quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

OPÇÃO DE CÂMBIO DCT VIRÁ AO BRASIL NA HONDA AFRICA TWIN 1100

 

Transmissão sequencial permite trocas automáticas ou por botões e estará no modelo 2021


A Honda do Brasil atualizará os modelos topo de linha das famílias big trail e esportiva conforme os vendidos no exterior. Isso significa que a Africa Twin se tornará 1100 e a CBR 1000RR-R chegará ao país em sua atualização mais recente para a linha 2021.

Agora a fabricante decidiu trazer a CRF 1100L também com opção de câmbio automático sequencial DCT. Portanto, serão quatro versões à venda em 2021: Africa Twin 1100, Africa Twin 1100 DCT, Africa Twin 1100 Adventure Sports e Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT.  

Nesta nova geração o motor de 2 cilindros paralelos passa de 998cc para 1.084cc, ganha potência e torque. Os cursos dos pistões foram elevados, comando de válvulas modificado e uma válvula de escapamento incluída. De 94 cv alcança 100 cv a 7.500 rpm e de 10,1 kgf.m atinge 10,7 kgf.m a 6.250 rpm na homologação europeia. 

O design foi levemente reestilizado, mas o chassi é novo e mais leve. Uma estrutura de aço mais rígida permitiu a redução de volume e peso, acompanhada de um subchassi de alumínio mais estreito na junção de banco com tanque. O braço oscilante traseiro é uma peça única de alumínio mais rígida e 500g mais leve. No total a Africa Twin 1100 fica 5 kg mais leve. 

A principal revolução da Honda Africa Twin 1100, no entanto, é sem dúvida eletrônica. Abandona o painel LCD vertical por um TFT de 6,5” horizontal, touchscreen, compatível com Apple CarPlay. Através dele é possível selecionar seis modos de pilotagem (dois personalizáveis) contra os quatro anteriores (um personalizável). 

A inclusão de uma central inercial IMU monitorando seis eixos de inclinação permitiu que a Africa Twin 1100 recebesse controles de levantamento das rodas dianteira e traseira, além de ABS adaptável a curvas. Outro novo equipamento de série é o cruise control.    

Na versão Adventure Sports novidades aparecem desde a estética, com faróis de curva de três estágios instalados abaixo dos convencionais. Também teve cursos de suspensão e altura do banco reduzidos, agora os mesmos da versão standard: 230 mm na dianteira e 220 mm na traseira, que deixam a moto a 250 mm do chão e o assento a 850 mm (antes 900 mm). 

As suspensões foram recalibradas e há novas suspensões Showa eletrônicas, que atuam de acordo com o modo de pilotagem. O tanque maior para 24,8 litros e a carenagem dianteira ampliada, com para-brisa ajustável, permanecem diferenciais da versão.

Data de início das vendas, pacote de itens de série e cores que estarão disponíveis no Brasil para linha 2021 ainda serão informados, mais perto dos respectivos lançamentos. 









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