sábado, 1 de agosto de 2020

Estrada de Ferro Madeira Mamoré completa 108


O complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) completa 108 anos neste sábado, 1° de agosto de 2020. Para celebrar a data, a equipe de reportagem da Rede Amazônica percorreu o trecho que compõe a estrada de ferro em Porto Velho. Foram sete quilômetros e horas de caminhada para mostrar os principais pontos da ferrovia na série Locomotiva 12.
                        Estrada de Ferro Madeira Mamoré completa 108
O passeio do repórter André Oliveira começou pela região de Santo Antônio. Para essa jornada ele contou com a companhia da professora de História Rita Vieira. Depois eles passaram pela Vila Candelária, Triângulo, Cai N'água e, por fim, o complexo da EFMM.
História
 
A Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi inaugurada em 1° de agosto de 1912. A construção da ferrovia fazia parte do tratado de Petrópolis selado com a Bolívia, em 1903, após a compra de território boliviano pelo Brasil. O 'combinado' no tratado foi construir a ferrovia Madeira Mamoré em um prazo de quatro anos.

Após ser inaugurada, a EFMM deu lucro durante dois anos. Depois entrou em declínio devido à queda vertiginosa da participação brasileira no mercado da borracha. Isso porque a concorrência asiática oferecia um produto de qualidade e de mais fácil extração, afetando assim a exportação brasileira.

Com 54 anos acumulando prejuízos, Humberto de Alencar Castelo Branco determinou a erradicação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré sendo substituída por uma rodovia.
 
Minissérie Mad Maria
 
As dificuldades para construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré foram mostradas na minissérie Mad Maria, da Globo. A produção audiovisual foi exibida na TV em 2005. A trama da minissérie começa em 1911, um ano antes da finalização da estrada de ferro. A direção optou por gravar nos mesmos locais onde se passa a trama original, no pequeno vilarejo de Abunã e Santo Antônio. Mad Maria foi protagonizada pelos atores Fábio Assunção, Fidellis Baniwa e Ana Paula Arósio.
Estrada de Ferro Madeira Mamoré completa 108
Para gravar a minissérie, a equipe da Rede Globo contou com o apoio do governo de Rondônia, que investiu na recuperação de 8 km da ferrovia, no restauro de uma locomotiva e na cessão de operários, médicos e policiais para acompanhar as equipes de gravação. Ao todo, a minissérie mobilizou cerca de 400 profissionais em Rondônia.
Fonte: Rede Amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário