A terceira rodada do Programa de
Parcerias de Investimentos (PPI), realizada nesta quarta-feira (23/8), no
Palácio do Planalto, qualificou mais 32 empreendimentos do setor de
infraestrutura de transportes que serão concedidos à iniciativa privada. São 15
novos arrendamentos portuários, os estudos para a desestatização da Companhia
Docas do Espírito Santo (CODESA), duas rodovias, 14 aeroportos, além da venda
da participação acionária da Infraero. A estimativa de investimentos é de mais
de R$ 19,5 bilhões.
RODOVIAS – Na área de
rodovias, os projetos qualificados foram os da BR-364, entre Comodoro (MT) e
Porto Velho (RO), com quase 800 quilômetros de extensão e previsão de
investimentos é de R$ 11 bilhões; e o estudo para relicitação do trecho de 624
quilômetros da BR-153 que liga Anápolis (GO) a Aliança (TO), esse último teve a
caducidade contratual da concessão decretada recentemente.
No caso da BR-364, pelo projeto básico
traçado pelo Governo Federal e apurado pelo RONDONIAGORA, os estudos começam a
partir do primeiro trimestre de 2018 e o edital será lançado no terceiro
trimestre, sendo que a concessão sai no final do ano.
PORTOS – O setor portuário
conta com 15 projetos aprovados. Todos os terminais juntos terão capacidade
para movimentar mais de 24 milhões toneladas e são estimados quase R$ 2 bilhões
em investimentos. São dez novos arrendamentos localizados nos Porto de Belém
(PA), Vila do Conde (PA) Paranaguá (PR) e Vitória (ES); três cessões onerosas
de terminais de GLP no Porto de Belém (PA); e duas renovações antecipadas –
Terminal Agrovia do Nordeste no Porto Suape (PE) e Terminal de Fertilizantes no
Porto de Itaqui (MA).
AEROPORTOS – A previsão de
investimentos para os aeroportos é de R$ 6,4 bilhões. Os leilões devem ocorrer
no segundo semestre de 2018. Na região Nordeste serão concedidos os aeroportos
de Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Campina Grande
(PB) e Juazeiro do Norte (CE); no Centro-Oeste, serão cinco aeródromos, todos
localizados no Mato Grosso – Cuiabá (Várzea Grande), Rondonópolis, Sinop, Alta
Floresta e Barra do Garças e no Sudeste o aeroporto de Vitória (ES).
Os 14 terminais aeroportuários, incluído Congonhas, representaram, em 2016, 19%
da movimentação de passageiros do país, sendo que o terminal paulista é
responsável por 10% de toda a movimentação.
INFRAERO – Além das concessões
de novos aeroportos, ficou definido que o governo federal fará a oferta da
participação acionária da Infraero aos atuais sócios privados dos terminais já
concedidos de Brasília (DF), Confins (MG), Galeão (RJ) e Guarulhos (SP). Os
operadores têm direito de preferência na compra, caso não queiram, os ativos
poderão ser leiloados ou vendidos a terceiros. Atualmente, a estatal detém 49%
de participação em cada um desses empreendimentos.
Fonte: Rondoniagora
COMENTÁRIO DO BLOG: Com relação as rodovias digo que isto é uma maneira do "gobernicho" sair da responsabilidade que a ele compete, pois pagamos altos impostos para conservar as rodovias. O pedágio é uma forma de "tirar mais dinheiro do povo", pois os pedágios (dão o nome de taxa) encarecem os produtos além de entregar o patrimônio do povo ao famigerado empresário do setor. Sou totalmente contra, pois pagamos impostos para serem devolvidos com benefícios, inclusive boas rodovias.
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