sábado, 29 de março de 2025

BMW lança nova GS 1200 retrô com cara de anos 80. Será que vem para o Brasil?

 

A BMW lança uma nova GS 1200 retrô: a R 12 G/S é inspirada na lendária R 80 G/S. O modelo combina um design clássico com tecnologia, motor de 109 cv e recursos modernos. Mas vem para o Brasil? Confira a seguir!

R 12 G/S: uma GS 1200 retrô inspirada na lendária R 80 G/S - DivulgaçãoR 12 G/S: uma GS 1200 retrô inspirada na lendária R 80 G/S - Divulgação

BMW Motorrad acaba de apresentar a nova GS 1200 retrô, oficialmente batizada como R 12 G/S. O lançamento foi na Europa e chamou atenção dos fãs de motos estilo enduro clássico. O design do modelo é uma homenagem direta à icônica R 80 G/S dos anos 80, primeira motocicleta a ostentar a sigla "Gelände/ Straße" (off-road e estrada, em alemão).

R 12 G/S: uma GS 1200 retrô inspirada na lendária R 80 G/S - DivulgaçãoR 12 G/S: uma GS 1200 retrô inspirada na lendária R 80 G/S - Divulgação

Com preço inicial de 17.900 euros (aproximadamente R$ 111.000,00 em conversão direta do dia), a nova BMW R 12 G/S oferece um equilíbrio entre visual retrô e inovação mecânica.

E sobre o o Brasil? Ainda não está claro se o modelo será disponibilizado no Brasil, mas a BMW Motorrad já anunciou que trará sete novos modelos ao país em 2025, incluindo a R 1300 GS Adventure. Assim, a "possibilidade" da chegada da nova GS 1200 retrô não pode ser descartada.

A nova GS 1200 retrô tem motor boxer bicilíndrico de 1.170 cc - DivulgaçãoA nova GS 1200 retrô tem motor boxer bicilíndrico de 1.170 cc - Divulgação

Motorização e tecnologia

A nova GS 1200 retrô é equipada com um motor boxer bicilíndrico de 1.170 cc, capaz de entregar 109 cv a 7.000 rpm e torque máximo de 115 Nm a 6.500 rpm. O sistema de escapamento está posicionado no lado esquerdo, com um silenciador elevado, reforçando sua proposta off-road.

Entre os modos de pilotagem, o modelo conta com "Rain", "Road" e "Enduro", ajustando a resposta do motor e a tratividade conforme o terreno. O pacote Enduro Pro inclui o modo "Enduro Pro", projetado para desafios off-road mais exigentes.

R 12 G/S: pacote Enduro Pro para quem quer ser mais off - DivulgaçãoR 12 G/S: pacote Enduro Pro para quem quer ser mais off - Divulgação

A segurança também é um ponto forte. O Controle de Tração Dinâmico (DTC) e o controle de torque do motor (MSR) são itens de série, proporcionando maior estabilidade e controle em diferentes condições de pilotagem.

Design inspirado na clássica R 80 G/S

R 80 G/S marcou a história da BMW nos anos 80 ao ser uma das primeiras big trails produzidas em série com motor boxer. Agora, a nova GS 1200 retrô resgata essa identidade, mas com avanços tecnológicos e mecânicos que a tornam uma opção atrativa para os amantes da categoria.

Em 1980 a R 80 G/S conquistou o desafiador Rally Paris-Dakar - atualmente Rally Dakar - DivulgaçãoEm 1980 a R 80 G/S conquistou o desafiador Rally Paris-Dakar - atualmente Rally Dakar - Divulgação

A BMW R 12 G/S apresenta um visual que remete diretamente à primeira GS da marca alemã. Entre os principais elementos de design, destacam-se o para-lama dianteiro elevado, as rodas de raios cruzados e a carenagem compacta, garantindo uma aparência robusta e funcional.

BMW R 12 G/S Option 719 Aragonit com o pacote Enduro Pro - DivulgaçãoBMW R 12 G/S Option 719 Aragonit com o pacote Enduro Pro - Divulgação

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

Veja Também:

O modelo oferece três opções de assento, incluindo uma versão plana ideal para pilotagem em pé. A altura do banco varia entre 860 mm e 895 mm, dependendo da configuração escolhida. Para quem busca uma experiência ainda mais voltada para trilhas, o pacote Enduro Pro adiciona pedaleiras ampliadas e alças de guidão elevadas, melhorando o controle em terrenos irregulares.

Chassi, rodas e suspensões

chassi tubular de aço proporciona rigidez estrutural e durabilidade. Na dianteira, a suspensão é composta por um garfo telescópico invertido totalmente ajustável, com curso de 210 mm. Na traseira, o sistema Paralever, combinado com um amortecedor ajustável, oferece 200 mm de curso.

BMW R 12 G/S chassi tubular de aço - DivulgaçãoBMW R 12 G/S chassi tubular de aço - Divulgação

A BMW optou por uma roda dianteira de 21 polegadas, ideal para condições off-road, e uma roda traseira de 17 polegadas. Para os pilotos que desejam uma configuração ainda mais agressiva, o pacote Enduro Pro permite a substituição da roda traseira por uma de 18 polegadas.

Freios e iluminação

O sistema de frenagem inclui discos duplos de 310 mm na dianteira e um disco único de 265 mm na traseira, ambos com pinças flutuantes de dois pistões. O ABS Pro da BMW Motorrad está presente de série, melhorando a segurança em frenagens, inclusive nas curvas.

BMW R 12 G/S: farol redondo em "X" - DivulgaçãoBMW R 12 G/S: farol redondo em "X" - Divulgação

A iluminação em LED é outro destaque, com um farol redondo que traz a assinatura luminosa em "X". O opcional Headlight Pro adiciona uma função adaptativa, que melhora a visibilidade durante curvas noturnas.

Opções de cores

A nova GS 1200 retrô está disponível em três opções de cores:

  • Preto Fosco
  • Branco Claro (com detalhes em vermelho)
  • Option 719 Aragonit (combina tons Sandrover, vermelho e cinza metálico)

BMW R 12 G/S - Preto Fosco - DivulgaçãoBMW R 12 G/S - Preto Fosco - Divulgação

A BMW R 12 G/S chega ao mercado como uma opção interessante para quem busca uma motocicleta com design nostálgico, mas equipada com tecnologia e desempenho modernos.

Ainda sem confirmação de chegada ao Brasil, a nova GS 1200 retrô reforça o compromisso da BMW com a tradição e a inovação no segmento das big trails.

Fonte: Tudo de Moto.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário