segunda-feira, 14 de julho de 2025

Pilotar uma Moto



Pilotar uma moto vai além da locomoção ou do lazer nos fins de semana. Um estudo da Universidade de Tohoku, no Japão mostrou que a atividade traz benefícios para a saúde mental e o corpo. A pesquisa foi liderada pelo neurocientista Ryuta Kawashima, criador do jogo Brain Training para o console portátil Nintendo DS.

Participaram 22 homens, entre 40 e 50 anos, todos habilitados para pilotar, mas que estavam há pelo menos dez anos sem andar de moto. Durante dois meses, metade do grupo usou a moto nos deslocamentos diários, enquanto a outra metade continuou utilizando carro, bicicleta ou transporte público.

Os resultados indicaram que os motociclistas tiveram até 50% mais rendimento em testes de capacidade cognitiva, especialmente na memória reversa e na flexibilidade mental.

Segundo os pesquisadores, pilotar exige atenção constante, antecipar movimentos no trânsito e tomar decisões rápidas, estimulando áreas do cérebro ligadas ao raciocínio e ao controle das emoções. Diferentemente de dirigir um carro, onde o ambiente é mais previsível, pilotar uma moto mantém o corpo e a mente mais ativos, funcionando como um treino cerebral.

Além dos benefícios mentais, os participante relataram redução do estresse, maior disposição e concentração. A atividade física leve, como manter o equilíbrio e controlar a moto, pode contribuir para a queima de calorias e ajudar no controle do diabetes tipo 2, devido à movimentação constante.

Fonte: Universidade de Tohoku / Japão

**


Nenhum comentário:

Postar um comentário