Você sabia que...
- Uma das grandes diferenças de comportamento entre homens e mulheres é com relação à própria saúde? As mulheres são adeptas da prevenção e frequentam o consultório médico atualmente.
- O número de mulheres com problemas cardiovasculares aumentou? Portanto, além de visita ao ginecologista, é importante também a realização de um check-up anual.
Quais são os principais exames para prevenir o câncer de mama e a partir de que idade devem ser feitos?
A partir da primeira menstruação, a jovem deve realizar o autoexame de mama mensalmente, de preferência na hora do banho e nos dias após a menstruação. A partir dos 40 anos, é importante realizar a mamografia. Caso haja histórico familiar de doença, converse com o seu médico.
Que tipo de exames devem ser realizados após o início da vida sexual e com que frequência?
Anualmente devem ser realizados o Papanicolau e o colpos copia, que detecta a existência de infecções vaginais ou de qualquer anomalia nas células que possam dar origem ao câncer de colo de útero, que tem 100% de chance de cura quando descoberto e tratado precocemente.
Além dos exames ginecológicos, que outros exames são importantes?
A partir dos 30 anos, é importante verificar a pressão arterial, o diabetes e os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.
A partir dos 40 anos, é importante realizar também exames cardíacos, como o eletrocardiograma, que mede a atividade elétrica do coração, o teste de esteira e o rastreamento nuclear, que detecta possíveis danos ao coração.
A partir dos 50 anos, há um aumento da perda de massa óssea; assim, para evitar o osteoporose é importante realizar uma densitometria óssea, exame simples e indolor que serve para calcular o nível de descalcificação dos ossos.
Quais são os principais cuidados que devem ser tomados para se manter saudável ao longo dos anos.
Além da realização de exames preventivos, é fundamental manter um estilo de vida saudável, evitando o sedentarismo, a obesidade e o estresse, principais fatores para o surgimento de doenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário