domingo, 23 de agosto de 2020

NOVA HONDA CBR 600RR ESTÁ DE VOLTA, POR ENQUANTO SÓ NO JAPÃO

Atualização da esportiva que estava fora de linha ainda não tem confirmação em outros países


Nesta sexta-feira (21) a Honda apresentou apenas para o Japão uma CBR 600RR atualizada para a linha 2021. O modelo havia saído de linha sem as últimas modificações necessárias para as normas de emissões mais recentes, num momento de menor interesse pela categoria supersport, de 600cc com 4 cilindros. 
Na mesma época a Honda abriu mão do fornecimento de motores para a categoria Moto2 do campeonato mundial de motovelocidade, posto assumido pela Triumph no último ano. Enquanto isso, a fabricante investiu esforços nas atualizações da CBR 1000RR Fireblade. 
A nova supersport que começará a ser vendida no Japão na próxima sexta-feira (25) parte dos conjuntos de chassi e motor/câmbio que já existiam, mesma estratégia adotada pela Kawasaki na atualizações da Ninja ZX-6R no ano passado. 
Portanto não há grande evolução de performance, com o motor agora atingindo 121 cv a 14.000 rpm e 6,5 kgf.m a 11.500 rpm. Antes alcançava 120 cv a 13.500 rpm e 6,7 kgf.m a 11.250 rpm. 
Para elevar o limite de rotações do motor foram ajustados os materiais usados na árvore do comando de válvulas, nas molas das válvulas e no virabrequim. Os fluxos de admissão e exaustão foram melhorados com novos formatos nos dutos e maior diâmetro do corpo de borboleta do acelerador, escapamento reprojetado e tempo das válvulas alterado. Também foi aprimorada a refrigeração da câmara de combustão com novos dutos para o líquido de arrefecimento no cabeçote.   
Na parte ciclística os ajustes foram a distância entreeixos passando de 1.369 mm para 1.375 mm e o ângulo de cáster de 23,5° para 24°. Sutilezas para tornar a CBR mais “amigável” e estável em linha reta. 
As maiores modificações visíveis no modelo 2021 estão nas partes frontal e lateral da carenagem redesenhadas, com adoção de asas para aumentar a pressão aerodinâmica. Os efeitos são mais estabilidade em linha reta, entradas e saídas de curva.   
O painel em display colorido TFT semelhante ao da Fireblade permite selecionar os novos modos de pilotagem, que automaticamente alteram as configurações de entrega de potência, ABS, controles de tração, wheelie e freio-motor. Com a instalação de uma central inercial (IMU), os assistentes eletrônicos se adequam à inclinação da moto.
Embora a embreagem tenha acionamento assistido e seja do tipo deslizante, para evitar travamento da roda traseira em reduções bruscas, a 600 não tem quickshifter. Será vendido como acessório. A concorrente ZX-6R traz o recurso apenas para elevações de marcha.  
A nova Honda CBR 600RR 2021 será vendida no Japão nas cores vermelho e tricolor HRC. No Brasil, por enquanto a única opção de supersport é a Kawasaki Ninja ZX-6R 636, por R$ 52 mil. Com capacidade cúbica ligeiramente maior, atinge 136 cv a 13.500 rpm e 7,2 kgf.m a 11.000 rpm   









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