domingo, 30 de agosto de 2020

NOVO TIPO DE LUBRIFICANTE MELHORA PERFORMANCE DE SCOOTER

Óleo específico para motor de scooter chega ao país com formulação diferente da usada nas motos. Entenda por que isso é importante


O scooter é a maneira mais fácil e prática de se locomover no ambiente urbano. Se você tem um, provavelmente já sabe disso. Mas talvez não saiba que pode usar um tipo de óleo lubrificante de motor diferente da moto comum e ter benefícios com isso.
O motivo é que o conjunto de motor e câmbio do scooter é diferente. No scooter o câmbio automático CVT é “seco”, não funciona embebido em óleo, como as engrenagens do câmbio da moto. Na maioria das motos o óleo precisa ter uma fórmula muito específica porque o câmbio fica integrado ao conjunto do motor e usa o mesmo óleo.
Esse óleo precisa lubrificar as peças que se movem no motor para reduzir o atrito, mas também não pode deixar a embreagem patinar. Difícil, né? No scooter o lubrificante só precisa reduzir o atrito e a temperatura do motor, que fica instalado junto da roda traseira. 
Então a fórmula desse óleo para scooter pode ser a mais eficiente possível para motor, sem precisar atender também às necessidades do câmbio. É o melhor óleo disponível para reduzir atrito, e isso se transforma em menor temperatura de funcionamento – o motor do scooter não fica exposto na frente, é coberto pela carenagem na parte de trás e recebe pouca refrigeração pela passagem de ar. 
Menos atrito também aumenta a durabilidade dos componentes internos e melhora o rendimento do motor porque há menos resistência ao movimento, diminui assim o consumo de combustível. Para saber se o lubrificante é específico para scooter busque no rótulo a classificação JASO – abreviação em inglês da Organização Japonesa de Normas Automotivas. 
Essa classificação do óleo deve ser JASO MB, enquanto para motos, que usam o mesmo óleo no câmbio, a correta é a JASO MA. Parece só um detalhe no rótulo do frasco, que também deve conter a viscosidade recomendada pela fabricante do veículo, mas essas letras fazem a diferença no funcionamento do scooter. 
Fonte: Revista Duas Rodas.

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