segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Em Porto Velho - O ipê que não quis ser poste volta a florescer

Antigo poste que floresceu na Avenida Jatuarana mesmo depois de ter sido serrado e transformado em coluna para rede de energia vira atração


Ipê que não quis ser poste volta a florescer / Fonte: Rosângela Descry
O ipê que não quis ser poste voltou a ganhar os cliques dos portovelhenses e a circular pelas redes sociais neste mês de agosto.
A história do antigo poste que floresceu mesmo depois de ter sido serrado e transformado em coluna para rede de energia é verdadeira, aconteceu na Avenida Jaturana Cohab na Zona Sul da Capital.
Há décadas a companhia de energia local usava postes aproveitando madeiras nativas da região. Depois de ter sido fincado na terra o poste foi utilizado por meses como ponto de luz na Avenida, por força da natureza o tronco acabou criando raízes e florescendo de novo.
Logo o poste florido virou atração do município e a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) solicitou a mudança da fiação elétrica para um poste de concreto que foi colocado ao lado da árvore teimosa.
Desde então há mais de 20 anos o ipê que deixou de ser poste para voltar a florescer recebe um grande número de visitantes.
A fotógrafa Rosângela Descry autora das fotos acima é uma delas, ela conta que há mais de 10 anos acompanho a história do ipê guerreiro.
“Conversei com uma moradora do bairro ela me disse que no ano de 1993 o ipê ainda era um poste. Acho surpreendente a força da natureza resistindo ao crescimento urbano precisamos apreciar e valorizar mais a natureza”, disse a Fotógrafa.

Resquícios do antigo poste na árvore que floresceu / Fonte: Rosângela Descry
 Fonte: Larina Rosa -  Diário da Amazônia.

2 comentários:

Unknown disse...

Que maravilha que é a NATUREZA. Adoro IPÊ. O amarelo é espetacular. Não é fácil encontra lo. Se cada um plantasse uma árvore, tudo seria diferente neste PLANETA. Eu faço a minha parte. Nancy

Unknown disse...

Mandei meu comentário.

Postar um comentário