quarta-feira, 9 de julho de 2025

Indian Motorcycles volta a operar na América do Sul; Veja onde

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Indian Motorcycles, marca americana com mais de 120 anos de história, está de volta à América do Sul. E pra gente morrer de inveja, na Argentina.

Indian Motorcycles - Scout Classic - DivulgaçãoIndian Motorcycles - Scout Classic - Divulgação

Fundada em 1901, a tradicional fabricante de motocicletas retorna ao mercado argentino por meio da Naval Motor, que agora representa oficialmente o Grupo Polaris no país. A iniciativa marca a retomada das operações na região após alguns anos fora do mercado.

A chegada dos modelos atualizados representa mais do que uma simples relançamento. A Indian Motorcycles quer se posicionar como uma alternativa moderna e competitiva no segmento de motos cruiser, no mercado Argentino, combinando tradição, design agressivo e novas tecnologias.

Scout Sixty Bobber - DivulgaçãoScout Sixty Bobber - Divulgação

Os modelos disponíveis já estão sendo importados dos Estados Unidos e incluem opções com propostas distintas.

foco inicial está na linha Scout. A retomada das atividades reacende a concorrência com a Harley-Davidson, em um mercado que valoriza herança, potência e estilo de pilotagem.

Quais modelos da Indian Motorcycles estão sendo lançados na Argentina?

Diferente do que aconteceu quando a marca chegou ao Brasil, na Argentina não serão lançados os modelos "grandes estradeiros" Chieftain e Pursuit. Serão 3 modelos da linha Scout. Ao menos num primeiro momento.

A nova linha da Indian Motorcycles na Argentina traz três modelos distintos, voltados ao público que busca estilo, força e personalidade sobre duas rodas:

Scout Sixty Bobber: equipada com motor V-twin de 999 cc, entrega 85 cv e 8,8 kgfm de torque. É uma moto com proposta urbana e design agressivo, com suspensão rebaixada e visual minimalista. Seu peso seco é de 246 kg.

Indian Motorcycles - Scout Sixty Bobber - DivulgaçãoIndian Motorcycles - Scout Sixty Bobber - Divulgação

Super Scout 2025: a principal novidade da linha, com motor SpeedPlus V-twin de 1250 cc, refrigerado a líquido. Gera 111 cv de potência e 11,3 kgfm de torque. Combina características clássicas com recursos tecnológicos como ignição sem chave, touchscreen com navegação GPS e interface Ride Command.

Indian Motorcycles - Super Scout 2025 - DivulgaçãoIndian Motorcycles - Super Scout 2025 - Divulgação

Scout Classic: também com motor V-twin de 1250 cc, entrega os mesmos 111 cv, focando em oferecer uma experiência tradicional, com toques modernos e opções de personalização.

Indian Motorcycles - Scout Classic - DivulgaçãoIndian Motorcycles - Scout Classic - Divulgação

A linha Scout 2025 é bastante versátil e permite aos pilotos ajustar sua moto de acordo com o estilo pessoal. A Super Scout, em particular, oferece uma ampla gama de acessórios — são mais de 100 disponíveis — e quatro coleções de customização.

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Estratégia de retorno ao mercado sul-americano

A volta da Indian Motorcycles à Argentina foi possível graças à mudança de representação: o Grupo Colcar, responsável pelo lançamento da marca no país em 2018, deixou de atuar na operação. Agora, a Naval Motor assume o controle com uma proposta mais agressiva e alinhada à estratégia global do Grupo Polaris.

Indian Motorcycles - Scout Classic - DivulgaçãoIndian Motorcycles - Scout Classic - Divulgação

O momento é visto como oportuno. A empresa quer aproveitar um cenário favorável para se consolidar, e aposta em diferenciais como tecnologia embarcada, ampla linha de acessórios e preços iniciais mais acessíveis que os da principal concorrente.

Diferença de preço e desafios locais

Um dos principais pontos de destaque (e também de polêmica) na volta da Indian Motorcycles é a política de preços. A marca informa um valor inicial de US$ 22.000 (R$ 121 mil em conversão direta do dia) para sua linha na Argentina. Mas não informa qual modelo e versão!

De todo jeito isso representa uma vantagem frente à Harley-Davidson, cujos modelos, na Argentina, partem de US$ 47.000 (R$ 258 mil também em conversão direto do dia). No entanto, a ausência de uma tabela de preços detalhada para cada modelo causa insegurança em parte do público consumidor.

Indian Motorcycles - Motor da Super Scout 2025 - DivulgaçãoIndian Motorcycles - Motor da Super Scout 2025 - Divulgação

Diferente da transparência adotada por sua concorrente, a Indian Motorcycles divulga apenas um valor base para toda a linha, o que dificulta comparações e planejamento por parte dos compradores.

E no Brasil?

A trajetória da Indian no Brasil começou em 2015, com promessas ambiciosas e planos de instalação de uma fábrica no país. A marca despertou grande expectativa entre os fãs de duas rodas de um modo geral, trazendo diversas novidades.

Scout Sixty Bobber - DivulgaçãoScout Sixty Bobber - Divulgação

No entanto, o cenário não se desenrolou conforme o planejado. Em 2017, a produção começou a ser desacelerada, culminando na finalização completa das operações em 2018.

Um "retorno" da Indian no mercado nacional seria muito bem vindo. A concorrência seria pesada, com tantas marcas chegando ao mesmo tempo por aqui. Porém não existe qualquer indicativo de que isso possa acontecer. Quem sabe a chegada ao mercado vizinho coloque um pouco de competitividade para voltar?


Fonte: Tudo de Moto.com.br


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