sábado, 13 de abril de 2024

ESPIRITUALIDADE BÍBLICO MISSIONÁRIA


Certamente somos todos necessitados de Deus, pois Ele é a raiz e o sentido pleno, maior de nossa vida. Sem Ele não há vida, muito menos sentido para ela.

Há um convite muito forte para nossa humanidade neste domingo: mergulhamos na misericórdia de Cristo e nos deixarmos imerergir completamente nela. É dessa verdade de Cristo que nasce a Comunidade nova, reunida na força de sua ressurreição. Lá estavam reunidos seus discípulos, e Tomé manifesta sua dúvida. Jesus se apresenta e deseja-lhes a paz. Atônitos, vão compreendendo aos poucos o mistério do Ressucitado.

Os atos dos Apótolos nos mostram como é uma Comunidade reunida na mesma fé em torno do Cristo ressucitado. Não são pessoas que têm o mesmo jeito; são diferentes uma das ourteas, mas estão unidas na mesma raiz da fé: o Cristo recussitado. Isso muda tudo, e não olhamos mais o que é periférico, mas sim o que é de dentro, que sustenta, que dá a vida.

Por isso, Lucas nos mostra que aquela Comunidade era fundada no amor fraterno, nos gestos concretos de partilha, e ninguém passava necessidade. Que bom seria se alcançássemos essa realidade no tempo de agora. Há muitos sinais de fraternidade, mas também notamos certas acomodações, inação descompromisso. Andar no caminho do Ressucitado é abrçar a consequência da vida ressucitada nele. A experiência da Comunidade nascente precisa ser vivida hoje, fazemos com que os pequenos gestos de solidariedade fraterna que existem cresçam mais intensamente entre nós. Amar a Deus implica na adesão à pessoa de Jesus, que espera de nós uma vivência mais autêntica, mais fraterna , como as primeiras Comunidades.

O Evangelo é a Palavra por excelência que nos educa e nos transforma. Ele é o centro da Comunidade, e à sua volta só podem se reunir os que creem, que apostam a vida nele. O Cristo ali se faz presente, com o seu amor, com sua misericórdia, e a Conunidade se anima, e não tem medo de enfrentar as diversidades, dificuldades, diferenças. O que conta é a mesma fé e o mesmo amor em Cristo ressucitado.

Portanto, a Comunidade reunida em Cristo e que celebra sua vidsa no Senhor, precisa ter a consicência da importância do sinal de uma Comunidade que vive a fé e o projeto do Reinoi no Cristo ressucitado. Ela se torna profética e o sinal de que Cristo está vivo para sempre, e é misericórdia. Descubramos ainda mais o quanto vale estar reunido em Cristo ressucitado.

Fonte: DEUS CONOSCO/ Seminário Litúrgico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário