quinta-feira, 13 de agosto de 2020

DIRIGINDO COM SEGURANÇA: 5 DICAS PARA FAZER CURVAS COM MOTOS


Fazer curvas com motos pode parecer a coisa mais banal e fácil quando se trata de pilotagem. Porém, existem algumas práticas que, quando não são seguidas, podem trazer problemas ao motociclista e até mesmo ocasionar quedas.
Por isso, no post de hoje, vamos abordar 5 dessas práticas que você deve sempre considerar para fazer uma pilotagem segura em curvas. Vamos começar?

CURVAS COM MOTO: 5 PRÁTICAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA

1. OLHE SEMPRE NA DIREÇÃO EM QUE A MOTO DEVE IR

Ficar de olho na pista é sempre importante, mas, no caso das curvas, o piloto tem que ir um pouco além. Com a mudança de trajeto, o motociclista não pode deixar que o que vier pela frente o surpreenda.
Por isso, faça a curva sempre olhando na direção em que a moto deve seguir. Assim, você pode ajustar a tocada para o que vem à frente e evitar sustos.

2. NUNCA DESISTA DA CURVA APÓS INICIÁ-LA

Às vezes, em situações de emergência, o piloto pode ser levado a abandonar a curva por instinto. Porém, isso é muito perigoso. Com a moto inclinada na curva, se o piloto resolve abandoná-la e levanta o corpo, a moto vai perder todo o equilíbrio.
Isso pode levar a uma queda, já que a mudança brusca no balanço da moto faz com que ela se descontrole de maneira quase que imediata. Portanto, controle ao máximo esse instinto.

3. EVITE FREAR DENTRO DA CURVA

Essa regra deve ser seguida sempre: nunca freie dentro da curva. Faça as frenagens sempre antes de entrar nelas para evitar que a moto se desequilibre e caia.
Isso acontece porque, dentro de uma curva, cada uma das rodas está experimentando aderência e tração diferentes. Assim, quando o piloto freia, uma delas pode travar, causando a derrapagem e levando à perda de equilíbrio do motociclista.

4. FAÇA A CURVA NA VELOCIDADE ADEQUADA

Dica básica, mas que nunca é demais reforçar. Fazer a curva na velocidade adequada é essencial para sua segurança. Se estiver rápido demais, o raio da curva simplesmente pode não ser suficiente para completá-la e você pode parar fora da pista.
Se estiver devagar demais, a força inercial será tão baixa que, ao inclinar a moto, ela poderá tombar.

5. CONSIDERE A INCLINAÇÃO DA MOTO NA CURVA DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS

Cada tipo de moto tem suas características próprias e o motociclista deve conhecer muito bem seu equipamento na hora de pilotar. Abaixo, algumas dicas para fazer curvas seguras nos principais tipos de moto:
  • esportiva: com pedaleiras bem altas e posição de pilotagem agressiva, costuma permitir uma inclinação grande nas curvas;
  • custom: com o quadro e pedaleiras baixas em relação ao solo, além da posição de pilotagem mais relaxada, esse tipo de moto não permite muita inclinação nas curvas;
  • scooter: também não se recomenda muita inclinação (especialmente por conta dos pneus finos), mas, devido à posição de pilotagem “sentado”, esse tipo de moto permite fazer curvas apertadas mesmo sem deitar o corpo;
  • street: costumam permitir boa inclinação, mas vale ficar atento à largura dos pneus para determinar seus limites de segurança;
  • trail: por serem muito mais altas em relação ao solo e contarem com suspensões macias, o peso do piloto acaba agindo com um pêndulo na inclinação. Portanto, não dá para se inclinar muito e alguns pilotos chegam a fazer curvas agressivas com a perna esticada para evitar sustos.
E aí, gostou das nossas dicas para fazer curvas com motos? Lembra de mais alguma? Então deixe nos comentários outras dicas que esquecemos de colocar na lista! 
Fonte: regatamotos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário