CRLV e CNH digital passam a valer para circulação na Amércia do Sul; veja como baixar (Foto: Google)
Agora, os motoristas brasileiros terão mais facilidade para transitar por países da América do Sul. Isso será possível por conta de um novo aplicativo brasileiro que acaba de ser liberado no exterior. O app foi criado pelo Serpro e se chama Vio, ele permite validar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). A validação deve ocorrer por meio de um QR Code que vem nos documentos.
O aplicativo é baixado de forma gratuita e está disponível para usuários Android e iOS. Além disso, trata-se de uma parceria entre a Serpro, Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e GMC (Grupo do Mercado Comum), responsável por negociar os acordos em nome do Mercosul.
Com o app, os documentos de CNH e CRLV, podem ser validados em países como: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Vale ressaltar que os documentos também são válidos na Guiana, porém o local não possui o App Store ou Google Play Store, o que dificulta a validação. Outro ponto importante é que o Vio vai servir também para que fiscais analisem e validem os documentos dos motoristas no Brasil, inclusive em blitz.
Mas vale lembrar que o aplicativo não avalia apenas os documentos de licenciamento e habilitação, pois o mesmo serve também para verificação de placas de carros do Mercosul e o DNI (Documento Nacional de Identificação), que também contam com um QR Code.
Segundo o Serpro, o Vio deve sofrer atualizações muito em breve, pois o intuito é aumentar a quantidade de documentos suportados pelo sistema. Com isso, haverá muito mais facilidades para que os motoristas possam transitar.
Todos os motoristas que possuam documentos brasileiros, têm acesso a um outro aplicativo, chamado Carteira Digital de Trânsito. Esse app foi criado no fim do ano passado e reúne funções da CNH e do CRLV.
A ferramenta substitui os documentos em papel e também tem a função de avisar ao motorista quando seus documentos irão vencer. Essa opção é importante para que não se perca o prazo de atualização dos mesmos.
Fonte: www.fdr.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário