Superbike chega como modelo 2022 e também evolui na assistência eletrônica
A Kawasaki apresentou nesta terça-feira (1) no Brasil a superbike Ninja ZX-10R já atualizada no exterior, aqui como modelo 2022. Inicialmente entra à venda em configuração única por R$ 97.990 na cor preta com detalhes verdes e R$ 99.990 com pintura Kawasaki Racing Team (verde com grafismo preto, branco e vermelho).
O modelo campeão das últimas seis temporadas do Campeonato Mundial de Superbike (também lidera a classificação em 2021) tem como destaque as modificações aerodinâmicas. Além da estética atualizada, os engenheiros elevaram a performance ao criar um mecanismo para geração de 17% mais downforce sem que fixassem asas à carenagem.
Passagens de ar foram integradas discretamente ao lado dos faróis, diferentemente das soluções adotadas por outras fabricantes – a maioria adicionou asas, enquanto a Honda fechou a lateral externa das aletas criando uma segunda camada de carenagem que cobre o recurso aerodinâmico na CBR 1000RR-R.
A posição de pilotagem na nova Ninja ZX-10R também muda com o para-brisa seguindo a experiência nas competições e adotando um formato 40 mm elevado, as manoplas na mesma posição usada no Mundial de Superbike e as pedaleiras 5 mm mais altas.
O painel TFT conectável ao celular permite a seleção de quatro modos de pilotagem, e agora a eletrônica embarcada inclui controle de largada, quickshifter e controle de velocidade de cruzeiro de série.
Outros ajustes ocorreram na posição de fixação do braço oscilante 1 mm mais baixa, além da peça ser 8 mm alongada, e do garfo dianteiro 2 mm deslocado para aumentar estabilidade e tração. As molas foram trocadas por mais rigidez na dianteira e menos na traseira.
No motor de 4 cilindros em linha foi reduzido peso das válvulas, dutos de admissão foram resenhados e um radiador de óleo originalmente desenvolvido para o Mundial de Superbike foi integrado à dianteira.
O pico de potência de 203 cv é alcançado a 13.200 rpm em vez de 13.500 rpm do modelo anterior (213 cv com ram air ativo em altas velocidades) e o torque máximo de 11,7 kgf.m é atingido a 11.400 rpm no lugar de 11.200 rpm. As relações de marcha de 1ª, 2ª e 3ª foram encurtadas para melhor aproveitamento da potência em altas rotações.
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