terça-feira, 12 de maio de 2020

KOMBI: 70 ANOS E MAIS DE 1001 UTILIDADES

NO ÚLTIMO DIA 8 DE MARÇO A KOMBI COMPLETOU 70 ANOS DE LANÇAMENTO NA ALEMANHA


Desde que foi lançada, a Kombi foi usada tanto conforme saiu da fábrica, quanto numa infinidade de aplicações específicas realizadas por empresas do mundo inteiro. Já tratei da versão picape na matéria “Pau p’ra toda obra” com muitos exemplos de aplicações específicas realizadas na Alemanha.
Agora o foco será nas customizações realizadas pela Carbruno. Como fui vizinho de um dos donos desta empresa e ainda mantenho contato com sua família, isso me deu a oportunidade de, recentemente, ter acesso a uma vasta documentação histórica, em formato de apresentação, de uma série de customizações de Kombis Standard e Furgão realizadas pela Carbruno.
Logo da Carbruno, havia outra versão com a flecha virada para o outro lado
Aquela apresentação foi  impressa com uma tecnologia tal que, curiosamente, a digitalização por scanner resultou num material de resolução gráfica baixa demais. Na busca de uma qualidade melhor empreguei um software para smartphone que resultou num material de melhor resolução, embora não ideal

O que é a Carbruno

A história da Carbruno começou com a empresa Cama Patente que depois se dividiu em Cama Patente e Cama Bruno. Esta  acabou virando Carbruno e começou a efetuar trabalhos para a Mercedes-Benz, Volkswagen, etc. Inicialmente a atividade  era restrita a caminhões, como os veículos-frigorífico. Depois o trabalho passou a abranger outros veículos, em especial a Kombi, soluções que eram sempre patenteadas à medida que iam sendo desenvolvidas.
A Carbruno S.A. Indústria e Comércio, de São Paulo, SP, localizada na Estrada das Lágrimas, 3477, São João Clímaco, sempre se destacou na fabricação de carrocerias e adaptações customizadas para veículos entre 1950 e 1970. Foi uma das pioneiras nesse campo de desenvolvimento de modificações para caminhões, ônibus, picapes, chegando às Kombis e mesmo aos Fuscas. Infelizmente a empresa fechou em 1980..
Veja a seguir as customizações de Kombis e um anexo especial para ônibus apresentadas como curiosidades:

Furgão Tintureiro

Kombi Furgão adaptada com cabideiro para as roupas
Vista parcial do Furgão Tintureiro

Kombi Bar

O bagageiro do teto com toldo desmontável, uma solução patenteada pela Carbruno.
Kombi Bar
Vista parcial da Kombi Bar mostrando seu interior, Detalhe para o selo de fabricação da Kombi mostrando que era zero-quilômetro

Furgão Frigorífico ou Furgão Isotérmico

Neste caso era construída uma câmara frigorífica ou isotérmica dentro do salão da Kombi Furgão. No caso da versão frigorífica, um sistema de serpentinas para o meio refrigerante e um compressor, acionado pelo motor da Kombi (através de polias e correias) ou por motor elétrico (quando estacionado), completavam o sistema de refrigeração.
Porta de acesso da câmara frigorífica ou isotérmica
A mesma porta agora aberta mostrando o acesso para a câmara instalada dentro do Furgão
Distribuição das serpentinas para o meio refrigerante dentro do salão do Furgão
Compressor do meio refrigerante que podia ser acionado pelo motor do Furgão ou por corrente elétrica quando parado próximo a uma fonte de energia elétrica
Detalhe da tampa traseira com o vidro substituído por tela e duas janelas adicionais também com tela, para a entrada de ar para o compressor

Kombi Laboratório

Kombi personalizada para servir de laboratório

Vista parcial da Kombi Laboratório especialmente equipada para este serviço

Kombi Cafeteria

Kombi Cafeteria com balcão de atendimento externo protegido por toldo
Vista parcial do interior da Kombi Cafeteria

Furgão Cela

Furgão Cela com as portas de grade fechadas
Furgão Cela com as portas abertas

Kombi Funerária

Kombi Funerária com a bandeja para esquifes estendida
Interior do salão da Kombi Funerária

Kombi Biblioteca

Kombi Biblioteca com poltronas no interior, mesas e bagageiro patenteados
Vista do interior da Kombi Biblioteca

Kombi para coleta, conservação e transporte de sangue

Este tipo de Kombi para coleta de sangue disposta para atendimento
Vista parcial de seu interior com a poltrona para doação

Kombi para transporte de valores

A entrada do salão da Kombi era protegida por sólidas portas de grades
Vista parcial com as portas abertas
Salão da Kombi para transporte de valores vista do lugar do motorista

Kombi com sobreteto

Kombi com sobreteto para aumentar a altura livre do salão, pronta para múltiplas aplicações
Vista interna do salão com uma pessoa em pé mostrando a altura livre disponível

Kombi Gabinete Dentário

Vista do equipamento dentário instalado nesta Kombi Gabinete Dentário
Detalhe para a altura livre no interior do salão que permite o trabalho do dentista
Abaixo a “casa de máquinas”, com um gerador elétrico movido pelo motor da Kombi através de polias e correia, responsável pela alimentação do compressor e dos demais equipamentos elétricos do gabinete dentário. Um compressor para gerar o ar-comprimido necessário para o equipamento dentário embarcado, movido por um motor elétrico — com a opção de alimentação elétrica externa:
Vista da “casa de máquinas”

Kombi loja de bijuterias

Kombi com sobreteto com o equipamento necessário a uma loja de bijuterias
Olhando para o outro lado, mais uma vista parcial desta adaptação. Detalhe para o cofre instalado dentro do armário

Kombi showroom de ferramentas manuais

Kombi showroom de ferramentas vista de lado com as portas do salão abertas
Vista da ocupação da área de ferramentas acessível pela tampa traseira
Vista parcial da área interna com estantes para as ferramentas
Mais um detalhe da área de exposição de ferramentas dispostas dentro do salão da Kombi

Kombi Oficina

Este tipo de customização servia para prestar atendimento em locais remotos, como a manutenção de máquinas em obras, e a construção de estradas:
Vista do salão através das portas abertas, mostrando que as portas são todas aproveitadas para alojar ferramentas
Chegando mais perto a visão da ocupação do salão com bancadas e suas ferramentas; ao fundo uma parede com gavetas abaixo das janelas
O salão da Kombi Oficina visto da janela do motorista
Foto através da tampa traseira da Kombi Oficina
Sistema apropriado para rebocar Kombis e Fuscas – este dispositivo era afixado aos tubos da suspensão dianteira destes veículos

Fonte: Alexander Gromow - Autoentusiastas.com.br


Um comentário:

Prof. Wanderley Trentin disse...

Muito bom.
Eu desconhecia essa variedade de utilização das kombis.
Parabéns!

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