Essa é uma questão muito recorrente e não é para menos. Além das várias dimensões e modelos para cada moto, ainda há a questão das finalidades de cada pneu
Está no DNA das motos de estilo big trail sua capacidade de rodar em qualquer terreno e, por isso, muitos dos marinheiros de primeira viagem – sem se preparar adequadamente - acabam por ir diretamente se aventurar em uma viagem em vários terrenos com os pneus de fábrica.
Decisão essa que pode tornar em um amargo arrependimento no primeiro trecho de terreno enlameado, pois no Brasil todas as grandes montadoras entregam suas motocicletas para qualquer terreno com pneus para asfalto, o que vai contra a função das big trails; e na hora de entrar na lama, rípio ou areia, acaba gerando a desconfortável sensação de ter comprado gato por lebre.
Para ilustrar melhor, seria como se um carro esportivo viesse de fábrica com um motor 1.0, ou se um carro de luxo viesse sem um ar condicionado básico. Isso é exatamente o que acontece com as motocicletas do estilo big trail. Essas motocicletas, cujo estilo é definido pela sua versatilidade para rodar em qualquer terreno, vem calçadas com pneus para uso exclusivo em asfalto e que por isso não acompanham essa vocação aventureira.
Uma possibilidade para resolver esse problema é trocar os originais por pneus predominantemente offroad, que performam de forma excelente em terrenos alternativos e fazem com que sua big trail cumpra sua função com louvor. O problema é que esse tipo de pneu, por ser voltado para offroad, acaba deixando a desejar no asfalto em termos de durabilidade (devido a borracha mais macia), em tempo de frenagem (pela superfície de contato menor) além de aderência em curvas e asfalto molhado, problemas de ruído, etc.
Assim, para os proprietários de big trails que de fato tem a intenção de andar em qualquer terreno a melhor opção acaba sendo os pneus mistos, que por sua natureza performam bem em qualquer cenário e tem uma durabilidade muito superior aos pneus offroad. O problema é que não há muitas marcas no Brasil que oferecem modelos com essas propriedades e essas marcas costumam ser pouco conhecidas no território nacional. Um exemplo disso é a Heidenau Tires.
Sediada na cidade de Heidenau – Alemanha, a Heidenau Tires, é uma marca com mais de 60 anos de experiência que é conhecida mundialmente por ajudar motociclistas de todo o mundo a realizar suas aventuras. Seja no asfalto, rípio, lama ou areia, os pneus Heidenauoferecem sempre a melhor performance, seguindo os mais altos padrões de qualidade alemã, traduzindo-se em ótima estabilidade, durabilidade e desempenho.
Sendo importada com exclusividade no Brasil pela FW Performance, a marca oferece vários modelos para o mercado nacional. Porém entre eles pode-se destacar o Dual Sport K60 SCOUT que é um modelo 50/50 de alto desempenho que oferece medidas utilizadas pela maioria das big trails brasileiras, além de contar com:
- Desenho e composto otimizados para garantir estabilidade;
- Carquilha Centrica reforçada para melhor aderência dos blocos e consequentemente maior tração;
- Design diferenciado para proporcionar maior drenagem;
- Carcaças reforçadas para aumentar a durabilidade.
Para encontrar mais informações sobre o K60 e sobre outros modelos da marca, ou para encontrar o revendedor mais próximo de você é só entrar no site oficial da Heidenau no Brasil: www.heidenau.com.br
Fonte: - Publieditorial - (Moto Esporte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário