segunda-feira, 22 de junho de 2020

Por que é proibido ter carro de passeio diesel no Brasil?

Por aqui é permitida apenas a venda de picapes, SUVs e veículos comerciais movidos a diesel


Enquanto na Europa a comercialização de carros diesel chega a superar a de modelos elétricos ou movidos a gasolina, o Brasil ainda proibe a venda desse tipo de carro. É claro que há exceções à regra, mas é impossível ter, por exemplo, um Volkswagen Polo diesel no Brasil como há na Europa, ou um Chevrolet Cruze diesel como existiu nos EUA.

Mas por que isso acontece? Tudo tem a ver com uma lei criada em 1976. A portaria MIC nº 346 de 19 de novembro de 1976 do antigo Ministério da Indústria e Comércio foi atualizada em 6 de junho de 1994 para a portaria DNC nº 23 que rege a proibição da venda dos carros diesel no Brasil.
Segundo o artigo 1° dessa lei: “fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros de carga e de uso misto, nacionais e importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000 kg (mil quilogramas), computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga”.
Por que as picapes podem?
Por conta dessa legislação que modelos como as picapes médias (Ford Ranger, Chevrolet S10, Toyota Hilux e etc) e até a intermediária Fiat Toro conseguem ter versões diesel. Todas elas são capazes de carregar 1.000 kg em suas caçambas.
A esportiva Ford Ranger Raptor só não é vendida no Brasil pois tem motor diesel e menos de 1 tonelada de capacidade de carga. Já modelos pequenos como Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana também não recebem motor diesel por conta da capacidade de carga inferior a mil kg.
E o Renegade?
Mas como SUVs como Jeep Renegade e Compass tem versões diesel? Isso se dá ao inciso dois do primeiro artigo dessa lei, a qual determina que carros com tração nas quatro rodas com função reduzida se enquadram como jipes e podem ser equipados com motorização diesel.  
Modelos de luxo como BMW X5, Land Rover Range Rover e Mercedes-Benz GLC, por exemplo, são outros SUVs vendidos no Brasil com tração 4x4 com reduzida o que permite a eles adotar motorização diesel dentro da lei.
Por que essa lei existe?
A lei criada em 1976 foi criada por conta da crise mundial de combustíveis e pela alta poluição gerada pelo enxofre presente no diesel na época. Além disso, até o final de 2018 havia subsídios governamentais na venda do diesel para incentivo da indústria nacional. 
Hoje em dia os motores diesel poluem pouquíssimo e o combustível foi aprimorado mais até que a própria gasolina. Como resultado, carros diesel são cerca de 30% mais econômicos que modelos a gasolina, além de entregar bem mais torque em baixa rotação.
Apesar de muitos projetos de lei terem tentado mudar a legislação nacional e liberar novamente a venda de carros movidos a diesel por aqui, não há nenhuma perspectiva direta ou indireta de mudança dessa lei. Com isso, quem quiser um carro diesel terá que apelar para SUVs, picapes ou modelos comerciais.
Fonte: icarros.com.br

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