Portaria do Departamento de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) publicada na última terça-feira (9), a que o Portal VOCE teve acesso com exclusividade nesta sexta-feira (12), aprova o projeto básico e executivo de engenharia para execução das obras de reconstrução da Rodovia BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO).
Assinada pelo diretor de Planejamento e Pesquisa, Luiz Guilherme Rodrigues, a portaria já está em vigor desde a data de sua publicação.
As obras serão iniciadas do trecho do Lote C, Charles, numa extensão de 20 km, na proximidades da comunidade do Igapó-Açu, no estado do Amazonas, do km 198 ao km 218, onde já havia sido liberado a obra em 2020 e foi embargada por questões de licenciamento ambiental.
No local, a empresa contratada pelo Dnit na ocasião já havia havia instalado uma usina de asfalto nas margens da rodovia e chegou a fazer obras para o recapeamento, mas o terreno não tinha licença ambiental e os trabalhos foram interrompidos.
O trecho ficou pior do que já estava porque para pavimentar a pista foi retirado os restos de asfalto existentes e revirada a base e sub-base e preparar a rodovia para receber o asfalto novo. O trabalho ficou pela metade e o local tem partes em condições de tráfego igual aos atoleiros dos 400 km sem pavimentação, conhecido como Trecho do Meio, que aguarda licença ambiental do Ibama para ser asfaltado.
A próxima fase do processo é a licitação para contratar a empresa que fará o serviço até agosto e começar a obra em setembro, durante o verão. Atualmente chove bastante na região deixando a pista escorregadia e com muita lama, além dos atoleiros.
Apesar das péssimas condições, a estrada está aberta para o tráfego diário de carros de passeio, lotações, caminhões, carretas, ônibus de linhas regulares entre Manaus-Porto Velho e Lábrea (AM). A passagem aérea, que dependendo da compra, chega a custar até R$ 5 mil entre as capitais do Amazonas e Rondônia encoraja os motoristas a enfrentar as dificuldades dos 800 km entre as duas cidades.
Atualmente, 400 km da rodovia já estão asfaltados. São 200 km entre o Careiro da Várzea e o Carreiro Castanho – até o Rio Tupana – e de Humaitá (AM) a Porto Velho, com pouco mais de 200 km.
“Passei 24 horas para assimilar isso. Temos três meses de burocracia para a contratação da empresa e início das obras”, comemorou o presidente da Associação dos Amigos e Defensores da BR-319, em Manaus, entidade que reúne mais de 10 mil integrantes que lutam pela reconstrução total da estrada. Portaria nº 1624, de 03 de abril de 2024 / Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte.
Fonte: www.portalvoce.com
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