Doenças buvais e a falta de tratamento podem levar à sérios problemas orais e sistêmicos
O principal objetivo da prevenção em odontologia é evitar as manifestações das doenças bucais ao invés de tratar as enferminadas já instaladas.
Muito além da questão estética, manter a saúde bucal em dia é essencial para não colocar o seu organismo em risco.
As consultas preventivas dentro da área odontológica nos permitem examinar não apenas a saúde dos dentes, mas também das demais estruturas da boca com os ossos, a gengiva, a mucosa bucal, a língua, os lábios e as glândulas salivares.
E se você está pensando que apenas adultos possuem problemas bucais, está enganado. A maior incidência da doença cárie ocorre ainda na infância da doença e adolescência. Já na fase adulta além da doença na gengiva, degastes dentários e reabsorções ósseas que podemlevar à perda dos dentes.
Fique atento e adote medidas preventivas como:
Cuidar da higiene bucal diariamente com uma escova adequada após as principais refeições e o uso de fio dental ao menos uma vez ao dia;
Crinaças devem ser supervisionadas para garantir que a higiene bucal tenha sido eficiente.
Manter bons hábitos alimentares evitando alimentos muito açucarados;
Caso trabalhe no sol, usar um protetor solar nos lábios também para evitar o câncer labial:
Evitar apertar os dentes uns contra os outros, pois eles só devem se encontrar durante a mastigação, no restante do tempo devem permanecer desencostados.
Realizar um autoexame bucal para ver se não há nenhuma lesão dentro da mucosa bucal, língua e lábios.
Visitar frequentemente um profissional da área odontológica, no mínimo a cada 6 meses.
Doenças bucais e a falta de tratamento podem levar a sérios problemas orais e sistêmicos. Ao aodtar hábitos saudáveis e escolhas inteligentes, torna-se fácil manter a saúde bucal em dia.
Prevenção agora, saúde para a vida toda.
Fonte: Aline Riboldy / 1º Tenente PM - SP - Oficial Dentista do Comando de Policiamento do interior 5 - Jornal Diário da Região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário