terça-feira, 2 de junho de 2020

MOMENTO JURÍDICO - Como deixar o seu WhatsApp mais seguro e evitar golpes?

Em fevereiro de 2020, o WhatsApp ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo!
O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros para a troca de mensagens e diversos tipos de arquivos, como fotos, vídeos, contatos e documentos.
Por esse motivo, você precisa tornar sua conta no WhatsApp mais segura usando os recursos do próprio app e seguindo recomendações para prevenir golpes e roubos da sua conta.
O primeiro passo para garantir mais segurança ao seu WhatsApp é ativar o recurso de confirmação em duas etapas, um código de seis dígitos que você mesmo escolhe.
Essa funcionalidade deixa o app duplamente protegido porque se alguém tentar acessar a sua conta de outro celular vai precisar digitar esse número.
Com isso, para hackear uma conta, a pessoa mal intencionada precisará ter acesso a dois códigos: o de ativação do WhatsApp, que é enviado por SMS quando ele é instalado, e o PIN da confirmação em duas etapas.
Veja agora como configurar o 2º código de verificação em smartphones com sistemas Android ou iOS:

Como evitar que você caia em golpes no WhatsApp?

Para você se prevenir contra golpes do WhatsApp, recomendo que você nunca compartilhe com outras pessoas o código de ativação do WhatsApp, aquele que chega por SMS.
Além disso, ative a confirmação em duas etapas que expliquei acima e não informe esses números para ninguém.
Não instale aplicativos de terceiros que possam ter acesso ao seu WhatsApp, como alguns apps que prometem mudar a cor e o design do aplicativo.
Não compartilhe os dados do seu WhatsApp a pedido de outras pessoas ou sites e, também, desconfie de qualquer ligação que, após passar alguma informação, enviará um código para você confirmar sua participação ou prêmio.
Se não foi você que solicitou, nunca informe ou clique no link de ativação do WhatsApp enviado por SMS.

O que fazer se a conta do WhatsApp for roubada ou hackeada?

Infelizmente, pode ter acontecido de você informar o código de ativação do seu WhatsApp e, assim, ter caído num golpe e ter sua conta pode ser roubada ou clonada.
Quando isso acontece, uma mensagem informa que o app está ativo em outro aparelho e que você não pode acessar sua conta.
A primeira coisa a fazer é tentar recuperar a conta por meio do seu próprio celular:
Mesmo assim, se esse procedimento acima não funcionar, você deve enviar um e-mail para support@whatsapp.com.
A mensagem pode ser escrita em português e precisa enviar todas as informações descritas abaixo:
Agora, se você já fez a denúncia, mas a empresa está demorando muito para responder ou negaram o seu pedido, o próximo passo é registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil.
Então, se mesmo assim não for resolvido, você precisará entrar com ação judicial para resolver o problema.

Como denunciar um número, contato ou um grupo no WhatsApp?

Se você recebeu uma mensagem incômoda, faça o bloqueio desse contato (Android ou iOS).
Entretanto, se a mensagem tiver conteúdos potencialmente criminosos ou informações falsas, é possível denunciar esse número ou grupo.
Veja agora como denunciar número, contato ou grupo no WhatsApp:

Conclusão

Nunca compartilhe seu código de confirmação do WhatsApp recebido por SMS com outras pessoas, nem mesmo com amigos ou familiares.
Caso você tenha compartilhado seu código e perdido o acesso à sua conta do WhatsApp, siga as instruções acima para recuperar sua conta.
Também, ative a autenticação de dois fatores e tenha mais segurança no seu aplicativo.
Ao seguir essas recomendações e medidas de segurança, você pode proteger a sua conta e evitar que dados e contatos sejam roubados e as conversas perdidas.

Fonte: Guilherme Peara, Advogado
Advogado | Estrategista de marketing jurídico 🚀
Advogado apaixonado por marketing, tecnologia e inovação. Atualmente, sou responsável por construir estratégias e conteúdos jurídicos para elevar o valor das marcas de importantes escritórios de advocacia e, com isso, atrair mais clientes. Cofundador da @influenccelaw. JusBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário