seu preço beira os R$ 30 mil

A R3, única representante da Yamaha no segmento sport no país, entrega 42 cv a 10.750 rpm e 3,02 kgf.m a 9.000 rpm com seu motor de 321 cm³. Já o propulsor da Ninja tem 399 cm³, gerando 48 cv a 10.000 rpm e 3,9 kgf.m a 8.000 rpm. Atualmente, uma Yamaha zero quilômetro é encontrada nas lojas por R$ 29.237, enquanto a Kawasaki sai por R$ 30.257, de acordo com números da FIPE.

Fonte: Guilherme Augusto / Motonline.



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