sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Abastecimento em duas rodas: trabalhe melhor o seu tempo

Quando estamos planejando uma viagem, o tempo que “gastamos” com o abastecimento vai variar e muito se estamos sozinhos, com garupa ou em grupo, mas uma coisa é certa, o momento de descanso é muito importante nessa hora.
Etapa importante para relaxar, esticar pernas, alongar, fazer as suas necessidades fisiológicas, comentar como está a viagem, como estão os parceiros, se tem fome, o que irão fazer até a próxima parada, obter informações sobre a região e inúmeras atividades de conexão ao meio e isso demanda tempo. 

O tempo que é o ponto fundamental para a realização da viagem e não a quilometragem a ser percorrida, pois muitas vezes podemos rodar 100 km em uma hora, como também em 10 horas, dependendo do percurso que é feito.
Algumas dicas ficam então para esse momento.
A primeira delas é a forma como o grupo vai estacionar as motos na bomba. Normalmente o mais comum é parar a moto um atrás da outra quando cada um faz o pagamento individual, mas uma boa alternativa para esse momento e principalmente quando um só irá fazer o pagamento, é estacionar numa formação de estrela em volta da bomba, para que não desative a bomba entre um abastecimento e outro.

Segunda dica é a forma que estacionas a moto. O momento de estacionar a moto é onde pode haver alguns contratempos como óleo no chão, como deixar a moto apoiada e principalmente o comportamento seu e do frentista.
O óleo ou piso escorregadio nessa hora de parar é um das ocorrências maiores que há na queda em uma viagem, que pode não causar grandes problemas, mas é um risco. Parar a moto tranquilamente, descer e apoiar com o descanso lateral para o lado da bomba ou usando o descanso central é o ideal para esse momento.
Descer da moto é algo importante, pois aqui é o momento de risco alto. Manuseio de combustível é perigoso e ficar atento ao que está ocorrendo nessa etapa é a sua obrigação. Evite usar celular nessa hora, mantenha uma distância razoável, verifique se realmente está sendo abastecido com o combustível certo para a sua moto, procure não tirar a atenção do frentista e fique atento ao momento de completar o tanque, pois pode jorrar combustível para fora e causar um incêndio quando esse atinge as partes quentes da moto.
Essas são etapas criticas e recomendo serem executadas com atenção e nessa ordem.
Muitas vezes não percebemos isso, pois achamos que abastecimento é tempo que perdemos parados, mas na realidade é o tempo que sempre ganhamos em nossas vidas.
Uma das regras de uma viagem segura que sempre digo é essa, “tenha o seu tempo".
Forte abraço meus amigos e amigas.
#teigadventureficadica
---
Fonte: Teiga Júnior é motociclista, empresário e fisioterapeuta. Escritor de várias reportagens nas maiores revistas brasileiras. Primeiro motociclista brasileiro a andar pelo Tibet, e o primeiro a chegar no Monte Evereste pelo lado tibetano. Autor do Livro MOTOCICLISMO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO EM VIAGENS DE AVENTURA. Colunista do canal Motorrad Experience e do hotsite Motociclismo do Acreaovivo.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário