terça-feira, 29 de junho de 2021

SUA SAÚDE - Check-up Vascular

 

Você sabia que...

  • O acidente vascular cerebral (AVC) está entre as 10 doenças que mais matam no mundo.
  • Outras doenças vasculares também podem levar à morte ou causar sequelas, como a trombose venosa profunda, o aneurisma da aorta, pé diabético e a doença arterial obstrutiva periférica (DAOP).
O que é um Check-up Vascular?
No Check-up vascular, o angiologista identifica os principais sinais que provocam as doenças, a existência de problemas vasculares em todo o restante da circulação do corpo, com exceção do coração e do cérebro, faz o diagnóstico na fase inicial ou origem genética, a fim de evitar a sua evolução.

Com que frequência se deve fazer um check-up vascular?
Recomenda-se os exames a cada dois anos em adultos saudáveis, a cada seis meses em pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, câncer e uma vez por ano em pacientes com fatores de risco, como obesidade, fumantes, sedentários ou pacientes com nível de colesterol elevado.

Que problemas podem ser detectados?
  • ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) - É o entupimento ou rompimento de um vaso que leva sangue ao cérebro;
  • PÉ DIABÉTICO - A diabetes mal controlada causa, ao longo do tempo, alterações no sistema nervoso e a pessoa pode perder a sensibilidade dos pés. Ao ter alguma ferida nos pés, ela não sente ferida e também não cicatriza. Uma das característica do pé diabético e o ressecamento. Se não tratado pode gerar a amputação do membro;
  • TROMBOSE VENOSA - Doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias;
  • ANEURISMA DA AORTA - É a dilatação anormal da parede da aorta, maior artéria do corpo e responsável por transportar sangue rico em oxigênio para todo o organismo;
  • ANEURISMA PERIFÉRICO - É a dilatação anormal da parede de artéria periférica, como a femoral (da virilha), a carótida (do pescoço) e dos braços.
  • DOENÇA ARTERIAL OSBSTRUTIVA PERIFÉRICA (DAOP) - É a dificuldade de passagem do sangue, devido a placas de gordura, cálcio e pela própria degeneração da parede do vaso ao longo dos anos.

Fonte: KASPEN / Clínica Diagnóstica - Porto Velho-RO.






Nenhum comentário:

Postar um comentário