domingo, 4 de fevereiro de 2018

São Paulo - Ribeirão Preto de Harley-Davidson Softail 2018

Testamos a Linha 2018 das motocicletas Fat Boy, Breakout, Fat Bob, Street Bob, Softail Slim e Heritage em um "bate e volta" de São Paulo a Ribeirão Preto (SP)




A convite da Harley-Davidson do Brasil, nós do MOTO.com.br tivemos o prazer de pilotar as novidades da Linha Softail 2018, apresentadas no Salão Duas Rodas, que aconteceu em novembro de 2017, com os novos motores Milwaukee-Eight 107 e Milwaukee-Eight 114, e uma boa repaginada no visual, além de ABS de série em todos os modelos
Foram oito motocicletas testadas durante uma viagem de “Bate e volta” de São Paulo até Ribeirão Preto, no interior do estado São Paulo, totalizando aproximadamente 650 quilômetros rodados em apenas um dia, no Harley-Davidson Brasil Ride 2017: Fat Boy (107 e 114), Breakout 114, Fat Bob (107 e 114), Street Bob (107), Softail Slim (107) e Heritage Classic (107).

O dia começou cedo. Não eram 7h da manhã de sábado e já estávamos reunidos com o pessoal da Harley-Davidson e colegas da imprensa especializada na Drop Red Red Bikers, em São Paulo, ponto de encontro de onde partimos para nossa jornada com a Linha Softail 2018, com exceção da nova Deluxe.




Durante o caminho de ida até Ribeirão Preto (SP)três paradas programadas para trocar de moto com outros colegas jornalistas, para que todos pudessem ter a oportunidade de rodar com todas as motocicletas.
Parti com a Fat Bob 107 2018 que, além do novo motor Milwaukee-Eight, passou por uma bela reformulação no visual que agradou a muitos, a mim inclusive. A motocicleta tem poder de sobra para encarar a estrada com muito conforto, proporcionando uma boa posição de pilotagem, com o guidão bem posicionado, com ajuste de inclinação, mostrando-se muito boa de curva para uma moto custom de 306 kg, isso sem falar do assento, muito confortável. No último trecho da volta para São Paulo, testei a Fat Bob 114, que acrescenta mais potência e adrenalina à receita (Em breve teste completo).



Após a primeira parada, passei para a nova Street Bob. Seu guidão mais elevado, assim como a posição da pedaleira, não me agradou tanto. A motocicleta se comporta bem na estrada, mas não seria minha escolha para encarar uma viagem longa. Na terceira parada foi a vez de experimentar a nova Softail Slim. Uma motocicleta muito agradável de pilotar. Mas a campeã de conforto e estilo para viagens longas, dentre os modelos Harley-Davidson Softail 2018, é a nova Heritage Classic, com sua bolha privilegiada, assento muito confortável, resultando em boa ergonomia com a posição do guidão e das pedaleiras.

A quarta parada, na verdade a metade da viagem, aconteceu no restaurante Milwaukee American Bar, nas dependências da concessionária Ribeirão Preto Harley-Davidson. Depois de abastecidos, seguimos viagem de volta a São Paulo.



Foi a vez de experimentar as novas Fat Boy 114, Fat Boy 107, Breakout 114 e, finalmente, a Fat Bob 114. Teve quem não gostou do novo visual da nova Fat Boy, o que não foi o meu caso, já que ela ficou mais imponente, com pneu mais largo, novos faróis em LED e muito cromado. Pilotar as novas H-D Fat Boy foi um prazer, já que proporcionou muito conforto. Dentre as motocicletas testadas, a nova Breakout 114 foi a menos confortável, creio que por conta da posição do guidão e da minha estatura e tamanho de braços (1,70m de altura), apesar de ter melhorado bastante em relação ao modelo anterior.

Equipamento utilizado: Capacete Bell Helmets Qualifier Momentum HI-VIS, Jaqueta Alpinestars T-GP Plus R V2 Air, Calça Alpinestars Oxygen Air, Luvas HLX Café Racer e Botas Alpinestars S-MX 3
  Confira um resumo de cada modelo testado na viagem:


NOVA STREET BOB 107
Uma motocicleta despojada e minimalista, a nova Street Bob ficou mais rápida, com rodas raiadas, paralama encurtado, estilo Bobber, e sistema de escapamento 2-2 em aço inox com acabamento preto. O modelo possui guidão mini-ape, que acentua o estilo Bobber da moto. Seu tanque tem capacidade para 14 litros de combustível e seu farol dianteiro Distinctive Daymaker é em LED. As rodas raiadas são de aço preto brilhante, com pneus 100/90-19 na dianteira e 150/80-16 na traseira. O  modelo conta com tela de instrumento digital, montada no suporte do guidão e teve uma redução de peso de 7 kg em relação ao modelo anterior. A partir de R$ 55.980 (preço sugerido).


NOVA SOFTAIL SLIM  107Reduzida a apenas seus elementos essenciais, a Slim presta homenagem às bobbers custom do pós-guerra, com ângulo inclinado e suspensões traseira e dianteira aprimoradas. As rodas raiadas dianteira e traseira são de aço na cor preta brilhante de 16 polegadas, os acabamentos são dark polidos, o assento tuck and roll é rebaixado. A motocicleta conta com tanque de combustível com 19 litros de capacidade. A suspensão dianteira SBDV (Showa Dual Bending Valve) e a suspensão traseira com amortecedor melhoram a qualidade e o controle da dirigibilidade e o desempenho da frenagem.  Além disso a moto conta com farol Distinctive Daymaker em LED, acabamentos escuros nas rodas e guidão “Hollywood”, assento com novo design, mais baixo e inclinado. A partir de R$ 64.980 (preço sugerido).



NOVA FAT BOB (107 e 114)
A nova Fat Bob apresenta estilo agressivo, acabamentos premium e o potente motor Milwaukee-Eight nas configurações 107 (1.745 cm³) e Milwaukee-Eight 114 (1.868 cm³). O modelo ficou 15 kg mais leve, com garfos dianteiros invertidos de 43 mm e sistema de escapamento 2-1-2 em aço inox. O console embutido no tanque conta com painel de 5 polegadas que integra todos os indicadores, incluindo o nível de combustível. Deixando seu visual ainda mais interessante estão o escape duplo, com acabamento personalizado, e os pneus, sendo o dianteiro de 150 mm e o traseiro de 180 mm. Destaque para os freios dianteiros com discos duplos. Seu tanque de combustível, porém, tem capacidade para apenas 14 litros. A partir de R$ 59.980 (preço sugerido).


NOVA FAT BOY (107 e 114)visual da nova Fat Boy está mais imponente, e isso graças às grandes rodas de 18 polegadas de alumínio, estilo Lakester, e aos pneus – sendo traseiro de 240 mm e o dianteiro de 160 mm. O novo modelo possui acabamentos cromados acetinados, e estilosa iluminação dianteira em LED. Além disso, a motocicleta está 16 kg mais leve e conta com a força aprimorada do novo motor Milwaukee-Eight V-Twin. Em geral, a Fat Boy proporciona uma sensação de pilotagem estável, na maioria das condições de dirigibilidade. O modelo conta ainda com assento com novo design, suspensão traseira com amortecedor e suspensão dianteira SBDV. A partir de R$ 69.980 (preço sugerido).


NOVA BREAKOUT 114

Com maior ângulo de inclinação e mais agilidade, o novo modelo Breakout 114 nada mais é que uma dragster com toque moderno, despojado e agressivo, 17 kg mais leve em relação ao modelo anterior. Possui tanque de combustível de 14 litros com bocal central, painel de instrumentos completo embutido no suporte do guidão, com indicadores de velocidade, tacômetro e outros indicadores. Seu farol dianteiro Distinctive Daymaker em LED chama atenção e seu assento tem novo design e desenho ergonômico. O pneu traseiro de 240 mm e o dianteiro de 130 mm, com rodas de alumínio com pintura eletrostática da linha “Gasser”, contribuem para uma pliotagem firme e estável. A partir de R$ 76.480 (preço sugerido).


NOVA HERITAGE CLASSICO estilo dark com toque moderno e uma pilotagem totalmente renovada deixa a Heritage Classic ainda mais conceituada. O modelo possui o novo motor Milwaukee-Eight 107 V-Twin de 1.745 cm³ que entrega aceleração mais forte e melhor desempenho de ultrapassagem que o antigo motor Twin Cam 103 (acelera 10% mais rápido de 0 a 100 km/ h).

Vale destacar que o novo modelo possui peso reduzido (17 kg a menos que modelo anterior), aceleração aprimorada e pilotagem suave, além de um detalhe importante para quem viaja muito: Controle de velocidade de cruzeiro. Além disso, a moto possui um para-brisa removível de duas cores e alforjes rígidos reestilizados, resistentes a água que podem ser trancados (a mesma chave da trava de direção é usada para fechar os alforjes). O assento tem novo design e desenho ergonômico.  Sua suspensão está mais alta com maior capacidade de carga útil. A partir de R$ 73.980 (preço sugerido).


Motor, Chassi, balança e suspensões de alto desempenho
Os novos motores Milwaukee-Eight 107 (1.745cc) e Milwaukee-Eight 114 (1.868cc) o chassi redesenhado e a suspensão aprimorada fazem da linha de motocicletas Softail as cruisers mais potentes, ágeis e responsivas da história da Harley-Davidson.

design V-Twin com ângulo de 45 graus entre cilindros mantém a forma clássica do motor H-D. A parte superior do motor se mostra com mais destaque, com o uso do novo cabeçote com quatro válvulas por cilindro (sendo duas válvulas de admissão e duas de escapamento, totalizando oito). E a parte inferior do motor, se mostra mais compacta, graças ao novo projeto que permite o uso de um único comando de válvulas.

novo chassi Softail foi desenvolvido para obter um conjunto motor-chassi compactoe, com isso, ajuda a aumentar a rigidez estrutural do quadro como um todo. Os motores da linha Softail possuem novo sistema de contra-balanceadores internos que reduzem as vibrações sem tirar a característica emblemática dos motores H-D, cujo som está ainda mais forte e puro, com a redução dos ruídos mecânicos.
Seu chassi, mais leve e rígido, eleva de patamar a forma e a função dos modelos e mantém o visual clássico de uma hardtail. Os benefícios incluem ângulos de inclinação aumentados para vários modelos, respostas de retomadas e aceleração mais rápidas e peso mais leve – além disso, ficou mais fácil de levantar e tirar do descanso lateral em relação aos modelos anteriores.
nova estrutura tubular de aço carbono altamente resistente compõe o núcleo do chassi dos modelos Softail 2018 e, combinado com a balança, aumenta a rigidez do chassi. O novo quadro é 65% mais rígido que o anterior, o que leva a um aumento de 34% na rigidez geral do chassi. Seu design também contribui para a redução de 50% nas peças e componentes, e diminuição de 22% nas soldas.
Existem duas balanças exclusivas, uma para o pneu estreito e outra para pneus traseiros largos. O chassi largo é 5,89 kg (15%) mais leve que o modelo anterior, enquanto o chassi estreito chega a 8,16 kg (20%) de diferença para menos. A balança transfere o movimento da roda traseira para a nova suspensão monoamortecida, com o amortecedor escondido sob o assento.

nova suspensão dianteira SDBV (Showa Dual Bending Valve) de alto desempenho – introduzida primeiro nos modelos Touring 2017 – oferece um amortecimento similar a um garfo de cartucho estilo corrida, mas com características de amortecimento linear e peso reduzido. Ela é otimizada tanto para viagens confortáveis quanto pavimentos urbanos, com 130 mm de curso. A nova geometria da suspensão dianteira também auxilia na melhoria da capacidade de pilotagem.
nova suspensão traseira monoamortecida preserva o clássico visual hardtail, enquanto a geometria renovada melhora a qualidade, a tração e pilotagem. Ela conecta de forma eficiente o braço oscilante ao chassi, preservando o aspecto clássico da traseira rígida. A pré-carga da mola é facilmente ajustável, permitindo uma capacidade de carga útil de até 217 kg para aumentar o conforto do passageiro e garantir uma boa pilotagem.
Os novos modelos Softail são até 17 kg mais leves que os anteriores, proporcionando uma melhor relação peso-potência que resulta uma aceleração mais rápida, frenagens mais eficientes e melhor dinâmica em curvas, combinada com maiores ângulos de inclinação para diversos modelos. Algumas motocicletas apresentam pneus novos, especificamente projetados para trabalhar com o novo chassi Softail, e apresentam construções otimizadas e componentes aprimorados para conduções seguras e de longas distâncias, em todas as condições de pilotagem.
Os novos materiais dos assentos proporcionam um ajuste melhorado para uma gama mais ampla de pilotos e também garantem maior conforto para viagens de longas distâncias. Eles são mais confortáveis, já que o novo design facilita o alcance do piloto ao chão.



Texto: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br
Fotos: Divulgação/Victor François/HDBrasil e Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br - Moto.com
(Postado na cidade de São José do Rio Preto-SP)


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