Você sabia que...
- Existem aproximadamente 14 milhões de diabéticos no Brasil e cerca de metade dessas pessoas não sabem que têm essa doença.
- O Diabetes é a principal causa da cegueira em adultos e a maior causa de amputação de pés e pernas em todo o mundo.
O que é diabetes?
É uma doença associada à hereditariedade, mas pode ser precipitada ou agravada pelos maus hábitos da vida, como o sedentarismo, estresse e pela ingestão de dietas inadequadas. Decorre do aumento da glicose, um tipo de açúcar no sangue, em função da produção diminuída ou alterada de um hormônio produzido pela pâncreas, a insulina.
Quais são os tipos de diabetes?
Os tipos mais frequentes são o tipo 1 e o tipo 2. O tipo 1 ocorre geralmente em crianças e jovens, o tipo 2 acomete principalmente adultos e obesos. Há também outras formas, como o diabetes gestacional e outros tipos raros.
Quais os sintomas do diabetes?
Enquanto nas crianças tende a surgir de uma forma inesperada, com a necessidade imediata de tratamento com insulina pela destruição das células pancreáticas em decorrência de agressão do sistema de defesa do próprio indivíduo. Na maioria dos adultos os sintomas são lentos e graduais por muitos anos. Os principais sintomas são sede e fome exagerada, vontade de urinar, muitas vezes fraqueza, desânimo, emagrecimento e visão turva.
Quais são os tratamentos do diabetes?
O tratamento está centrado na normalização da glicemia e na prevenção das complicações em vários órgãos. Compreende basicamente mudanças no estilo de vida, como seguir um plano alimentar saudável, reduzir o peso e realizar exercícios físicos com frequência. O tratamento medicamentos é individualizado para cada tipo de diabetes e para cada paciente, podendo ser necessários o uso de comprimidos e insulina.
Como se prevenir da doença?
Praticando exercícios físicos regularmente e adotando uma alimentação saudável e balanceada, com redução de alimentos ricos em colesterol e triglicérides, além da redução da pressão arterial.
Se não for controlado, o que o diabetes pode causar?
Os níveis altos de glicose no sangue por muitos anos levam a complicações devastadoras como cegueira progressiva, insuficiência renal, maior predisposição a infarto cardíaco e AVC, bem como amputação de pés e pernas são as principais complicações da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário