sábado, 12 de julho de 2025

Yamaha FZR 750R de 1990 zerada na caixa é arrematada por valor absurdo

 featured image

Quem é fã de motos clássicas e raridades certamente vai gostar dessa história. Uma Yamaha FZR 750R de 1990, que nunca rodou de verdade e permanece até hoje dentro da caixa original de fábrica, foi vendida em um leilão por nada menos que US$ 80.250 — valor que, na conversão direta do dia, passa de R$ 440 mil.

Yamaha FZR 750R: apenas 1 km rodado! - DivulgaçãoYamaha FZR 750R: apenas 1 km rodado! - Divulgação

A raridade foi anunciada no site de leilões on-line Iconic Motorbike Auctions e, foi arrematada praticamente no dia seguinte. A FZR 750R estava guardada há mais de 30 anos, mantida em um museu no Canadá, em um ambiente climatizado, longe de qualquer risco de desgaste. A quilometragem? Apenas 1,1 km, provavelmente rodada ainda na linha de produção, lá no Japão, só para testes de fábrica.

O mais curioso é perceber a valorização dessa moto ao longo do tempo. Quando foi lançada, no final dos anos 80, a FZR 750R custava em torno de US$ 16 mil, uma das superesportivas mais caras daquela geração.

Yamaha FZR 750R: hodômetro marca 1,1 km - DivulgaçãoYamaha FZR 750R: hodômetro marca 1,1 km - Divulgação

Hoje, custando cinco vezes mais, ela supera até modelos atuais. Para comparar: uma Harley-Davidson Fat Boy edição especial Gray Ghost (um modelo TOP) tem o preço de US$ 25.399 nos EUA. Dá para levar quase três pelo valor que foi pago por essa FZR 750R. E ainda sobra um troco.

Yamaha FZR 750R: literalmente zero, na caixa

O exemplar vendido é de janeiro de 1990 e ficou guardado por décadas em Saint-Laurent, Quebec, no Canadá. O dono anterior adquiriu a moto em 2013 e manteve ela no mesmo estado: lacrada, na caixa original, protegida com plásticos de fábrica e sem nenhum tipo de manutenção ou intervenção.

O hodômetro marca apenas 1,1 km — basicamente o trajeto feito nos testes internos da Yamaha antes do embarque. A moto nunca foi abastecida, não teve óleo colocado no motor, nem sequer as rodas rodaram fora da embalagem.

Segundo o próprio anúncio do leilão, a FZR 750R foi vendida como peça de exposição. Isso significa que o comprador leva uma relíquia, mas não tem qualquer garantia de que ela funcione sem antes passar por uma revisão completa. Afinal, são mais de 30 anos parada, mesmo estando protegida de forma exemplar.

Yamaha FZR 750R: na caixa - DivulgaçãoYamaha FZR 750R: na caixa - Divulgação

A Yamaha FZR 750R

A FZR 750R surgiu na época em que o Campeonato Mundial de Superbike (WorldSBK) começava a ganhar força. As regras exigiam que as fabricantes produzissem motos de rua baseadas nos modelos de corrida. Foi assim que surgiram ícones como a Honda VFR750R, a RC30 e claro, a resposta da Yamaha: a FZR 750R.

Esse modelo trazia uma série de soluções de engenharia bem avançadas para a época. O chassi Deltabox de alumínio, que virou marca registrada da Yamaha, garantia uma combinação de rigidez e leveza, com peso a seco na casa dos 202 kg. O motor, um quatro cilindros em linha de 749 cm³, contava com bielas de titânio e pistões mais leves para reduzir atrito e melhorar desempenho.

FZR 750R, resposta da Yamaha para Honda VFR750R - DivulgaçãoFZR 750R, resposta da Yamaha para Honda VFR750R - Divulgação

A potência declarada era de 121 cavalos, o que para os padrões de 1989 era algo realmente expressivo para uma 750cc. A alimentação era feita por quatro carburadores Mikuni de válvula plana, garantindo uma resposta precisa, especialmente em alta rotação.

Por que essa FZR 750R vale tanto?

Além de ser um modelo de motocicleta que já nasceu "cara", esse exemplar tem um fator que é praticamente impossível de encontrar hoje: está literalmente do jeito que saiu da linha de montagem, lacrado na caixa e até chave reserva!

Yamaha FZR 750R: apenas 1 km rodado! - DivulgaçãoYamaha FZR 750R: apenas 1 km rodado! - Divulgação

No mundo de colecionadores de raridades, isso não tem preço. É o tipo de item que atrai não apenas apaixonados por motos, mas também investidores e museus que querem ter uma peça rara, praticamente impossível de aparecer novamente no mercado.


Fonte: Tudo de Moto.com.br


**


Nenhum comentário:

Postar um comentário