NO ÚLTIMO DIA 8 DE MARÇO A KOMBI COMPLETOU 70 ANOS DE LANÇAMENTO NA ALEMANHA
Desde que foi lançada, a Kombi foi usada tanto conforme saiu da fábrica, quanto numa infinidade de aplicações específicas realizadas por empresas do mundo inteiro. Já tratei da versão picape na matéria “Pau p’ra toda obra” com muitos exemplos de aplicações específicas realizadas na Alemanha.
Agora o foco será nas customizações realizadas pela Carbruno. Como fui vizinho de um dos donos desta empresa e ainda mantenho contato com sua família, isso me deu a oportunidade de, recentemente, ter acesso a uma vasta documentação histórica, em formato de apresentação, de uma série de customizações de Kombis Standard e Furgão realizadas pela Carbruno.
Aquela apresentação foi impressa com uma tecnologia tal que, curiosamente, a digitalização por scanner resultou num material de resolução gráfica baixa demais. Na busca de uma qualidade melhor empreguei um software para smartphone que resultou num material de melhor resolução, embora não ideal
O que é a Carbruno
A história da Carbruno começou com a empresa Cama Patente que depois se dividiu em Cama Patente e Cama Bruno. Esta acabou virando Carbruno e começou a efetuar trabalhos para a Mercedes-Benz, Volkswagen, etc. Inicialmente a atividade era restrita a caminhões, como os veículos-frigorífico. Depois o trabalho passou a abranger outros veículos, em especial a Kombi, soluções que eram sempre patenteadas à medida que iam sendo desenvolvidas.
A Carbruno S.A. Indústria e Comércio, de São Paulo, SP, localizada na Estrada das Lágrimas, 3477, São João Clímaco, sempre se destacou na fabricação de carrocerias e adaptações customizadas para veículos entre 1950 e 1970. Foi uma das pioneiras nesse campo de desenvolvimento de modificações para caminhões, ônibus, picapes, chegando às Kombis e mesmo aos Fuscas. Infelizmente a empresa fechou em 1980..
Veja a seguir as customizações de Kombis e um anexo especial para ônibus apresentadas como curiosidades:
Furgão Tintureiro


Kombi Bar
O bagageiro do teto com toldo desmontável, uma solução patenteada pela Carbruno.


Furgão Frigorífico ou Furgão Isotérmico
Neste caso era construída uma câmara frigorífica ou isotérmica dentro do salão da Kombi Furgão. No caso da versão frigorífica, um sistema de serpentinas para o meio refrigerante e um compressor, acionado pelo motor da Kombi (através de polias e correias) ou por motor elétrico (quando estacionado), completavam o sistema de refrigeração.





Kombi Laboratório


Kombi Cafeteria


Furgão Cela


Kombi Funerária


Kombi Biblioteca


Kombi para coleta, conservação e transporte de sangue


Kombi para transporte de valores



Kombi com sobreteto


Kombi Gabinete Dentário


Abaixo a “casa de máquinas”, com um gerador elétrico movido pelo motor da Kombi através de polias e correia, responsável pela alimentação do compressor e dos demais equipamentos elétricos do gabinete dentário. Um compressor para gerar o ar-comprimido necessário para o equipamento dentário embarcado, movido por um motor elétrico — com a opção de alimentação elétrica externa:

Kombi loja de bijuterias


Kombi showroom de ferramentas manuais




Kombi Oficina
Este tipo de customização servia para prestar atendimento em locais remotos, como a manutenção de máquinas em obras, e a construção de estradas:








Um comentário:
Muito bom.
Eu desconhecia essa variedade de utilização das kombis.
Parabéns!
Postar um comentário